Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0640 - Instrumentação para o Ensino II
Instrumentation for Teaching II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina Instrumentação para o Ensino II, dá continuidade a Instrumentação para o Ensino I, enfatizando as técnicas de apresentação, vídeo, o uso computador e a web, visando o domínio da gestão do ensino e da aprendizagem e motivação dos alunos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1969100 - Sérgio Ricardo Muniz
 
Programa Resumido
Simulações e técnicas de apresentação usando meios modernos (computador, web, etc.), vídeos e outros audiovisuais e ensino a distância. Preparação de projetos de ensino.
 
 
 
Programa
Simulações no computador. Programas de Interação aluno-computador. A elaboração de textos sítios da web pelo licenciando.
Meios auxiliares: painéis, cartazes, retro projeção e "data-show", fotografia e diapositivos. Noções de diagramação, didática e oratória.
O Vídeo e a Televisão. Princípios da linguagem televisiva. Uso de vídeo em sala de aula. Principais projetos de Vídeos para o ensino de Física, Química, Biologia e Matemática: avaliação crítica e especificidades em cada disciplina. A elaboração de Vídeos didáticos pelo licenciando. Projetos televisivos de educação a distância. A TV comercial e a Educação. A informática na Educação.

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de "Práticas como Componentes Curriculares" envolvendo: Pesquisa de material, desenvolvimento de roteiro e execução de um vídeo aula com abordagem experimental sobre tema a escolha do licenciando (30h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, relatório e outros trabalhos a critério do docente.
Critério
No início das aulas, o aluno será informado dos critérios adotados para aprovação na disciplina.
Norma de Recuperação
Tendo em vista as características da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das Ciências. São Paulo: Papirus, 1995.
AXT, R.; BRÜCKMANN, M. E. Um laboratório de Física para Ensino Médio. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1994.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Atica, 2002.
BORDENAVE, J. K.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências : unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
CINTRA, J. C. A. Didática e Oratória (Livro + DVD). São Carlos: Editora Compacta, 2009.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. Coleção Magistério 2º grau. Série formação geral. São Paulo: Cortez, 1991. 181 p.
HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. São Paulo: Artmed, 1998.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de Ciências. São Paulo: Edusp, 2004.
LEITE, L. S. (Coord.) Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.
OLIVEIRA, J. B. A.; CHADWICK, C. Aprender e ensinar. São Paulo: Global, 2001.
SANT'ANNA, I. M.; SANT'ANNA, V. M. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis: Vozes, 2004.
WEISSMANN, H. (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuição e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para SLC0640

Clique para consultar o oferecimento para SLC0640

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP