Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0607 - Cálculo I
Calculus I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade e integração de funções de uma variável.
 
 
 
Programa Resumido
Limite, Continuidade, Derivada e Integral de funções de uma variável real.
 
 
 
Programa
 Limite. Continuidade. Derivada. Teorema do Valor Médio. Aplicações da derivada. Antiderivada. Integral de Riemann. Teorema Fundamental do Cálculo. Métodos de integração: integração por partes e mudança de variável. Aplicações da Integral.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e fixação através de exercícios, com a orientação do professor.
Atividades Discentes:
Atendimento às aulas, exercícios e provas.
Critério
Provas escritas, exercícios.
Norma de Recuperação
02 (duas) provas escritas;
Critério de aprovação: média aritmética igual ou superior a 5,0;
Época de realização: até uma semana antes da data máxima para entrega das notas dos alunos que realizaram as provas de recuperação, prevista no calendário escolar USP.
 
Bibliografia
     
1. STEWART, J. Cálculo, vol. 1, 2, 4 ed, São Paulo: Pioneira, 2001.
2. THOMAS, G.B. Cálculo, vol. 1, 10 ed, São Paulo: Addison-Wesley, 2002.
Bibliografia Complementar:
3. GUIDORIZZI, H.L. Um Curso de Cálculo, Vol. 1, 5 ed, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 2001.
4. SWOKOWSKI, E.W. Cálculo com Geometria Analítica, vol. 1, 2, 2 ed, Rio de Janeiro: Makron-Books, 1995.
5. SIMMONS, G.F. Cálculo com Geometria Analítica, vol. 1, 2, Rio de Janeiro: Mc. Graw-Hill, 1987.
 

Clique para consultar os requisitos para SLC0607

Clique para consultar o oferecimento para SLC0607

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP