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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0614 - Didática
Didactics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Desenvolver, junto aos licenciandos, uma postura crítico-reflexiva em relação ao ensino, bem como competências básicas que os habilitem a planejar, organizar, orientar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
Promover uma análise das reais condições das escolas brasileiras e buscar formas de atuação simples e efetivas, de maneira a dinamizar o trabalho com os alunos e desenvolver habilidades de manejo de sala de aula incluindo avaliação de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua. 
Motivar o aprendizado e a formação plena do licenciando, no exercício de sua cidadania e no conhecimento de sua personalidade com vista ao domínio da gestão do ensino e aprendizagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6726550 - Esther de Almeida Prado Rodrigues
 
Programa Resumido
Relações entre Filosofia, Educação, Pedagogia e Didática. Os métodos de ensino. Planejamento e  avaliação do ensino e aprendizagem. Ética e cidadania no exercício pedagógico. Novos recursos tecnológicos e o "fazer pedagógico".
 
 
 
Programa
Relações entre Filosofia, Educação, Pedagogia e Didática. Os métodos de ensino: as várias abordagens do processo sob o ponto de vista didático. Planejamento (Projeto Político Pedagógico da escola, plano de ensino e plano de aula). Avaliação das atividades didáticas (avaliação classificatória e avaliação formativa, auto-avaliação). Ética e cidadania no exercício pedagógico e suas relações com a didática. Novos recursos tecnológicos e sua influência sobre o "fazer pedagógico". Observação e intervenção na prática escolar para a aproximação dos conteúdos anteriores com a prática docente e suas possibilidades de mudança. Projetos Integrados. 

As Práticas como Componente Curricular (PCC) em Didática compreendem as seguintes atividades:
- Análise crítica do Projeto Político-Pedagógico de instituição de ensino da rede pública (10h).
- Elaboração de Memorial sobre a trajetória enquanto estudante no ensino fundamental e médio destacando sua aprendizagem em contexto (10h).
- Análise de instrumentos de avaliação em conjunto com o/a professor/a, refletindo sobre a importância da avaliação no desenvolvimento da prática docente e na aprendizagem dos/as alunos/as (5h).
- Entrevista com professor/a sobre a importância dos instrumentos de planejamento para a qualidade do ensino (5h).

Todas as atividades propostas estão relacionadas às discussões e leituras realizadas na disciplina, articulando os conhecimentos teóricos e as PCC. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões orientadas e seminários. Leituras recomendadas, pesquisa bibliográfica. Acompanhamento e pesquisa da prática escolar .
Atividades Discentes:
Participação em aulas, realização de trabalhos individuais ou em grupo.
Critério
Avaliação contínua, através de participação nas atividades de classe, realização de trabalhos individuais ou em grupo, fichamento de leituras, provas, relatórios.
Critério de aprovação: média aritmética igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação: média final + nota de recuperação = média aritmética igual ou superior a 5.0.
Época de realização: até uma semana antes da data máxima para cadastro das notas no Sistema JúpiterWeb dos alunos que realizaram as provas de recuperação, prevista no calendário escolar USP.
 
Bibliografia
     
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PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. Cortez Editora, 2017.
MATOS, F.G.; CARVALHO, N. Como avaliar um livro didático. São Paulo: Pioneira, 1984.
 

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