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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0652 - Estágio Supervisionado em Ensino de Física I
Supervised Preservice Physics Teaching I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Inserir o aluno no contexto escolar para o desenvolvimento de observações sobre o funcionamento do sistema escolar e do ensino de Física; 
Elaborar projetos de ensino de Física em escolas de Ensino Médio como prática docente; 
Elaborar, aplicar e avaliar mini-cursos, visitas monitoradas e oficinas de ensino de Física como momentos de iniciação profissional; 
Elaborar materiais didáticos e atividades de ensino de Física a partir dos resultados das pesquisas em ensino de Física e análise dos documentos curriculares oficiais de Física e indicadores de desempenho escolar dos alunos visando desenvolver o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula, incluindo atividades avaliativas de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua da aprendizagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1451711 - Marcelo Alves Barros
 
Programa Resumido
Tendências na pesquisa em ensino de Física. Competências e habilidades de um professor de Física. O ensino de Física nos documentos oficiais. A experimentação no ensino de Física. O livro didático no ensino de Física. História, Filosofia da Ciência e ensino de Física. As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Elementos para um planejamento pedagógico em Ensino de Física. Procedimentos para o desenvolvimento e acompanhamento das atividades de estágio. Métodos e práticas de avaliação em ensino de Física. Perspectivas e dificuldades do estágio na Licenciatura.
 
 
 
Programa
Tendências atuais das pesquisas em ensino de Física e a Formação de Professores; 
Competências e habilidades de um professor de Física no Brasil; 
O ensino de Física nos documentos oficiais; 
A experimentação no ensino de Física; 
O livro didático e outros materiais no ensino de Física; 
História, Filosofia da Ciência e ensino de Física; 
As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e o ensino de Física; 
Elementos para um planejamento pedagógico em ensino de Física; 
Procedimentos para o desenvolvimento e acompanhamento das atividades de estágio; 
Métodos e práticas de avaliação em ensino de Física; 
Perspectivas e dificuldades do estágio na licenciatura; tipos de estágio; o que registrar nos estágios de observação; avaliação das atividades do estágio de observação; 
Elaboração e aplicação de um plano de estágio em Física visando o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula, incluindo avaliação de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua; Elaboração de um Relatório Parcial. 
Abordagem interdisciplinar no ensino de Física.

Descrição Sintética do Plano de Estágio: 
Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior.
As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada:
I – 50 horas de estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;
20h – Observação do ambiente e do público da sala de aula:
- Infraestrutura da escola para ensinar especificamente Física – recursos nas salas de informática, laboratório, livros de Física e recursos didáticos disponíveis na escola;
- Extensão na escola – visita a espaços não formais de ensino, viagens, redondezas da escola, o “quanto” os alunos saem da escola como estratégia de contextualização do conteúdo;
Metodologia do professor –recursos e estratégias de ensino e de avaliação o professor utiliza para ensinar;
20h – atividades didáticas de apoio ao professor:
- Aplicação de listas de exercícios, experimentos e outras atividades de ensino solicitadas pelo professor e desenvolvidas pelos licenciandos com supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;
10h – Preparação para o apoio didático e redação do relatório do estágio
- Elaboração das atividades a serem desenvolvidas na forma de apoio ao docente considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio;
- Análise crítica do processo de aproximação com a escola a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.	

II – 50 horas dedicadas ao acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição.
25h – Observação da gestão escolar:
- Acompanhar e participar das atividades desenvolvidas na escola completando a carga horária de 15 horas e sendo elas: as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar;
- Análise crítica do processo de aproximação com a gestão escolar a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os sujeitos escolares e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
15h – Desenvolvimento de um minicurso de Física em um ambiente não formal:
- Oferecer um minicurso de Física para estudantes de diferentes escolas públicas da cidade considerando-se como conteúdos as principais dificuldades conceituais relatadas na literatura e pesquisadas junto às escolas participantes e como metodologia as estratégias didáticas inovadoras discutidas nas aulas teóricas de estágio na universidade e durante o curso como um todo;
10h – Preparação para o minicurso de Física e redação do relatório do estágio
- Elaboração das atividades a serem desenvolvidas no minicurso considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio;
- Análise crítica do processo de aproximação com o ensino, a aprendizagem e os alunos a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas, debates, pesquisas e seminários sobre conteúdo e metodologia de Física. Discussão da “Proposta Curricular de Física para o Ensino Médio”. Atividades Discentes: Leitura e análise de textos específicos, Leitura e interpretação da "Proposta Curricular de Física para o Ensino Médio" e dos indicadores de desempenho escolar. Preparação de seminários sobre conteúdos e metodologia de Física. Estágios de observação e de gestão de ensino em escolas de Ensino Médio, preferencialmente da rede pública de ensino.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter prático da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
ALONSO, S. M.; GIL-PEREZ, D.; MARTINEZ, J. T. Actividades de evaluation coherentes con una propuesta de enseñanza de la Fisica y la Quimica como investigación. Enseñanza de la Fisica 8(2): 1995. p. 5-20.
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ALONSO, S. et al. Concepciones espontaneas de los profesores de Ciencias sobre la evaluacion: obstaculos a superar y propuestas de replanteamiento. Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2,1992. p.18-37. ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das Ciências. São Paulo: Papirus, 1995.
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SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.) A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2006.
HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura (Coleção ideias em ação). Ed. Cengage Learning, 2013. 192p
PROGRAMA DE QUALIDADE DA ESCOLA. Boletim da Escola. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/
ÍDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb 
 

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