Permitir que os alunos adquiram conhecimentos gerais sobre Biologia Vegetal e Ecologia. Prepará-los para que possam estabelecer parâmetros que os possibilitem extrair deste aprendizado um conteúdo adequado para o ensino de Ciências.
Sistemática, Morfologia e Fisiologia Vegetal; Ecologia.
Em cada tópico a ser estudado, o aspecto histórico será abordado, de acordo com sua relevância dentro do desenvolvimento histórico da Biologia. Aspectos Gerais sobre Sistemática e Morfologia Vegetal: - Introdução à Botânica - Protistas fotossintéticos e Briófitas - Plantas Vasculares sem sementes (Pteridófitas) - Gimnospermas - Angiospermas - Células e tecidos vegetais - Estrutura da raiz, caule e folha - Estrutura da flor, fruto e semente; mecanismos de dispersão Aspectos gerais sobre fisiologia vegetal: - hormônios vegetais - fatores externos ao crescimento dos vegetais (tropismos, fotoperiodismo, movimentos násticos, dormência) - absorção e condução de água e solutos - fotossíntese Ecologia: - populações e comunidades - relações dos seres vivos; sucessão - ecologia energética; cadeias e teias alimentares - poluição e análise dos problemas ecológicos na biosfera - regiões fitogeográficas brasileiras Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares envolvendo: - 10h: Relacionar os conteúdos tratados em Biologia III (Biologia Vegetal e Ecologia) com os conteúdos previstos no currículo de Ciências da Natureza da Educação Básica; - 10h: Análise crítica e discussão da utilização de ambientes externos (jardins, praças, parques, etc) como suporte aos conteúdos de Biologia Vegetal e Ecologia, dirigidos para o ensino de Ciências da Natureza da Educação Básica; - 10h: Elaboração de plano de aula para Ciências da Natureza das séries finais do ensino fundamental que contemple os conteúdos tratados em Biologia III.
GUIZZO, J. (Ed.). Plantas - Série Atlas Visuais. 3. ed. São Paulo: Ática, 1994. OLIVEIRA, E. C. Introdução à Biologia Vegetal. São Paulo: Edusp, 1996. PINTO-COELHO, R. M. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2000. RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.