Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0627 - Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura
Research Methodology and Scientific Writing for Preservice Teachers

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Promover o desenvolvimento de competências profissionais nos alunos sobre tecnologias da informação e comunicação;
Levar os alunos a conhecerem os principais recursos audiovisuais a serem utilizados em comunicações orais;
Propiciar aos alunos técnicas de comunicação para que possam se expressar de forma adequada em linguagem oral e escrita;
Capacitar os alunos para estruturar e realizar as diversas etapas envolvidas na produção de trabalhos científicos;
Proporcionar condições para que os alunos saibam utilizar as normas da ABNT com a finalidade de se expressar cientificamente;
Levar os alunos a compreenderem, analisarem e interpretarem textos científicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1451711 - Marcelo Alves Barros
 
Programa Resumido
Leitura e Compreensão de Texto. Textos Científicos. Pesquisa Bibliográfica. Resumos e Resenhas. Técnicas de Comunicação e Expressão Oral. Artigos Científicos. Projetos de Pesquisa.
 
 
 
Programa
Leitura e Compreensão de Texto; 
Tipos de Textos Científicos; 
Pesquisa Bibliográfica; 
Resumos e Resenhas; 
Comunicação Oral; 
Artigos Científicos; 
Projetos de Pesquisa. 

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares são contempladas em: a) leitura e utilização de textos de divulgação científica para o desenvolvimento de competência leitora (15h); b) planejamento e realização de oficinas em espaços formais e não-formais para promover a alfabetização científica por meio do letramento digital (15h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários.
Produções escritas (individuais ou coletivas).
Prova Escrita.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
O professor poderá solicitar ao aluno a realização de uma prova escrita e/ou produção de texto a partir de leitura dirigida e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
Critério de aprovação: média final igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação: Média final + nota de recuperação = média aritmética igual ou superior a 5,0.
Época de realização da recuperação: até uma semana antes da data máxima para cadastro das notas no Sistema Júpiterweb, conforme o Calendário Escolar USP.
 
Bibliografia
     
BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M.F. Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Tradução Maria Cecília Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1989. 
GIACOMANTONIO, M. O ensino através dos audiovisuais. São Paulo: EDUSP, 1981. 
KOCH, I. G. V. e ELIAS, V.M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo, Contexto. 2009.
MARCANTONIO, A.; SANTOS, M.; LEHFELD, N. Elaboração e Divulgação do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Atlas S. A. 1993. 
MEDEIROS, J.B. Redação Científica. São Paulo: Atlas, 6ª Edição, 2004. 
OLIVEIRA, J.R.S & QUEIROZ, S.L. Comunicação e Linguagem Científica. Campinas. Editora Átomo, 2007. 
RUDIO, F. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Vozes, 1978. 
RUIZ, J. A. Metodologia Científica. Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996. 
SAVIOLI, F.P. E FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 17a. ed
VILLANI, A. & PACCA, J.L.A. Como avaliar um Projeto de Pesquisa em Educação em Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, 6(1), p. 2-27, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para SLC0627

Clique para consultar o oferecimento para SLC0627

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP