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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0653 - Estágio Supervisionado em Ensino de Física II
Supervised Preservice Physics Teaching II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Inserir o aluno no contexto escolar para o desenvolvimento de atividades de gestão do ensino; 
Implementar projetos de ensino de Física em escola de Ensino Médio como prática docente; 
Testar materiais didáticos e atividades de ensino de Física durante as regências de aulas; 
Elaborar um Projeto de Estágio em conjunto com a(s) escola(s)-campo de estágio, contemplando indicadores de desempenho escolar, atividades de observação e gestão de ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1451711 - Marcelo Alves Barros
 
Programa Resumido
Elaboração e aplicação de um plano de ensino de Física para o Ensino Médio. Planejamento e regência de aulas. Avaliação das aulas de regência. Análise crítica do processo de elaboração e aplicação das atividades de gestão de ensino propostas.
 
 
 
Programa
Elaboração e aplicação de um plano de aulas de Física para o Ensino Médio: seleção de temas e preparação das aulas de regência previstas no estágio supervisionado; 
Atividades em sala de aula, planejamento e regência de aulas; 
Avaliação das aulas de regência: apresentação coletiva dos resultados alcançados; 
Análise crítica do processo de elaboração e aplicação das atividades de gestão de ensino propostas visando  desenvolver o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula; 
Elaboração de um Relatório Final.

Descrição Sintética do Plano de Estágio: 
Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior.
As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada:
I – 50 horas de estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;
20h – atividades didáticas de apoio ao professor:
- Aplicação de listas de exercícios, experimentos e outras atividades de ensino solicitadas pelo professor e desenvolvidas pelos licenciandos com supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;
10h – Preparação para o apoio didático e redação do relatório do estágio
- Elaboração das atividades a serem desenvolvidas na forma de apoio ao docente considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio;
- Análise crítica do processo de aproximação com a escola a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
10h – Regência em sala de aula:
- Ministrar aulas em diferentes turmas e séries do ensino com supervisão do professor da escola para aplicação dos planos de aula elaborados nas aulas da universidade para implementação das estratégias inovadoras de ensino.
10h – Preparação para a regência e redação do relatório do estágio
- Preparação dos recursos didáticos necessários para a regência bem como realização de reuniões com o professor da escola para apresentação e discussão do plano de aula elaborado;
- Análise crítica do processo de aproximação com a regência a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
II – 50 horas dedicadas ao acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição.
10h – Observação da gestão escolar:
- Acompanhar e participar das atividades desenvolvidas na escola relacionados ao final do ano letivo como conselho de escola e recuperação escolar;
- Análise crítica do processo de aproximação com a gestão escolar a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os sujeitos escolares e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
30h – Desenvolvimento de um minicurso de Física em um ambiente não formal:
- Oferecer a continuidade do minicurso de Física incluindo novos estudantes de diferentes escolas públicas da cidade considerando-se como conteúdos as principais dificuldades conceituais relatadas na literatura e pesquisadas junto às escolas participantes e como metodologia as estratégias didáticas inovadoras discutidas nas aulas teóricas de estágio na universidade e durante o curso como um todo;
10h – Preparação para o minicurso de Física e redação do relatório do estágio
- Elaboração das atividades a serem desenvolvidas no minicurso considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio;
- Análise crítica do processo de aproximação com o ensino, a aprendizagem e os alunos a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas, debates, pesquisas e seminários sobre conteúdo e metodologia de Física. Discussão da "Proposta Curricular de Física para o Ensino Médio" Atividades Discentes: Leitura e análise de textos específicos, Leitura e interpretação da “Proposta Curricular de Física para o Ensino Médio" e dos indicadores de desempenho escolar. Preparação de seminários sobre conteúdos e metodologia de Física. Estágios de observação e de gestão de ensino em escolas de Ensino Médio, preferencialmente da rede pública de ensino.
Critério
Os pesos atribuídos a cada instrumento de avaliação serão definidos no início das aulas.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter prático da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
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Bibliografia Básica Específica para o Estágio:
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HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura (Coleção ideias em ação). Ed. Cengage Learning, 2013. 192p
PROGRAMA DE QUALIDADE DA ESCOLA. Boletim da Escola. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/
ÍDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb
 

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