Os principais objetivos desta disciplina são estudar e analisar do ponto de vista histórico o processo de criação da Ciência moderna e aspectos da História da Astronomia da Antiguidade até o século XVII. Durante o curso serão também discutidas implicações didáticas da História da Ciência e como ela pode ser utilizada em situações de ensino e aprendizagem.
A História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. A passagem do mito à Filosofia e à Ciência: a origem do universo. Conceitos de Ciência: do conhecimento grego ao método experimental. Evolução da Astronomia.
- A História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências - A passagem do mito à Filosofia e à Ciência: a origem do universo - Conceitos de Ciência: do conhecimento grego ao método experimental - Evolução da Astronomia Atividades dirigidas para o desenvolvimento de “Práticas como Componentes Curriculares”, tais como: a) análise crítica de livros didáticos e propostas curriculares sobre a utilização da História da Ciência em sala de aula (15h); b) elaboração de plano de aula integrando conteúdos históricos e reflexões sobre a natureza da Ciência com aspectos didático-pedagógicos (15h).
BUTTERFIELD, H. As origens da Ciência moderna. Lisboa: Edições 70, 1992. COHEN, B. I. O nascimento de uma nova Física: de Copérnico a Newton. São Paulo: Edart, 1967. GALILEI, G. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Tradução de Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Discurso Editorial, 2001. HALL, A. R. A revolução na ciência, 1500-1750. Lisboa: Edições 70, 1992. KOYRÉ, A. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1987. MARTINS, L. A. C. P. A História da Ciência e o ensino de Biologia. Ciência & Ensino, Campinas, n. 5, p. 18-21, 1998. MARTINS, R. A. O Universo: teorias sobre sua origem e evolução. 5. ed. São Paulo: Moderna, 1997. MARTINS, R. A. Sobre o papel da História da Ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, São Paulo, n. 9, p. 3-5, 1990. MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Floranópolis, v. 12, n. 3. p.164-214, 1995. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2015. SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. Os grande erros da Ciência. ed. 6. São Paulo: Duetto Editorial, 2006. (Coleção História da Ciência.). SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Portal do professor. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html>. Acesso em: 22 jun. 2017. FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. Enfrentando obstáculos na transposição didática da História da Ciência para a sala de aula. In PEDUZZI, Luis; MARTINS, André; HIDALGO, Juliana (Orgs) "Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino", EdUFRN, 2012, ISBN: 978-85-7273-885-9. SILVA C. C.; PAGLIARINI, C. R. A natureza da ciência em livros didáticos de física. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba/PR. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Disponível: . Acesso em: 17/08/2009.