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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0612 - Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I
Supervised Preservice Mathematics Teaching I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
São objetivos específicos, da disciplina, que o licenciando: adquira uma visão geral dos conteúdos matemáticos que se destinam ao Ensino Fundamental; tenha condições de analisar os documentos curriculares oficiais de Matemática e elaborar e aplicar planos de aula de Matemática consoantes com as dificuldades de aprendizagem dos alunos e as diretrizes curriculares oficiais. Elaborar um Projeto de Estágio em conjunto com a(s) escola(s)-campo de estágio, contemplando  indicadores de desempenho escolar, atividades de observação e gestão de ensino de Matemática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6726550 - Esther de Almeida Prado Rodrigues
 
Programa Resumido
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Análise de temas do ensino de Matemática. Estágio supervisionado, visando o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula, incluindo avaliação de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua.
 
 
 
Programa
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. A influência da concepção desse papel na prática pedagógica. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental nos documentos curriculares oficiais de Matemática. Análise de temas do ensino de Matemática, como: dificuldades básicas, materiais didáticos convencionais, materiais didáticos alternativos, etc. Elaboração e aplicação de um plano de estágio em Matemática visando o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula, incluindo avaliação de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua. Domínio dos fundamentos da Didática e da Metodologia do Ensino da Matemática. 

Descrição Sintética do Plano de Estágio: 
Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior.
As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada:
I – 50 horas de estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;	
- 35h Observação participante, em sala de aula, da metodologia do professor –recursos e estratégias de ensino e de avaliação que utiliza para ensinar; relação professor- aluno e aluno-aluno; apoio nas atividades de ensino solicitadas pelo professor e desenvolvidas pelos licenciandos com supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;
- 5h - Regência de Classes, regência efetiva em sala de aula, com a orientação e supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;
- 10h - Elaboração do Plano de Aulas para a Regência de Classe, a serem desenvolvidas em sala de aula na forma de apoio ao docente considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio com a orientação e supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior; 

II – 50 horas dedicadas ao acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição.
- 10h - Observação da unidade escolar: Levantamento dos dados da escola, Infraestrutura, em particular, para o ensino de Matemática – recursos nas salas de informática, livros de Matemática e recursos didáticos disponíveis na escola; Extensão na escola, como, visita a espaços não formais de ensino, viagens, entorno da escola;
- 12h - Participação nas atividades da Gestão Escolar: - Acompanhar e participar das atividades relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, avaliações externas;
- 12h - Redação do diário de bordo, para registro das experiências de ensino e da participação nas atividades da escola;
- 16h - Organização do Portfólio e elaboração do Relatório do Estágio, análise crítica do processo de aproximação com a escola a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários com base na literatura educacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas, debates, pesquisas e seminários sobre conteúdo e metodologia da Matemática. Discussão da “Proposta Curricular de Matemática para o Ensino Fundamental. Atividades Discentes: Leitura e análise de textos específicos, Leitura e interpretação da “Proposta Curricular de Matemática para o Ensino Fundamental" e dos indicadores de desempenho escolar. Preparação de seminários sobre conteúdos e metodologia da Matemática. Estágios de observação e de gestão de ensino em escolas de Ensino Fundamental, preferencialmente da rede pública de ensino.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas orais e escritas, elaboração de resenhas, seminários, trabalhos escritos, relatórios e outras atividades.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter prático da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
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Bibliografia Básica Específica para o Estágio:
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PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática. Coord. Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2012. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/ documentos/783.pdf Acesso em: 18/07/2016.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Matrizes de Referência para a Avaliação. Documento Básico. Coord Geral: Maria Inês Fini. São Paulo/SE. 2009. Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2016/Arquivos/Matriz Referencia.pdf. Acesso em: 05/01/2017.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SBEM. Subsídios para a discussão de propostas para os cursos de Licenciatura em Matemática: uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2003. Disponível em http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim 21.pdf Acesso 07/01/2017.
HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura (Coleção ideias em ação). Ed. Cengage Learning, 2013. 192p
PROGRAMA DE QUALIDADE DA ESCOLA. Boletim da Escola. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/
ÍDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb
 

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