O programa e as atividades da disciplina Estágio Supervisionado para a Licenciatura têm como finalidade preparar o licenciando para o exercício do magistério em Química no Ensino Médio, visando: 1. Integrar o conteúdo específico da Química e a metodologia necessária para a implementação do mesmo nas escolas e para uma efetiva prática docente. 2. Analisar e refletir sobre estratégias para o ensino de Química. 3. Analisar os documentos curriculares oficiais de Química. 4. Vivenciar a realidade escolar por meio do estágio curricular supervisionado. 5. Planejar, executar e avaliar atividades variadas (observação, aulas, mini-cursos, monitorias) na escola sede do estágio e/ou no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC), de modo que os licenciandos possam exercitar a prática docente e, juntamente com a universidade, contribuir com o projeto pedagógico da escola para o ensino de Química. 6. Planejar e executar atividades avaliativas de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua. 7. Elaborar um Projeto de Estágio em conjunto com a(s) escola(s)-campo de estágio, contemplando indicadores de desempenho escolar, atividades de observação e gestão de ensino.
A disciplina visa promover a integração entre os conteúdos químicos e os pedagógicos e entre os trabalhos teóricos e as práticas nas escolas de nível médio visando desenvolver o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula. As atividades em aulas e em estágios pretendem levar os alunos, futuros professores, a estudarem tanto as condições determinantes da aprendizagem, do ensino e da produção de conhecimento químico em ambiente escolar como desenvolver, adaptar e avaliar material didático.
1. Importância e objetivos do ensino de Química no Ensino Médio. 2. Estratégias para o ensino de Química: indicadores de desempenho escolar, métodos de ensino, materiais didáticos de ensino de Química: livros, propostas curriculares nacionais e estadual, manuais de atividades experimentais, artigos de jornais e revistas, vídeos, softwares, etc. 3. Preparo e apresentação de aulas pelos licenciandos para discussão e avaliação pelos colegas e professor. 4. Análise e avaliação do estágio curricular supervisionado quanto à observação e gestão do ensino na escola campo, destacando aspectos de motivação e empenho da escola e do professor na execução do planejamento curricular. 5. Elaboração e aplicação de um plano de estágio em Química visando o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula, incluindo avaliação de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua. Descrição Sintética do Plano de Estágio: Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada: I – Estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior. 20h – Observação do ambiente e do público da sala de aula: - Infraestrutura da escola para ensinar especificamente Química – recursos nas salas de informática, laboratório ou vidrarias/reagentes de fácil acesso ao professor, livros de Química e recursos didáticos disponíveis na escola; - Extensão na escola – visita a espaços não formais de ensino, viagens, redondezas da escola, o “quanto” os alunos saem da escola como estratégia de contextualização do conteúdo; Metodologia do professor –recursos e estratégias de ensino e de avaliação o professor utiliza para ensinar; 20h – atividades didáticas de apoio ao professor: - Aplicação de listas de exercícios, experimentos e outras atividades de ensino solicitadas pelo professor e desenvolvidas pelos licenciandos com supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior; 10h – Preparação para o apoio didático e redação do relatório do estágio - Elaboração das atividades a serem desenvolvidas na forma de apoio ao docente considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio; - Análise crítica do processo de aproximação com a escola a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional. II – Acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição. 25h – Observação da gestão escolar: - Acompanhar e participar das atividades desenvolvidas na escola completando a carga horária de 15 horas e sendo elas: as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar; - Análise crítica do processo de aproximação com a gestão escolar a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os sujeitos escolares e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional. 15h – Desenvolvimento de um Clube de Química em um ambiente não formal: - Oferecer um Clube de Química para estudantes de diferentes escolas públicas da cidade considerando-se como conteúdos as principais dificuldades conceituais relatadas na literatura e pesquisadas junto às escolas participantes e como metodologia as estratégias didáticas inovadoras discutidas nas aulas teóricas de estágio na universidade e durante o curso como um todo; 10h – Preparação para o Clube de Química e redação do relatório do estágio - Elaboração das atividades a serem desenvolvidas no Clube considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio; - Análise crítica do processo de aproximação com o ensino, a aprendizagem e os alunos a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
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Lisboa: McGraw Hill, 1998. CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura (Coleção ideias em ação). Ed. Cengage Learning, 2013. 192p PROGRAMA DE QUALIDADE DA ESCOLA. Boletim da Escola. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/ ÍDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb