Permitir que os alunos adquiram conhecimentos sobre Origem da vida e evolução, Biologia celular e histologia. Prepará-los para que possam estabelecer parâmetros que os possibilitem extrair deste aprendizado um conteúdo adequado para o ensino de Ciências.
Evolução, Biologia Celular, Histologia dos tecidos fundamentais.
Cada tópico a ser estudado será abordado o aspecto histórico quando este for relevante dentro do desenvolvimento da biologia. Evolução: - origem da vida. - teorias evolutivas. - eras geológicas e a história geológica da vida. - classificação dos seres vivos. Biologia Celular: - a célula e seu meio. - membrana e permeabilidade celular. - organelas e suas funções. - núcleo, cromossomos. - divisão celular: mitose e meiose. Histologia - tecidos fundamentais: - tecido epitelial. - tecido nervoso. - tecido muscular. Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares envolvendo: - 10h: Relacionar os conteúdos tratados em Biologia I (Evolução, Biologia Celular e Histologia dos tecidos fundamentais) com os conteúdos previstos no currículo de Ciências da Natureza da Educação Básica; - 10h: Análise crítica de kits experimentais com conteúdo de Biologia dirigidos para o ensino de Ciências da Natureza da Educação Básica; - 10h: Elaboração de plano de aula para Ciências da Natureza das séries finais do ensino fundamental que contemple os conteúdos tratados em Biologia I.
1. ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. Art4a edição. Artmed Editora, Porto Alegre. 2003. 2. FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. 2a edição. Editora SBG, Ribeirão Preto. 1992. 3. JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 7a edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2000. 4. JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 9a edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 1999. 5. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p. 6. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.