Permitir que os alunos adquiram conhecimentos sobre o Reino Animal e noções gerais de anatomo-fisiologia animal comparada. Prepará-los para que possam estabelecer parâmetros que os possibilitem extrair deste aprendizado um conteúdo adequado para o ensino de Ciências.
Classificação e características gerais dos animais, Anatomo-fisiologia animal comparada.
Em cada tópico a ser estudado o aspecto histórico será abordado, de acordo com sua relevância dentro do desenvolvimento histórico da biologia. Introdução ao Reino Animal Sistemática e características gerais dos animais: - poríferas, cnidários, platelmintos, aschelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodos e equinodermata e cordados. - os principais parasitas do homem e animais domésticos: contágio, ciclo evolutivo/vetores e epidemiologia. Anatomo-fisiologia animal comparada - órgãos dos sentidos (audição, equilíbrio, visão, tato, olfato e paladar) - sistema cardiovascular e respiratório - sistema digestivo - sistema excretor e sistema endócrino - sistema reprodutor masculino e feminino Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares envolvendo: - 10h: Relacionar os conteúdos tratados em Biologia II (Zoologia e Sistemas) com os conteúdos previstos no currículo de Ciências da Natureza da Educação Básica; - 10h: Análise crítica de kits experimentais com conteúdo de Biologia dirigidos para o ensino de Ciências da Natureza da Educação Básica; - 10h: Elaboração de plano de aula para Ciências da Natureza das séries finais do ensino fundamental que contemple os conteúdos tratados em Biologia II.
1. GANONG, W.F. Fisiologia Médica. 19a edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 1998. 2. GILBERT, S.F. Biologia do Desenvolvimento. 2a edição. Editora SBG, Ribeirão Preto. 1995. 3. GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10a edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2002. 4. HÖFLING, E. et al. Chordata, Manual para um Curso Prático. Edusp, São Paulo, 1995. 5. MOORE, J. Uma introdução aos Invertebrados.Livraria Santos Editora, São Paulo, 2003. 6. NEVES, D.P. Parasitologia Humana. 8a edição, Livraria Atheneu Editora, São Paulo, 1991. 7. ORR, R.T. Biologia dos Vertebrados, última edição. Livraria Roca Ltda, São Paulo. 8. POUGH, F.H.; HEISER, J.B. & McFARLAND, W.N. A Vida dos Vertebrados. 2a edição. Atheneu Editora, São Paulo. 1999. 9. RUPPERT, E.E & BARNES, R. Zoologia dos Invertebrados. 6a ed., Editora Roca, São Paulo, 1996. 10. SCHMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente. Santos Livraria Editora, São Paulo. 2002. 11. STORER, T. I. & USINGER, R. L. Zoologia Geral. última edição, Cia. Editora Nacional, São Paulo. 12. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p. 13. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.