Promover o desenvolvimento de competências profissionais nos alunos sobre tecnologias da informação e comunicação; Levar os alunos a conhecerem os principais recursos audiovisuais a serem utilizados em comunicações orais; Propiciar aos alunos técnicas de comunicação para que possam se expressar de forma adequada em linguagem oral e escrita; Capacitar os alunos para estruturar e realizar as diversas etapas envolvidas na produção de trabalhos científicos; Proporcionar condições para que os alunos saibam utilizar as normas da ABNT com a finalidade de se expressar cientificamente; Levar os alunos a compreenderem, analisarem e interpretarem textos científicos.
Leitura e Compreensão de Texto. Textos Científicos. Pesquisa Bibliográfica. Resumos e Resenhas. Técnicas de Comunicação e Expressão Oral. Artigos Científicos. Projetos de Pesquisa.
Leitura e Compreensão de Texto; Tipos de Textos Científicos; Pesquisa Bibliográfica; Resumos e Resenhas; Comunicação Oral; Artigos Científicos; Projetos de Pesquisa. Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares são contempladas em: a) leitura e utilização de textos de divulgação científica para o desenvolvimento de competência leitora (15h); b) planejamento e realização de oficinas em espaços formais e não-formais para promover a alfabetização científica por meio do letramento digital (15h).
BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M.F. Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Tradução Maria Cecília Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1989. GIACOMANTONIO, M. O ensino através dos audiovisuais. São Paulo: EDUSP, 1981. KOCH, I. G. V. e ELIAS, V.M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo, Contexto. 2009. MARCANTONIO, A.; SANTOS, M.; LEHFELD, N. Elaboração e Divulgação do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Atlas S. A. 1993. MEDEIROS, J.B. Redação Científica. São Paulo: Atlas, 6ª Edição, 2004. OLIVEIRA, J.R.S & QUEIROZ, S.L. Comunicação e Linguagem Científica. Campinas. Editora Átomo, 2007. RUDIO, F. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Vozes, 1978. RUIZ, J. A. Metodologia Científica. Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996. SAVIOLI, F.P. E FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 17a. ed VILLANI, A. & PACCA, J.L.A. Como avaliar um Projeto de Pesquisa em Educação em Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, 6(1), p. 2-27, 2001.