Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0675 - Química, Sociedade e Cotidiano
Chemistry, Society, and Everyday Life 

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo introduzir os estudantes na reflexão sobre as relações entre Química e sociedade. Fornecer aos alunos subsídios para a compreensão e análise das implicações sociais e ambientais relacionadas a processos químicos utilizados no sistema produtivo. Capacitar os alunos para a análise, planejamento, implementação e avaliação de projetos educacionais que visam promover a reflexão sobre o impacto da Química na sociedade.
Objetivos Específicos: 
Criar oportunidades para o aluno desenvolver sua capacidade de investigação e crítica, através do conhecimento, discussão e posicionamento diante de problemas relacionados ao impacto da Química na sociedade. Apresentar e fomentar discussões sobre projetos educacionais que visam promover a reflexão sobre o impacto da Química na sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3461417 - Ana Claudia Kasseboehmer
 
Programa Resumido
Temas sociais relativos à Ciência e à Tecnologia.
Problemáticas relacionadas à inserção da Química na sociedade moderna: saúde, alimentos, novos materiais, fontes de energia, ambiente, etc.
 
 
 
Programa
Temas sociais relativos à Ciência e à Tecnologia.
Problemáticas relacionadas à inserção da Química na sociedade moderna: saúde, alimentos, novos materiais, fontes de energia, ambiente, etc.

Atividades dirigidas para o desenvolvimento de "Práticas como Componentes Curriculares" envolvendo:  
Realizar uma visita a um espaço não formal, como feiras livres, supermercado, empresas, da cidade de São Carlos para levantar o potencial que aquele espaço possui para contextualizar um ou mais temas de Química ou fazer buscas em revistas de divulgação científica sobre temas atuais relacionados à Química, tendo em vista o desenvolvimento de materiais didáticos caracterizados como estudos de caso - 10 horas;
Desenvolver uma análise crítica do espaço não formal visitado, contendo sua descrição e conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais possíveis de serem trabalhados a partir do estudo desse local incluindo pesquisa bibliográfica ou desenvolver estudos de caso sobre questões sócio científicas - 10 horas;
Elaborar um plano de aula que inclua a visita ao espaço não formal escolhido e que contemple conteúdo do currículo de Química para a Educação Básica ou elaborar um plano de aula pautado no uso de estudos de caso na Educação Básica - 10 horas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões de textos, seminários e trabalho em grupo.
Critério
Provas escritas. Relatórios sobre os temas dos seminários, trabalhos de classe, exercícios e outras atividades propostas. Trabalhos em grupo.
Norma de Recuperação
Critério de aprovação: média final igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação: Média final + nota de recuperação = média aritmética igual ou superior a 5,0.
Época de realização da recuperação: até uma semana antes da data máxima para cadastro das notas no Sistema Júpiterweb, conforme o Calendário Escolar USP.
 
Bibliografia
     
EMSLEY, J. Moléculas em Exposição. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
GOLDEMBERG, J. Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. São Paulo: EDUSP, 1998.
LOUREIRO, C. (Org.). Sociedade e Meio Ambiente: a Educação Ambiental em Debate. São Paulo: Cortez, 2002.
LUFTI, M. Cotidiano e Educação em Química. Ijuí: Unijuí, 1998.
SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudos de Caso no Ensino de Química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2009.
STANITSKI, C. L.; EUBANKS, L. P.; MIDDLECAMP, C. H. et al. Chemistry in Context: Applying Chemistry to Society. 4th Edition, McGraw-Hill, 2003.
Artigos extraídos de periódicos sobre educação em Química, tais como: Química Nova na Escola, Journal of Chemical Education, The Chemical Educator, Education in Chemistry.
Artigos extraídos de revistas destinadas à divulgação científica, tais como: Pesquisa FAPESP, Ciência Hoje, Scientific American.
 

Clique para consultar os requisitos para SLC0675

Clique para consultar o oferecimento para SLC0675

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP