Apresentar e trabalhar com o aluno noções básicas sobre pensamento computacional e tecnologias educacionais, com ênfase na construção de conteúdo interativo, sequências de aprendizagem utilizando tecnologias educacionais e avaliação de materiais/ferramentas de apoio ao ensino e aprendizado. Pretende-se assim oferecer os subsídios necessários para que os alunos de licenciatura se apropriem de aparatos computacionais e tecnológicos e os tornem efetivas ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem para as habilitações específicas de sua escolha. Referente à BNCC- Formação a disciplina possibilitará trabalhar a habilidade 2.4.5: Usar as tecnologias apropriadas nas práticas de ensino.
Importância da informática na educação. Conceitos básicos sobre pensamento computacional e lógica de programação. Tecnologias educacionais e pensamento computacional na BNCC. Software visual de programação (e.g. Scratch). Software de uso geral. Software educacional (o Geogebra e similares para o ensino de Ciências e Matemática). Ferramentas básicas de comunicação síncrona e assíncrona. Design Instrucional. Ambientes virtuais de ensino e aprendizado. Educação à distância.
Importância da informática na educação. Conceitos básicos sobre pensamento computacional e lógica de programação: algoritmos e aplicações para resolução de problemas no contexto de ensino em Ciências Exatas. Tecnologias educacionais e pensamento computacional na BNCC. Aplicação da computação e de ferramentas computacionais no processo de ensino e aprendizagem. Criação de conteúdo interativo utilizando ferramentas visuais de programação (e.g Scratch). Software educacional: classificação, exemplos (o Geogebra e similares para o ensino de Ciências e Matemática), avaliação de qualidade em software educacional. Ferramentas básicas de comunicação síncrona e assíncrona. Design Instrucional. Ambientes virtuais de ensino e aprendizado, comunidades virtuais, ferramentas para o aprendizado colaborativo. Educação à distância: características, ferramentas. Aplicações educacionais e estudos de caso no contexto da habilitação de escolha do aluno. Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares são contempladas em: a) desenvolvimento de material didático e atividades pedagógicas utilizando tecnologias da informação e comunicação (15h); b) realização de estudos de caso e análises de aplicabilidade dos planos de aula e materiais didáticos livres (i.e. gratuitos e abertos) disponíveis no portal de recursos educacionais abertos do MEC e de outras instituições públicas (15h).
- Tajra, S.F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Ed. Erica, 2009. - Tajra, S.F. Internet na Educação – O professor na era digital, São Paulo, 1ª Edição, Editora Érica, 2002. - Moraes, M.C. (org.) (2002). Educação à Distância: fundamentos e práticas. Campinas: UNICAMP/NIED. 212p. - Moran, J.M.; Masetto, M.T. & Behrens, M.A. (2000). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus. 173p. - Valente, J.A. (org.) (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, Gráfica da UNICAMP. 156p. - Tarouco, L. (org.) (2000). Tecnologia Digital na Educação. PGIE.113p. - LEITE, L. S. (Coord.) Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003. - BRASIL (Pais). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. - BRASIL. (Pais)Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. - São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista: Matemática / Ciências da Natureza. Secretaria da Educação; ed. atual. – São Paulo : SE, 2020. 526 p. - São Paulo (estado) Secretaria da Educação. Currículo+. Recursos digitais articulados com o Currículo de São Paulo. Disponível em https://curriculomais.educacao.sp.gov.br/ Acessado em 22/06/2021. Complementares: - BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001. - RODRIGUES, C.I. & Rezende, E.Q.F. Cabri-Géomètre e a geometria plana. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1999. - BALDIN, Y, LOBOS, G. Atividades com Cabri-Géomètre II para Cursos de Licenciatura em Matemática e Professores do Ensino Fundamental e Médio. São Carlos, SP: Editora da UFSCar, 2002. - Recursos pedagógicos: Softwares https://www.geogebra.org/, Régua e Compasso http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/car/index.html, recursos do google drive: planilhas compartilhamento, uso da nuvem, formulários, etc.