Oferecer situações de ensino que permitam aos licenciandos: - conhecer as modalidades de estágio curricular e refletir sobre sua importância para a formação docente; - conhecer e refletir sobre as propostas curriculares nacionais e locais para o ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental; - conhecer e vivenciar as tendências atuais nos métodos de Ensino de Ciências; - preparar um Projeto de Estágio em conjunto com a escola-campo de estágio, contemplando atividades de observação e apoio ao professor, de gestão de ensino e de análise de indicadores de desempenho escolar.
Os tipos de estágio na licenciatura. Documentos curriculares oficiais para o Ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental. Planejamento curricular da disciplina de Ciências da Natureza. Ensino de Ciências segundo abordagens temática e interdisciplinar. Elaboração e aplicação de um Projeto de Estágio.
- Os tipos de estágio na licenciatura; suas perspectivas e dificuldades; o que registrar nos estágios de observação; avaliação das atividades do estágio de observação e apoio. - Documentos curriculares oficiais para o Ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental. -Planejamento curricular da disciplina de Ciências da Natureza e aspectos a serem considerados na sua elaboração: diretrizes curriculares, formulação dos objetivos educacionais, modalidades didáticas possíveis, métodos de ensino e avaliação. - Ensino de Ciências segundo uma abordagem temática: o método dos três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento). Descrição Sintética do Plano de Estágio: Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada: I - Estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. 30h - Observação do ambiente escolar e da sala de aula - Infraestrutura da escola para o ensino de Ciências: laboratórios, salas ambientes, biblioteca, outros espaços de trabalho (horta, jardins, etc). - O ensino de Ciências nos quatros anos finais do e ensino fundamental: acompanhamento das aulas em salas dos quatro anos finais para observação dos recursos e estratégias de ensino e de avaliação utilizado pelo professor, as interações ocorrentes entre aluno-professor, aluno-aluno. - Atividades de extensão da escola - visitas a espaços não formais de ensino e viagens didáticas. 10h - Atividades didáticas de apoio ao professor - Em uma das salas de aula acompanhadas, oferecer auxílio ao professor na aplicação e correção de exercícios, auxílio ao aluno na resolução de exercícios em sala, auxílio ao professor na preparação e execução de atividades práticas em laboratório. 10h - Preparação para o apoio didático - Elaboração das atividades oferecidas na forma de apoio ao docente. II - Acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição. 10h - Observação da gestão escolar - Acompanhar atividades desenvolvidas na escola relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres. 20h - Atividades de reforço escolar - Oferecimento de atividades de reforço escolar na área de Ciências, individuais ou coletivas, sob demanda do professor de Ciências e/ou coordenador pedagógico. - Auxílio às atividades de reforço regularmente oferecidas pela escola relacionadas a Ciências, como Clubes de Ciências, grupos de estudo, pré-iniciação científica, entre outras. 20h - Redação do relatório do estágio - Preparo do relatório a partir dos registros feitos das atividades desenvolvidas na escola, elaborando uma análise crítica destas subsidiadas pelas discussões nas aulas da disciplina na universidade e pelas leituras dirigidas.
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