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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0644 - Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências II
Supervised Preservice Science Teaching II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 100 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Oferecer situações de ensino que permitam aos licenciandos:
- conhecer, experimentar e avaliar diferentes recursos e materiais didáticos destinados ao ensino de Ciências da Natureza;
- avaliar as possibilidades que espaços não formais (por exemplo, Museus e Centros de Ciências) podem oferecer como locais de ensino e aprendizagem de Ciências;
- desenvolver o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula;
- dar continuidade ao preparo do Projeto de Estágio em conjunto com a escola-campo de estágio, contemplando atividades de apoio ao professor e de regência de classes, de gestão de ensino e de análise de indicadores de desempenho escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501166 - Nelma Regina Segnini Bossolan
 
Programa Resumido
Material Didático em Ciências. O laboratório de Ciências. Ensino de Ciências em espaços não formais. Elaboração e aplicação de um Projeto de Estágio.
 
 
 
Programa
- Material Didático em Ciências: uso de modelos, jogos, programas de computador e outras mídias no ensino de Ciências.
- O laboratório de Ciências: importância das atividades experimentais e algumas normas e materiais para a montagem de um laboratório escolar.
- Ensino de Ciências em espaços não formais: o modelo da experiência interativa sobre a aprendizagem em museus.
- Projeto de Estágio, descrito na tabela a seguir.

Descrição Sintética do Plano de Estágio: 
Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior.
As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada:
I - 50 horas de estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior; Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior.
20h - Atividades didáticas de apoio ao professor
- Em uma das salas de aula acompanhadas no estágio de observação, oferecer auxílio ao professor na aplicação e correção de exercícios, auxílio ao aluno na resolução de exercícios em sala.
15h - Regência de classes
- Ministrar aulas em um ou mais anos, com supervisão do professor da escola, para aplicação dos planos de aula elaborados nas aulas da universidade.
15h - Preparo da regência de classes
- Análise dos planos de aula da regência de classes, conjuntamente com o professor da escola e a partir de suas demandas de temas e atividades.	 
II - 50 horas dedicadas ao acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição.	Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior.
10h - Observação da gestão escolar
- Acompanhar atividades desenvolvidas na escola relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres. 
20h - Atividades de reforço escolar
- Oferecimento de atividades de reforço escolar na área de Ciências, individuais ou coletivas, sob demanda do professor de Ciências e/ou coordenador pedagógico.
- Auxílio às atividades de reforço regularmente oferecidas pela escola relacionadas a Ciências, como Clubes de Ciências, grupos de estudo, pré-iniciação científica, entre outras.
20h - Redação do relatório do estágio
- Preparo do relatório a partir dos registros feitos das atividades desenvolvidas na escola, incluindo a regência de classes, elaborando uma análise crítica destas subsidiadas pelas discussões nas aulas da disciplina na universidade e pelas leituras dirigidas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os licenciandos serão avaliados pelos seguintes instrumentos de avaliação: participação nas tutorias individuais ou coletivas oferecidas pelo professor da disciplina para acompanhamento e discussão do estágio realizado pelo aluno; estudos dirigidos individuais e coletivos; seminários para aprofundamento de temas; confecção de um relatório de estágio, abrangendo os itens previstos no Projeto de Estágio; apresentação oral sobre o estágio realizado para compartilhamento de experiências.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter prático da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
BENDEL, W.N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
CARVALHO, A. M. P. VANNUCCHI, A. I. BARROS, M. A. GONÇALVES, M. E. R. REY, R. C. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. 199p.
FALK, J.H.; DIERKING, LD. Learning from museums: visitor experiences and the making of meaning. Lanham, DC: Altamira Press, 2000. 272p.
FALK, J.H.; DIERKING, L.D. The museum experience. Washington, D.C.: Whalesback Books, 1992. 205p.
FRACALANZA, H. MEGID NETO, J. (Orgs.). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006. 224p.
GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2003. 328p.
PAVÃO, A. C. (Coord.) Ciências: ensino fundamental. Coleção Explorando o Ensino. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010.
PAVÃO, A. C. FREITAS, D. (Orgs.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008. 332p.
QUEIROZ, S.L.; CABRAL, P.F.O. Estudos de caso no ensino de ciências naturais. São Carlos: ArtPoint Gráfica e Editora, 2016.
RUSSEL, M.K.; AIRASIAN, P.W. Avaliação em sala de aula. Porto Alegre: AMGH, 2014.
SCHIEL, D.; ORLANDI, A.S. Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC/Compacta Gráfica e Editora Ltda, 2009.
TRIVELATO, S.F.; SILVA, R.L.F. Ensino de Ciências. Coleção Ideias em ação. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Bibliografia Básica Específica para o Estágio:
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
138p.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998. 436p.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB Inep, 193 p. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão. Brasília: MEC, 2016.
CARVALHO, A.M.P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo:
Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura (Coleção ideias em ação). Ed. Cengage Learning, 2013. 192p. 
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Ed. Cortez, 2002. 364p.
HAYDT, R. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ática, 1994. 159p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012.152 p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matrizes de referência para a avaliação SARESP: documento básico. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017.
NIEVES ALVAREZ, M. et al. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002. 184p.
SCHIEL, D.; ORLANDI, A.S. (Orgs.) Ensino de Ciências por Investigação. São Carlos: CDCC. 2009. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/ maomassa/doc/ensinodeciencias/livro_enscien09.pdf. Acesso em 22/07/2018.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores e alunos do Ensino Básico.
Objetivos da atividade
Contribuir com práticas educativas de Ciências neste nível de ensino.
Descrição da atividade
Atividades de apoio ao professor voltadas para os alunos podendo contemplar por exemplo, monitoria, plantão de dúvidas, oficinas pedagógicas etc. Aplicação do plano de regência (elaborado sob supervisão do professor da escola e do docente da universidade).
Indicadores de avaliação da atividade
Aplicação de questionário junto ao público-alvo.

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