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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0634 - Diretrizes Curriculares para o Ensino de Ciências e Matemática
Curricular Standards for Science and Mathematics Teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos um conhecimento e análise sobre as diretrizes curriculares nacionais e estaduais que norteiam a Educação Científica brasileira; 
Instrumentalizar os alunos para uma análise crítica dos livros e materiais didáticos utilizados para o Ensino Fundamental e Médio; 
Capacitar os alunos para analisar e interpretar indicadores de avaliação da Educação Básica nacional e internacional; 
Fornecer subsídios para que os alunos sejam capazes de elaborar planos de aula sob diferentes enfoques curriculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1451711 - Marcelo Alves Barros
 
Programa Resumido
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Proposta Curricular do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo. Programa Nacional do Livro Didático. Sistemas de Avaliação da Educação Básica.
 
 
 
Programa
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio; 
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio; 
A Proposta Curricular do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo; 
O Programa Nacional do Livro Didático; 
Os Sistemas de Avaliação da Educação Básica.

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares envolvem: a) coleta e análise de informações em escolas da rede pública e particular a respeito dos critérios de escolha e uso dos livros didáticos de Ciências e de Matemática (10 horas); b) levantamento entre professores da rede pública sobre os indicadores de avaliação da educação básica e a relação destes com a prática docente (10 horas); c) os currículos de Ciências e Matemática do Estado de São Paulo: possibilidades e desafios na consecução de atividades investigativas e de resolução de problemas a partir de estudos de casos (10 horas).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários.
Produções escritas (individuais ou coletivas).
Prova Escrita.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
O professor poderá solicitar ao aluno a realização de uma prova escrita e/ou produção de texto a partir de leitura dirigida e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. Disponível em: /http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 21 set. 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Física: Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 66p.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD: Ciências. Anos Finais do Ensino Fundamental.  Brasília: Ministério da Educação, 2007. 106 p. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Matemática: Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2008. 88p. 
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep. 2008. 193 p. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Diretoria de
Avaliação para Certificação de Competências. Relatório Pedagógico Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília:
MEC/Inep/DAAC, 2002. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira; Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências. Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB. (1997). Brasília: MEC/Inep/Daeb, 2000. 
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1999. 
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 174p.
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2002. Disponível em: /http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 21 set. 2015.
BRASIL. Química: Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.  2007. 67p.
CASSIANO, C. C. F. Circulação do livro didático: entre práticas e prescrições: políticas públicas, editoras, escolas e o professor na seleção do livro escolar. 2003. 154f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1115-1139, out. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18. Acesso em: 19 set. 2015.
FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. 26 p. Disponível em: /www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/503>. Acesso em: 17 set. 2015.
MATOS, F. G.; CARVALHO, N. Como avaliar um livro didático. São Paulo: Pioneira, 1984.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2011. 72 p. Disponível em: /www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/ documentos/238.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ÍDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb.
 

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