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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0643 - Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências I
Supervised Preservice Science Teaching I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Oferecer situações de ensino que permitam aos licenciandos: 
- conhecer as modalidades de estágio curricular e refletir sobre sua importância para a formação docente;
- conhecer e refletir sobre as propostas curriculares nacionais e locais para o ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental;
- conhecer e vivenciar as tendências atuais nos métodos de Ensino de Ciências;
- preparar um Projeto de Estágio em conjunto com a escola-campo de estágio, contemplando atividades de observação e apoio ao professor, de gestão de ensino e de análise de indicadores de desempenho escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501166 - Nelma Regina Segnini Bossolan
 
Programa Resumido
Os tipos de estágio na licenciatura. Documentos curriculares oficiais para o Ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental. Planejamento curricular da disciplina de Ciências da Natureza. Ensino de Ciências segundo abordagens temática e interdisciplinar. Elaboração e aplicação de um Projeto de Estágio.
 
 
 
Programa
- Os tipos de estágio na licenciatura; suas perspectivas e dificuldades; o que registrar nos estágios de observação; avaliação das atividades do estágio de observação e apoio.
- Documentos curriculares oficiais para o Ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental.
-Planejamento curricular da disciplina de Ciências da Natureza e aspectos a serem considerados na sua elaboração: diretrizes curriculares, formulação dos objetivos educacionais, modalidades didáticas possíveis, métodos de ensino e avaliação.
- Ensino de Ciências segundo uma abordagem temática: o método dos três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento).

Descrição Sintética do Plano de Estágio: 
Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior.
As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada:
I - Estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. 
30h - Observação do ambiente escolar e da sala de aula 
- Infraestrutura da escola para o ensino de Ciências: laboratórios, salas ambientes, biblioteca, outros espaços de trabalho (horta, jardins, etc).
- O ensino de Ciências nos quatros anos finais do e ensino fundamental: acompanhamento das aulas em salas dos quatro anos finais para observação dos recursos e estratégias de ensino e de avaliação utilizado pelo professor, as interações ocorrentes entre aluno-professor, aluno-aluno. 
- Atividades de extensão da escola - visitas a espaços não formais de ensino e viagens didáticas.
10h - Atividades didáticas de apoio ao professor
- Em uma das salas de aula acompanhadas, oferecer auxílio ao professor na aplicação e correção de exercícios, auxílio ao aluno na resolução de exercícios em sala, auxílio ao professor na preparação e execução de atividades práticas em laboratório.
10h - Preparação para o apoio didático 
- Elaboração das atividades oferecidas na forma de apoio ao docente.
II - Acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição.
10h - Observação da gestão escolar
- Acompanhar atividades desenvolvidas na escola relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres. 
20h - Atividades de reforço escolar
- Oferecimento de atividades de reforço escolar na área de Ciências, individuais ou coletivas, sob demanda do professor de Ciências e/ou coordenador pedagógico.
- Auxílio às atividades de reforço regularmente oferecidas pela escola relacionadas a Ciências, como Clubes de Ciências, grupos de estudo, pré-iniciação científica, entre outras.
20h - Redação do relatório do estágio
- Preparo do relatório a partir dos registros feitos das atividades desenvolvidas na escola, elaborando uma análise crítica destas subsidiadas pelas discussões nas aulas da disciplina na universidade e pelas leituras dirigidas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os licenciandos serão avaliados pelos seguintes instrumentos de avaliação: participação nas tutorias individuais ou coletivas oferecidas pelo professor da disciplina para acompanhamento e discussão do estágio realizado pelo aluno; estudos dirigidos individuais e coletivos; seminários para aprofundamento de temas; confecção de um relatório de estágio, abrangendo os itens previstos no Projeto de Estágio; apresentação oral sobre o estágio realizado para compartilhamento de experiências.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter prático da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
BENDEL, W.N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BORDENAVE, J. K. PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2006.
CARVALHO, A. M. P. VANNUCCHI, A. I. BARROS, M. A. GONÇALVES, M. E. R. REY, R. C. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. 199p.
CARVALHO, A.M.P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
LIBÂNEO, J. C., Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
NARDI, R. (Org.) Educação em Ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
PIETROCOLA, M. Linguagem e Estruturação do Pensamento na Ciência e no Ensino de Ciências. In: ______. (Org.). Filosofia,
Ciência e História. 1. ed. São Paulo: Discurso Editorial, 2005.
RUSSEL, M.K.; AIRASIAN, P.W. Avaliação em sala de aula. Porto Alegre: AMGH, 2014.
TRIVELATO, S.F.; SILVA, R.L.F. Ensino de Ciências. Coleção Ideias em ação. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
WEISSMANN, H. (org.). Didática das Ciências Naturais – contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998. 244p.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Bibliografia Básica Específica para o Estágio:
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
138p.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998. 436p.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB Inep, 193 p. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão. Brasília: MEC, 2016. 
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura (Coleção ideias em ação). Ed. Cengage Learning, 2013. 192p. 
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Ed. Cortez, 2002. 364p.
HAYDT, R. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ática, 1994. 159p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matrizes de referência para a avaliação SARESP: documento básico. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009.
NEHRING, C. M., SILVA, C. C., TRINDADE, J. A. D. O., PIETROCOLA, M., LEITE, R. C. M., & PINHEIRO, T. D. F. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 2(1), 88-105, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017.
NIEVES ALVAREZ, M. et al. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002. 184p
TOMAZELLO, M.G.C; SCHIEL, D. O Livro da Experimentoteca: Educação para Ciências da Natureza através de práticas experimentais. Piracicaba: VITAE/UNIMEP/USP, 2000. 213p.
 

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