Oferecer situações de ensino que permitam aos licenciandos: - conhecer, experimentar e avaliar diferentes recursos e materiais didáticos destinados ao ensino de Ciências da Natureza; - avaliar as possibilidades que espaços não formais (por exemplo, Museus e Centros de Ciências) podem oferecer como locais de ensino e aprendizagem de Ciências; - desenvolver o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula; - dar continuidade ao preparo do Projeto de Estágio em conjunto com a escola-campo de estágio, contemplando atividades de apoio ao professor e de regência de classes, de gestão de ensino e de análise de indicadores de desempenho escolar.
Material Didático em Ciências. O laboratório de Ciências. Ensino de Ciências em espaços não formais. Elaboração e aplicação de um Projeto de Estágio.
- Material Didático em Ciências: uso de modelos, jogos, programas de computador e outras mídias no ensino de Ciências. - O laboratório de Ciências: importância das atividades experimentais e algumas normas e materiais para a montagem de um laboratório escolar. - Ensino de Ciências em espaços não formais: o modelo da experiência interativa sobre a aprendizagem em museus. - Projeto de Estágio, descrito na tabela a seguir. Descrição Sintética do Plano de Estágio: Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada: I - 50 horas de estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior; Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. 20h - Atividades didáticas de apoio ao professor - Em uma das salas de aula acompanhadas no estágio de observação, oferecer auxílio ao professor na aplicação e correção de exercícios, auxílio ao aluno na resolução de exercícios em sala. 15h - Regência de classes - Ministrar aulas em um ou mais anos, com supervisão do professor da escola, para aplicação dos planos de aula elaborados nas aulas da universidade. 15h - Preparo da regência de classes - Análise dos planos de aula da regência de classes, conjuntamente com o professor da escola e a partir de suas demandas de temas e atividades. II - 50 horas dedicadas ao acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição. Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. 10h - Observação da gestão escolar - Acompanhar atividades desenvolvidas na escola relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres. 20h - Atividades de reforço escolar - Oferecimento de atividades de reforço escolar na área de Ciências, individuais ou coletivas, sob demanda do professor de Ciências e/ou coordenador pedagógico. - Auxílio às atividades de reforço regularmente oferecidas pela escola relacionadas a Ciências, como Clubes de Ciências, grupos de estudo, pré-iniciação científica, entre outras. 20h - Redação do relatório do estágio - Preparo do relatório a partir dos registros feitos das atividades desenvolvidas na escola, incluindo a regência de classes, elaborando uma análise crítica destas subsidiadas pelas discussões nas aulas da disciplina na universidade e pelas leituras dirigidas.
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