Desenvolver, junto aos licenciandos, uma postura crítico-reflexiva em relação ao ensino, bem como competências básicas que os habilitem a planejar, organizar, orientar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem. Promover uma análise das reais condições das escolas brasileiras e buscar formas de atuação simples e efetivas, de maneira a dinamizar o trabalho com os alunos e desenvolver habilidades de manejo de sala de aula incluindo avaliação de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua. Motivar o aprendizado e a formação plena do licenciando, no exercício de sua cidadania e no conhecimento de sua personalidade com vista ao domínio da gestão do ensino e aprendizagem.
Relações entre Filosofia, Educação, Pedagogia e Didática. Os métodos de ensino. Planejamento e avaliação do ensino e aprendizagem. Ética e cidadania no exercício pedagógico. Novos recursos tecnológicos e o "fazer pedagógico".
Relações entre Filosofia, Educação, Pedagogia e Didática. Os métodos de ensino: as várias abordagens do processo sob o ponto de vista didático. Planejamento (Projeto Político Pedagógico da escola, plano de ensino e plano de aula). Avaliação das atividades didáticas (avaliação classificatória e avaliação formativa, auto-avaliação). Ética e cidadania no exercício pedagógico e suas relações com a didática. Novos recursos tecnológicos e sua influência sobre o "fazer pedagógico". Observação e intervenção na prática escolar para a aproximação dos conteúdos anteriores com a prática docente e suas possibilidades de mudança. Projetos Integrados. As Práticas como Componente Curricular (PCC) em Didática compreendem as seguintes atividades: - Análise crítica do Projeto Político-Pedagógico de instituição de ensino da rede pública (10h). - Elaboração de Memorial sobre a trajetória enquanto estudante no ensino fundamental e médio destacando sua aprendizagem em contexto (10h). - Análise de instrumentos de avaliação em conjunto com o/a professor/a, refletindo sobre a importância da avaliação no desenvolvimento da prática docente e na aprendizagem dos/as alunos/as (5h). - Entrevista com professor/a sobre a importância dos instrumentos de planejamento para a qualidade do ensino (5h). Todas as atividades propostas estão relacionadas às discussões e leituras realizadas na disciplina, articulando os conhecimentos teóricos e as PCC.
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