Os principais objetivos desta disciplina são estudar e analisar algumas das principais teorias de aprendizagem de modo que o licenciando identifique o processo ensino-aprendizagem como complexo e dinâmico; e discutir temáticas relacionadas com o cotidiano escolar, de um ponto de vista psicológico.
- Importância e caracterização da Psicologia da Educação; - Psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente; - O comportamentalismo; - O movimento das concepções alternativas; - Teorias interacionistas de Piaget e Vygotsky; - Aprendizagem significativa; - Mapas conceituais;
- Importância e caracterização da Psicologia da Educação; - Psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente; - O comportamentalismo; - O movimento das concepções alternativas; - Teorias interacionistas de Piaget e Vygotsky; - Aprendizagem significativa; - Mapas conceituais. Atividades dirigidas para o desenvolvimento de "Práticas como Componentes Curriculares" envolvem: 1) Vivência em Educação Especial A Educação Especial ocupa-se do atendimento e da educação de pessoas com deficiência e é uma aplicação importante de várias teorias psicológicas da aprendizagem, desde métodos comportamentalistas como a Análise Comportamental Aplicada (McEachin, Smith & Lovaas, 1993) até a política atual de inclusão, inspirada no paradigma vygotskyano de um desenvolvimento cognitivo mediado por práticas culturais e sociais (Vygotsky, 1989; Freire Costa, 2006; Smagorinsky, 2012). Os alunos realizarão pesquisa teórica sobre as principais metodologias utilizadas na educação especial e suas especificidades para as várias deficiências (10 horas). O conhecimento teórico será complementado e confrontado com visitas às instituições especializadas beneficentes da região (APAE e ACORDE) bem como às escolas públicas e privadas onde haja esforços concretos de inclusão do aluno especial (5 horas). 2) Autoeficácia de professores e alunos Auto-eficácia é a convicção de uma pessoa de ser capaz de realizar uma tarefa específica, mesmo que ela desconheça os meios para realizá-la (Bandura, 1977). A autoeficácia, medida através de questionários específicos para cada atividade, está fortemente correlacionada com o esforço despendido na atividade e, portanto, no desempenho final do sujeito. Nesse sentido, esse conceito tem sido muito útil no contexto educacional, sendo usado como previsor de desempenho de alunos (Pintrich e Schunk, 1996) e professores (Macedo, 2009). Dada a hipotética importância da auto-eficácia na educação, os alunos irão aprofundar-se no estudo teórico desse conceito (10 horas) e realizarão entrevistas com coordenadores pedagógicos das escolas públicas e privadas da região a fim de avaliar o grau de conhecimento desses profissionais sobre a autoeficácia bem como seus julgamentos sobre a relevância prática desse conceito. Como complemento, os alunos aplicarão questionários de autoeficácia para os calouros e docentes de algumas disciplinas específicas do curso de Licenciatura de Ciências Exatas (5 horas).
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