Fornecer aos alunos dos cursos de Licenciatura um contato sistemático com as questões educacionais veiculadas pela imprensa nacional e/ou internacional, com a finalidade de despertá-los para o posicionamento crítico-reflexivo frente aos acontecimentos atuais que envolvem a Educação e a melhoria do ensino público. Propiciar a reflexão acerca do ensino das Ciências no Brasil, seus problemas e suas propostas atuais. Proporcionar a leitura e interpretação de textos de alguns pensadores da Educação Nacional.
Relações entre indivíduo, técnica e Ciência. Aspectos sociológicos da educação. Escola e democracia. Educação na imprensa atual.
Relação do indivíduo com a Ciência. Relação entre Ciência, técnica e educação. Aspectos sociológicos da educação. As teorias da Educação e o problema da marginalidade. Escola e Democracia. Educação e Violência. Educação e qualidade de vida. A Educação na Imprensa atual. As Práticas como Componentes Curriculares (PCC), sempre relacionadas às discussões e leituras realizadas e articulando os conhecimentos teóricos, compreendem as seguintes atividades: - discussões, embasadas em argumentos teóricos e dados estatísticos, sobre a formação em ciências e suas tecnologias, em suas vinculações com o exercício da cidadania e também com as experiências pessoais de formação escolar dos licenciandos na escolaridade básica; - exame, através de resenhas e sínteses escritas, de alguns aspectos fundamentais da cultura das instituições educacionais, de suas práticas, de seus agentes sociais, seus princípios e valores e suas relações com as teorias educacionais estudadas; - leituras e debates sobre questões educacionais veiculadas pela imprensa nacional e/ou internacional, com a finalidade de despertar no futuro professor um posicionamento crítico-reflexivo frente aos acontecimentos atuais que envolvem a Educação e a melhoria do ensino público; - leitura e interpretação de textos de alguns pensadores da Educação Nacional, com posterior apresentação dos mesmos pelos futuros professores, como práticas iniciais de organização de aulas e apresentação oral de ideias, a toda a sala. - entrevistas com alunos e professores da escola básica, pública e privada, a respeito dos itens anteriores.
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