A disciplina tem como objetivo introduzir os estudantes na reflexão sobre as relações entre Química e sociedade. Fornecer aos alunos subsídios para a compreensão e análise das implicações sociais e ambientais relacionadas a processos químicos utilizados no sistema produtivo. Capacitar os alunos para a análise, planejamento, implementação e avaliação de projetos educacionais que visam promover a reflexão sobre o impacto da Química na sociedade. Objetivos Específicos: Criar oportunidades para o aluno desenvolver sua capacidade de investigação e crítica, através do conhecimento, discussão e posicionamento diante de problemas relacionados ao impacto da Química na sociedade. Apresentar e fomentar discussões sobre projetos educacionais que visam promover a reflexão sobre o impacto da Química na sociedade.
Temas sociais relativos à Ciência e à Tecnologia. Problemáticas relacionadas à inserção da Química na sociedade moderna: saúde, alimentos, novos materiais, fontes de energia, ambiente, etc.
Temas sociais relativos à Ciência e à Tecnologia. Problemáticas relacionadas à inserção da Química na sociedade moderna: saúde, alimentos, novos materiais, fontes de energia, ambiente, etc. Atividades dirigidas para o desenvolvimento de "Práticas como Componentes Curriculares" envolvendo: Realizar uma visita a um espaço não formal, como feiras livres, supermercado, empresas, da cidade de São Carlos para levantar o potencial que aquele espaço possui para contextualizar um ou mais temas de Química ou fazer buscas em revistas de divulgação científica sobre temas atuais relacionados à Química, tendo em vista o desenvolvimento de materiais didáticos caracterizados como estudos de caso - 10 horas; Desenvolver uma análise crítica do espaço não formal visitado, contendo sua descrição e conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais possíveis de serem trabalhados a partir do estudo desse local incluindo pesquisa bibliográfica ou desenvolver estudos de caso sobre questões sócio científicas - 10 horas; Elaborar um plano de aula que inclua a visita ao espaço não formal escolhido e que contemple conteúdo do currículo de Química para a Educação Básica ou elaborar um plano de aula pautado no uso de estudos de caso na Educação Básica - 10 horas.
EMSLEY, J. Moléculas em Exposição. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.GOLDEMBERG, J. Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. São Paulo: EDUSP, 1998.LOUREIRO, C. (Org.). Sociedade e Meio Ambiente: a Educação Ambiental em Debate. São Paulo: Cortez, 2002.LUFTI, M. Cotidiano e Educação em Química. Ijuí: Unijuí, 1998.SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudos de Caso no Ensino de Química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2009.STANITSKI, C. L.; EUBANKS, L. P.; MIDDLECAMP, C. H. et al. Chemistry in Context: Applying Chemistry to Society. 4th Edition, McGraw-Hill, 2003.Artigos extraídos de periódicos sobre educação em Química, tais como: Química Nova na Escola, Journal of Chemical Education, The Chemical Educator, Education in Chemistry.Artigos extraídos de revistas destinadas à divulgação científica, tais como: Pesquisa FAPESP, Ciência Hoje, Scientific American.