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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0639 - Instrumentação para o Ensino I
Instrumentation for Teaching I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Nas disciplinas básicas de Física, Química, Biologia e Matemática, todo o conteúdo é desenvolvido tendo-se em vista sua aplicação no Ensino Fundamental e Médio. Esta disciplina irá se concentrar nas questões metodológicas visando o domínio da gestão do ensino e da aprendizagem e motivação dos alunos. Devem-se incorporar e discutir os resultados recentes de pesquisas sobre Ensino de Física, Química, Ciências e Matemática (FQCM). Instrumentalizar o professor para implementar atividades experimentais e usar TIC na educação básica e manejar a sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1969100 - Sérgio Ricardo Muniz
 
Programa Resumido
Experimentação no ensino de FQCM; Desenvolvimentos recentes baseados em pesquisa em Ensino de FQCM; ambiente externo e uso computadores na experimentação. Educação em espaços não formais.
 
 
 
Programa
Experimentação como meio de motivação e dinamização em sala de aula. A experimentação em sala de aula e a aula demonstrativa (no Ensino de FQCM); principais projetos de instrumentação (nacionais e internacionais) e o papel das atividades experimentais na construção do conhecimento e diferentes técnicas de Aprendizagem Ativa: experimentos investigativos ou laboratório aberto, demonstrações experimentais interativas ou investigativas, tutoriais, exercícios,etc.
Noções sobre projetos de equipamentos. Experimentação utilizando o computador.

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares envolvem: Visita para levantamento do acervo e sua análise crítica de laboratórios escolares em escolas da região (10h); elaboração de atividades experimentais com materiais disponíveis nos acervos escolares (10h); Análise do material experimental da Experimentoteca do CDCC e preparação de planos de aulas utilizando um de seus kits (10h). 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, relatórios e outros trabalhos a critério do docente.
Critério
No início das aulas, o aluno será informado dos critérios adotados para aprovação na disciplina.
Norma de Recuperação
Tendo em vista as características da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
AXT, R.; BRÜCKMANN, M. E. Um laboratório de Física para Ensino Médio. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1994.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Atica, 2002.
BORDENAVE, J. K.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. Coleção Magistério 2º grau. Série formação geral. São Paulo: Cortez, 1991. 181 p.
HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. São Paulo: Artmed, 1998.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de Ciências. São Paulo: Edusp, 2004.
LEITE, L. S. (Coord.) Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.
OLIVEIRA, J. B. A.; CHADWICK, C. Aprender e ensinar. São Paulo: Global, 2001.
SANT'ANNA, I. M.; SANT'ANNA, V. M. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis: Vozes, 2004.
WEISSMANN, H. (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuição e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998. 244 p.
 

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