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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0621 - Biologia II
Biology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Permitir que os alunos adquiram conhecimentos sobre o Reino Animal e noções gerais de anatomo-fisiologia animal comparada. Prepará-los para que possam estabelecer parâmetros que os possibilitem extrair deste aprendizado um conteúdo adequado para o ensino de Ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917761 - Ana Paula Ulian de Araujo
2222398 - Ilana Lopes Baratella da Cunha Camargo
 
Programa Resumido
Classificação e características gerais dos animais, Anatomo-fisiologia animal  comparada.
 
 
 
Programa
Em cada tópico a ser estudado o aspecto histórico será abordado, de acordo com sua relevância dentro do desenvolvimento histórico da biologia.
Introdução ao Reino Animal		
Sistemática e características gerais dos animais:
- poríferas, cnidários, platelmintos, aschelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodos e equinodermata e cordados.
- os principais parasitas do homem e animais domésticos: contágio, ciclo evolutivo/vetores e epidemiologia.
Anatomo-fisiologia animal comparada
- órgãos dos sentidos (audição, equilíbrio, visão, tato, olfato e paladar)
- sistema cardiovascular e respiratório
- sistema digestivo
- sistema excretor e sistema endócrino
- sistema reprodutor masculino e feminino

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares envolvendo:
- 10h: Relacionar os conteúdos tratados em Biologia II (Zoologia e Sistemas) com os conteúdos previstos no currículo de Ciências da Natureza da Educação Básica;
- 10h: Análise crítica de kits experimentais com conteúdo de Biologia dirigidos para o ensino de Ciências da Natureza da Educação Básica;
- 10h: Elaboração de plano de aula para Ciências da Natureza das séries finais do ensino fundamental que contemple os conteúdos tratados em Biologia II.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita.
Prova prática.
Relatórios de aulas práticas.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
Uma prova obrigatória + trabalho (opcional), a critério do docente.
Critério de aprovação: Média + Nota de Recuperação = média aritmética igual ou superior a 5,0.
Época de realização da recuperação: até uma semana antes da data máxima para cadastro das notas no Sistema Júpiterweb, conforme o Calendário Escolar USP.
 
Bibliografia
     
1. GANONG, W.F. Fisiologia Médica. 19a edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 1998.
2. GILBERT, S.F. Biologia do Desenvolvimento. 2a edição. Editora SBG, Ribeirão Preto. 1995. 
3. GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10a edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2002.
4. HÖFLING, E. et al. Chordata, Manual para um Curso Prático. Edusp, São Paulo, 1995.
5. MOORE, J. Uma introdução aos Invertebrados.Livraria Santos Editora, São Paulo, 2003. 
6. NEVES, D.P. Parasitologia Humana. 8a edição, Livraria Atheneu Editora, São Paulo, 1991.
7. ORR, R.T. Biologia dos Vertebrados, última edição. Livraria Roca Ltda, São Paulo.
8. POUGH, F.H.; HEISER, J.B. & McFARLAND, W.N. A Vida dos Vertebrados. 2a edição. Atheneu Editora, São Paulo. 1999.
9. RUPPERT, E.E & BARNES, R.  Zoologia dos Invertebrados. 6a ed., Editora Roca, São Paulo, 1996.
10. SCHMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente. Santos Livraria Editora, São Paulo. 2002.
11. STORER, T. I. & USINGER, R. L. Zoologia Geral.  última  edição, Cia. Editora Nacional, São Paulo.
12. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p.
13. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
 

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