Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0606 - Introdução aos Estudos da Educação: ciência, sociologia e imprensa
Introduction to Education Studies: Science, Sociology and media

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos dos cursos de Licenciatura um contato sistemático com as questões educacionais veiculadas pela imprensa nacional e/ou internacional, com a finalidade de despertá-los para o posicionamento crítico-reflexivo frente aos acontecimentos atuais que envolvem a Educação e a melhoria do ensino público. Propiciar a reflexão acerca do ensino das Ciências no Brasil, seus problemas e suas propostas atuais. Proporcionar a leitura e interpretação de textos de alguns pensadores da Educação Nacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
64134 - Edna Maura Zuffi
 
Programa Resumido
Relações entre indivíduo, técnica e Ciência. Aspectos sociológicos da educação. Escola e democracia. Educação na imprensa atual.
 
 
 
Programa
Relação do indivíduo com a Ciência. Relação entre Ciência, técnica e educação. Aspectos sociológicos da educação. As teorias da Educação e o problema da marginalidade. Escola e Democracia. Educação e Violência. Educação e qualidade de vida. A Educação na Imprensa atual.

As Práticas como Componentes Curriculares (PCC), sempre relacionadas às discussões e leituras realizadas e articulando os conhecimentos teóricos, compreendem as seguintes atividades:
- discussões, embasadas em argumentos teóricos e dados estatísticos, sobre a formação em ciências e suas tecnologias, em suas vinculações com o exercício da cidadania e também com as experiências pessoais de formação escolar dos licenciandos na escolaridade básica;
- exame, através de resenhas e sínteses escritas, de alguns aspectos fundamentais da cultura das instituições educacionais, de suas práticas, de seus agentes sociais, seus princípios e valores e suas relações com as teorias educacionais estudadas;
- leituras e debates sobre questões educacionais veiculadas pela imprensa nacional e/ou internacional, com a finalidade de despertar no futuro professor um posicionamento crítico-reflexivo frente aos acontecimentos atuais que envolvem a Educação e a melhoria do ensino público;
- leitura e interpretação de textos de alguns pensadores da Educação Nacional, com posterior apresentação dos mesmos pelos futuros professores, como práticas iniciais de organização de aulas e apresentação oral de ideias, a toda a sala.
- entrevistas com alunos e professores da escola básica, pública e privada, a respeito dos itens anteriores.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leitura e interpretação de textos, pesquisas em jornais e revistas, apresentações orais.
Critério
Participação em seminários, produção de resenhas e relatórios escritos, apresentações orais.
Norma de Recuperação
Critério de aprovação: média final igual ou superior a 5,0. Norma de Recuperação: Média final + nota de recuperação = média aritmética igual ou superior a 5,0. Época de realização da recuperação: até uma semana antes da data máxima para cadastro das notas no Sistema Júpiterweb, conforme o Calendário Escolar USP.
 
Bibliografia
     
ALVES, R. Estórias de quem gosta de ensinar. 1985.
BRAGHINI, Katya Z.; BONTEMPI Jr., Bruno. As reformas necessárias ao ensino secundário brasileiro nos anos 1950, segundo a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Educ. rev. [online]. 2012, vol.28, n.3, pp. 241-261.
BEISIEGEL, C. R. Educação e Sociedade no Brasil após 1930 in NAÉCIA, GILDA (org). Celso de Rui Beisiegel. Professor, administrador e pesquisador. São Paulo, EDUSP, 2009.
Coletânea de textos sobre Educação na imprensa atual.
DEWEY. J.- Vida e educação. Melhoramentos, 1971.
DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FOUCAULT, Michel. “Os corpos dóceis. Recursos para um bom adestramento.”____Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1984.
KOCH, I. G. V. e ELIAS, V.M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo, Contexto. 2009.
MACHADO, N.J., Cidadania e Educação, Coleção Ensaios Transversais, São Paulo: Escrituras Editora, 1997.
NÓVOA, Antonio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, n. 4, 1991.
NUNES, C. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: ANPED, nº 14, pp. 35-60, mai./jun./jul./ago. 2000.
SAVIANI, D. Escola e Democracia, São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.
SAVIANI, D. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan/abr., pp. 152-165, 2007.
SAVIOLI, F.P. e Fiorin, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 17a. ed.
SEVERINO, A.J., Educação, Ideologia e contra-ideologia, São Paulo: EPU, 1986.
SACRISTÁN, J. Gimeno; Pérez GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SOUZA, C.P. (org.). História da Educação: processos, práticas e saberes. S. Paulo: Escrituras, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para SLC0606

Clique para consultar o oferecimento para SLC0606

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP