Inserir o aluno no contexto escolar para o desenvolvimento de atividades de gestão do ensino; Implementar projetos de ensino de Física em escola de Ensino Médio como prática docente; Testar materiais didáticos e atividades de ensino de Física durante as regências de aulas; Elaborar um Projeto de Estágio em conjunto com a(s) escola(s)-campo de estágio, contemplando indicadores de desempenho escolar, atividades de observação e gestão de ensino.
Elaboração e aplicação de um plano de ensino de Física para o Ensino Médio. Planejamento e regência de aulas. Avaliação das aulas de regência. Análise crítica do processo de elaboração e aplicação das atividades de gestão de ensino propostas.
Elaboração e aplicação de um plano de aulas de Física para o Ensino Médio: seleção de temas e preparação das aulas de regência previstas no estágio supervisionado; Atividades em sala de aula, planejamento e regência de aulas; Avaliação das aulas de regência: apresentação coletiva dos resultados alcançados; Análise crítica do processo de elaboração e aplicação das atividades de gestão de ensino propostas visando desenvolver o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula; Elaboração de um Relatório Final. Descrição Sintética do Plano de Estágio: Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada: I – 50 horas de estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior; 20h – atividades didáticas de apoio ao professor: - Aplicação de listas de exercícios, experimentos e outras atividades de ensino solicitadas pelo professor e desenvolvidas pelos licenciandos com supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior; 10h – Preparação para o apoio didático e redação do relatório do estágio - Elaboração das atividades a serem desenvolvidas na forma de apoio ao docente considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio; - Análise crítica do processo de aproximação com a escola a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional. 10h – Regência em sala de aula: - Ministrar aulas em diferentes turmas e séries do ensino com supervisão do professor da escola para aplicação dos planos de aula elaborados nas aulas da universidade para implementação das estratégias inovadoras de ensino. 10h – Preparação para a regência e redação do relatório do estágio - Preparação dos recursos didáticos necessários para a regência bem como realização de reuniões com o professor da escola para apresentação e discussão do plano de aula elaborado; - Análise crítica do processo de aproximação com a regência a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional. II – 50 horas dedicadas ao acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição. 10h – Observação da gestão escolar: - Acompanhar e participar das atividades desenvolvidas na escola relacionados ao final do ano letivo como conselho de escola e recuperação escolar; - Análise crítica do processo de aproximação com a gestão escolar a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os sujeitos escolares e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional. 30h – Desenvolvimento de um minicurso de Física em um ambiente não formal: - Oferecer a continuidade do minicurso de Física incluindo novos estudantes de diferentes escolas públicas da cidade considerando-se como conteúdos as principais dificuldades conceituais relatadas na literatura e pesquisadas junto às escolas participantes e como metodologia as estratégias didáticas inovadoras discutidas nas aulas teóricas de estágio na universidade e durante o curso como um todo; 10h – Preparação para o minicurso de Física e redação do relatório do estágio - Elaboração das atividades a serem desenvolvidas no minicurso considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio; - Análise crítica do processo de aproximação com o ensino, a aprendizagem e os alunos a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
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