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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0610 - Computação e Tecnologias Aplicadas na Educação
Applied Computing and Technologies for Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Apresentar e trabalhar com o aluno noções básicas sobre pensamento computacional e tecnologias educacionais, com ênfase na construção de conteúdo interativo, sequências de aprendizagem utilizando tecnologias educacionais e avaliação de materiais/ferramentas de apoio ao ensino e aprendizado. Pretende-se assim oferecer os subsídios necessários para que os alunos de licenciatura se apropriem de aparatos computacionais e tecnológicos e os tornem efetivas ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem para as habilitações específicas de sua escolha. Referente à BNCC- Formação a disciplina possibilitará trabalhar a habilidade 2.4.5: Usar as tecnologias apropriadas nas práticas de ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3032443 - Seiji Isotani
 
Programa Resumido
Importância da informática na educação. Conceitos básicos sobre pensamento computacional e lógica de programação. Tecnologias educacionais e pensamento computacional na BNCC.  Software visual de programação (e.g. Scratch). Software de uso geral. Software educacional (o Geogebra e similares para o ensino de Ciências e Matemática). Ferramentas básicas de comunicação síncrona e assíncrona. Design Instrucional. Ambientes virtuais de ensino e aprendizado. Educação à distância.
 
 
 
Programa
Importância da informática na educação. Conceitos básicos sobre pensamento computacional e lógica de programação: algoritmos e aplicações para resolução de problemas no contexto de ensino em Ciências Exatas. Tecnologias educacionais e pensamento computacional na BNCC. Aplicação da computação e de ferramentas computacionais no processo de ensino e aprendizagem. Criação de conteúdo interativo utilizando ferramentas visuais de programação (e.g Scratch). Software educacional: classificação, exemplos (o Geogebra e similares para o ensino de Ciências e Matemática), avaliação de qualidade em software educacional. Ferramentas básicas de comunicação síncrona e assíncrona. Design Instrucional. Ambientes virtuais de ensino e aprendizado, comunidades virtuais, ferramentas para o aprendizado colaborativo. Educação à distância: características, ferramentas. Aplicações educacionais e estudos de caso no contexto da habilitação de escolha do aluno. 

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares são contempladas em: a) desenvolvimento de material didático e atividades pedagógicas utilizando tecnologias da informação e comunicação (15h); b) realização de estudos de caso e análises de aplicabilidade dos planos de aula e materiais didáticos livres (i.e. gratuitos e abertos) disponíveis no portal de recursos educacionais abertos do MEC e de outras instituições públicas (15h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Assistir vídeo-aulas;
2) Cumprir atividades on-line programadas (e.g. responder testes e questionários, acessar links, fazer buscas, e testar softwares nas escolas) ;
3) Participar das atividades presenciais (e.g. criação de conteúdo, plano de aulas, resenhas, etc);
4) Projeto Final.
Critério
1) Cumprimento de pelo menos 70% das atividades on-line;
2) Participar ativamente de no mínimo 70% das atividades presenciais;
3) Avaliação:
Presença em aula (Pa), Presença em aula online (Po), média aritmética das notas das atividades online (No), média aritmética das notas das atividades presenciais (Na), Nota do projeto final (NF)
Média = ((Pa + Po)/2 + (Na + No)/2 + NF)/3
Norma de Recuperação
Devido às características da disciplina NÃO SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO.
 
Bibliografia
     
- Tajra, S.F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Ed. Erica, 2009. 
- Tajra, S.F. Internet na Educação – O professor na era digital, São Paulo, 1ª Edição, Editora Érica, 2002. 
- Moraes, M.C. (org.) (2002). Educação à Distância: fundamentos e práticas. Campinas: UNICAMP/NIED. 212p. 
- Moran, J.M.; Masetto, M.T. & Behrens, M.A. (2000). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus. 173p. 
- Valente, J.A. (org.) (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, Gráfica da UNICAMP. 156p. 
- Tarouco, L. (org.) (2000). Tecnologia Digital na Educação. PGIE.113p. 
- LEITE, L. S. (Coord.) Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003. 
- BRASIL (Pais). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. 
- BRASIL. (Pais)Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. 
- São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista: Matemática  / Ciências da Natureza. Secretaria da Educação;  ed. atual. – São Paulo : SE, 2020. 526 p. 
- São Paulo (estado) Secretaria da Educação. Currículo+. Recursos digitais articulados com o Currículo de São Paulo. Disponível em https://curriculomais.educacao.sp.gov.br/ Acessado em 22/06/2021. 

Complementares:
- BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001. 
- RODRIGUES, C.I. & Rezende, E.Q.F. Cabri-Géomètre e a geometria plana. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1999.
- BALDIN, Y, LOBOS, G. Atividades com Cabri-Géomètre II para Cursos de Licenciatura em Matemática e Professores do Ensino Fundamental e Médio. São Carlos, SP: Editora da UFSCar, 2002. 
- Recursos pedagógicos: Softwares https://www.geogebra.org/, Régua e Compasso http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/car/index.html, recursos do google drive: planilhas compartilhamento, uso da nuvem, formulários, etc.
 

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