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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0645 - Panorama das Pesquisas na Área de Ensino de Ciências
Research in Science Education: an Overview of the Area

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Estudar trabalhos de pesquisas que enfatizam situações de ensino, tendo como base diferentes referenciais teóricos.
Proporcionar uma reflexão sobre o papel dos referenciais teóricos nas pesquisas em Ensino de Ciências.
Fornecer subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento dos aspectos metodológicos das pesquisas em Ensino de Ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1451711 - Marcelo Alves Barros
2501166 - Nelma Regina Segnini Bossolan
 
Programa Resumido
Contextualização das pesquisas sobre formação de professores de Ciências. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências. Perspectivas sócio-culturais e o estudo do discurso em sala de aula. Argumentação e discurso no ensino de Ciências. Crenças de professores de Ciências e relação com o saber. Subjetividade e ensino de Ciências.
 
 
 
Programa
Contextualização das pesquisas sobre formação de professores de Ciências. 
Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências. 
Perspectivas sócio-culturais e o estudo do discurso em sala de aula. 
Argumentação e discurso no ensino de Ciências. 
Crenças de professores de Ciências e relação com o saber. 
Subjetividade e ensino de Ciências. 

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de “Práticas como Componentes Curriculares articuladas com o Estágio Supervisionado de Ensino de Ciências, tais como: a) levantamento de concepções alternativas no contexto escolar para análise e proposição de estratégias de ensino (15h); b) mapeamento de crenças epistemológicas, didático-pedagógicas e motivacionais com grupo de professores em formação inicial e em serviço (15h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários.
Produções escritas (individuais ou coletivas).
Prova Escrita.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
O professor poderá solicitar ao aluno a realização de uma prova escrita e/ou produção de texto a partir de leitura dirigida e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
AMARAL, E. M. R.; SCOTT, P. H.; MORTIMER, E. F. Analisando relações entre aspectos epistemológicos e discursivos na sala de aula de Química. In: ENCONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO: REFLEXÕES PARA O ENSINO, 2., 2003. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2003.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Editora Vozes, 2009. p. 9-36.
BZUNECK, J. A. As crenças de auto-eficácia e o seu papel na motivação do aluno. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 2. ed. Editora Vozes, 2002. p. 116-133.
CANDELA, A. A construção discursiva de contextos argumentativos no ensino de Ciências. In: COLL, C.; EDWARDS, D. (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula – aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 143-169.
EDWARDS, D. Em direção a uma psicologia do discurso da educação em sala de aula. In: COLL, C.; EDWARDS, D. (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula – aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 47-74.
GARNIER, C., BEDNARZ, N.; ULANOVSKAYA, I. A aprendizagem como atividade coletiva: escolha e organização das atividades segundo as correntes soviéticas e sócio-construtivistas. In: ______. Após Vygotsky e Piaget. Perspectivas social e construtivista. Escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 207–222.
MERCER, N. As perspectivas sócio-culturais e o estudo do discurso em sala de aula. In: COLL, C.; EDWARDS, D. (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula – aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 13-28.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, 2003. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2015.
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. H. Atividade discursiva nas salas de aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, 2002. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2015.
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 1996. Disponível em: /http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID8/v1_n1_a2.pdf>. Acesso em: 21 set. 2015.
SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.) A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2006.
WELLS, G. Da adivinhação à previsão: discurso progressivo no ensino e na aprendizagem de Ciências. In: COLL, C.; EDWARDS, D. (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula – aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 107-142.
 

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