Nas disciplinas básicas de Física, Química, Biologia e Matemática, todo o conteúdo é desenvolvido tendo-se em vista sua aplicação no Ensino Fundamental e Médio. Esta disciplina irá se concentrar nas questões metodológicas visando o domínio da gestão do ensino e da aprendizagem e motivação dos alunos. Devem-se incorporar e discutir os resultados recentes de pesquisas sobre Ensino de Física, Química, Ciências e Matemática (FQCM). Instrumentalizar o professor para implementar atividades experimentais e usar TIC na educação básica e manejar a sala de aula.
Experimentação no ensino de FQCM; Desenvolvimentos recentes baseados em pesquisa em Ensino de FQCM; ambiente externo e uso computadores na experimentação. Educação em espaços não formais.
Experimentação como meio de motivação e dinamização em sala de aula. A experimentação em sala de aula e a aula demonstrativa (no Ensino de FQCM); principais projetos de instrumentação (nacionais e internacionais) e o papel das atividades experimentais na construção do conhecimento e diferentes técnicas de Aprendizagem Ativa: experimentos investigativos ou laboratório aberto, demonstrações experimentais interativas ou investigativas, tutoriais, exercícios,etc. Noções sobre projetos de equipamentos. Experimentação utilizando o computador. Atividades dirigidas para o desenvolvimento de Práticas como Componentes Curriculares envolvem: Visita para levantamento do acervo e sua análise crítica de laboratórios escolares em escolas da região (10h); elaboração de atividades experimentais com materiais disponíveis nos acervos escolares (10h); Análise do material experimental da Experimentoteca do CDCC e preparação de planos de aulas utilizando um de seus kits (10h).
AXT, R.; BRÜCKMANN, M. E. Um laboratório de Física para Ensino Médio. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1994.BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Atica, 2002.BORDENAVE, J. K.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. Coleção Magistério 2º grau. Série formação geral. São Paulo: Cortez, 1991. 181 p.HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. São Paulo: Artmed, 1998.KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de Ciências. São Paulo: Edusp, 2004.LEITE, L. S. (Coord.) Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.OLIVEIRA, J. B. A.; CHADWICK, C. Aprender e ensinar. São Paulo: Global, 2001.SANT'ANNA, I. M.; SANT'ANNA, V. M. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis: Vozes, 2004.WEISSMANN, H. (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuição e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998. 244 p.