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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0615 - Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Structure and Functioning of Elementary and Secondary Teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Propiciar condições para a compreensão da estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental e Médio como elemento de reflexão sobre a realidade escolar brasileira, incluindo a inserção do licenciando nesta realidade, como condição para sua formação prática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6726550 - Esther de Almeida Prado Rodrigues
 
Programa Resumido
Funções da escola; Histórico da educação no Brasil; Estrutura administrativa e didática do Ensino Fundamental e Médio; Legislação relacionada ao Ensino Fundamental e Médio.
 
 
 
Programa
A educação no Brasil e as funções da escola. O sistema escolar brasileiro e sua História. As diretrizes curriculares nacionais e estaduais na organização do currículo, na gestão da escola e no trabalho dos professores. Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e suas relações com a prática docente. O Ensino nas Constituições Brasileiras. Estudo da atual LDB (9394/96). Projetos Integrados nas escolas. 

As Práticas como Componentes Curriculares (PCC), sempre relacionadas às discussões e leituras realizadas e articulando os conhecimentos teóricos, compreendem as seguintes atividades:
- Discussões sobre a compreensão da estrutura e funcionamento dos Ensinos Fundamental e Médio na realidade escolar brasileira, estadual e local, seus atores e suas relações com as comunidades usuárias da escola e do entorno. (5h)
- Trabalhos práticos envolvendo a reflexão sobre os atuais documentos oficiais de ensino, assim como seus reflexos na sala de aula. (10h)
- Entrevistas com professores, coordenadores e/ou diretores escolares a respeito de suas percepções sobre os documentos oficiais e a atual organização e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem, em níveis municipal, estadual e nacional. (5h)
- Análise do uso e do impacto das tecnologias de comunicação e informação, no ambiente educativo, estabelecendo suas possibilidades e limites dentro do contexto escolar. (10h)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura orientada e discussão de textos; trabalho em grupo; aulas expositivo-dialogadas.
Atividades Discentes:
Participação em aulas, apresentação de seminários, realização de trabalhos individuais e em grupo; elaboração trabalhos práticos e resenhas.
Critério
Avaliação contínua através de participação nas atividades de classe, realização de trabalhos individuais e de grupo, fichamento de leituras, trabalhos escritos e provas.
Critério de aprovação: média aritmética igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação: média final + nota de recuperação = média aritmética igual ou superior a 5.0.
Época de realização: até uma semana antes da data máxima para cadastro das notas no Sistema JúpiterWeb dos alunos que realizaram as provas de recuperação, prevista no calendário escolar USP.
 
Bibliografia
     
BELTHER, J. M. Os programas de recuperação paralela e a qualidade da educação em São Paulo. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 163-177, 2005. Disponível em: 1092="">. Acesso em: 18 set. 2015.
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SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 44 maio/ago. 2010. Disponível em: Acesso em: 04 jan. 20
SILVA, E. B. (Org.) A Educação Básica pós-LDB. São Paulo: Pioneira, 2003. Cap. 8
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PARO, V H. Gestão democrática da escola pública. Cortez Editora, 2017.
SACRISTÁN, J. G.. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
BUENO, J.G.S; Mendes, G.M.L. e SANTOS, R.A. dos (orgs.) (2008). Deficiência e Escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira & Marin editores.
ABBIATI, A. S.; OLIVEIRA, C. Uma análise das manifestações do Conselho Nacional de Educação sobre a escola de nove anos. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v.18, n. 1, p.  97-106, mai./ago.,2013. 
CATANANTE, F. O currículo paulista e o currículo funcional: adaptações necessárias para o atendimento ao público-alvo das escolas de educação especial. Revista APAE Ciência, Brasília, v.18, n. 2, p.  54-60, jul./dez.,2022. 
SANTOS JÚNIOR, F. N. DOS; NEIRA, M. GA. Olhares sobre a proposta de reorganização do currículo do ensino Médio na rede estadual paulista. Rev.Int. de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 5, e020008, p. 1-19, 2020.
PARECER CNE/CEB Nº 22/2009 - Diretrizes Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
DELIBERAÇÃO CEE/SP Nº 169/2019 - Fixa normas relativas ao Currículo Paulista da Educação Infantil e Ensino Fundamental para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo.
DELIBERAÇÃO CEE/SP Nº 186/2020 - Fixa normas relativas ao Currículo Paulista do Ensino Médio, de acordo com a Lei 13.415/2017, para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências.
 

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