A disciplina Instrumentação para o Ensino II, dá continuidade a Instrumentação para o Ensino I, enfatizando as técnicas de apresentação, vídeo, o uso computador e a web, visando o domínio da gestão do ensino e da aprendizagem e motivação dos alunos.
Simulações e técnicas de apresentação usando meios modernos (computador, web, etc.), vídeos e outros audiovisuais e ensino a distância. Preparação de projetos de ensino.
Simulações no computador. Programas de Interação aluno-computador. A elaboração de textos sítios da web pelo licenciando. Meios auxiliares: painéis, cartazes, retro projeção e "data-show", fotografia e diapositivos. Noções de diagramação, didática e oratória. O Vídeo e a Televisão. Princípios da linguagem televisiva. Uso de vídeo em sala de aula. Principais projetos de Vídeos para o ensino de Física, Química, Biologia e Matemática: avaliação crítica e especificidades em cada disciplina. A elaboração de Vídeos didáticos pelo licenciando. Projetos televisivos de educação a distância. A TV comercial e a Educação. A informática na Educação. Atividades dirigidas para o desenvolvimento de "Práticas como Componentes Curriculares" envolvendo: Pesquisa de material, desenvolvimento de roteiro e execução de um vídeo aula com abordagem experimental sobre tema a escolha do licenciando (30h).
ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das Ciências. São Paulo: Papirus, 1995.AXT, R.; BRÜCKMANN, M. E. Um laboratório de Física para Ensino Médio. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1994.BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Atica, 2002.BORDENAVE, J. K.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências : unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.CINTRA, J. C. A. Didática e Oratória (Livro + DVD). São Carlos: Editora Compacta, 2009.DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. Coleção Magistério 2º grau. Série formação geral. São Paulo: Cortez, 1991. 181 p. HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. São Paulo: Artmed, 1998.KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de Ciências. São Paulo: Edusp, 2004.LEITE, L. S. (Coord.) Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.OLIVEIRA, J. B. A.; CHADWICK, C. Aprender e ensinar. São Paulo: Global, 2001.SANT'ANNA, I. M.; SANT'ANNA, V. M. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis: Vozes, 2004.WEISSMANN, H. (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuição e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.