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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0677 - Estágio Supervisionado em Ensino de Química II
Supervised Preservice Chemistry Teaching II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O programa e as atividades da disciplina Estágio Supervisionado para a Licenciatura têm como finalidade preparar o licenciando para o exercício do magistério em Química no Ensino Médio, visando:
1. Integrar o conteúdo específico da Química e a metodologia necessária para a implementação do mesmo nas escolas e para uma efetiva prática docente. 
2. Reconhecer as principais características das pesquisas realizadas na área de Educação em Química. 
3. Analisar os documentos curriculares oficiais de Química.
4. Vivenciar a realidade escolar por meio do estágio curricular supervisionado.
5. Planejar, a executar e a avaliar de atividades variadas (observação, aulas, mini-cursos, monitorias) na escola sede do estágio e/ou no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC), de modo que os licenciandos possam exercitar a prática docente e, juntamente com a universidade, contribuir com o projeto pedagógico da escola para o ensino de Química. 
6. Planejar e executar, durante o estágio, atividades avaliativas de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua.
7. Discutir e integrar os meios computacionais tendo em vista o seu uso como   ferramentas de apoio à educação.
8. Elaborar um Projeto de Estágio em conjunto com a(s) escola(s)-campo de estágio, contemplando  indicadores de desempenho escolar, atividades de observação e gestão de ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3461417 - Ana Claudia Kasseboehmer
 
Programa Resumido
A disciplina visa promover a integração entre os conteúdos químicos e os pedagógicos e entre os trabalhos teóricos e as práticas nas escolas de nível médio. As atividades em aulas e em estágios pretendem levar os alunos, futuros professores, a estudarem tanto as condições determinantes da aprendizagem, do ensino e da produção de conhecimento químico em ambiente escolar como desenvolver, adaptar e avaliar material didático.
 
 
 
Programa
1. Estudo de alguns princípios norteadores da seleção e organização dos conteúdos no ensino médio de Química: a experimentação, a história e o cotidiano no ensino de Química; 
2. Concepções de Ciência e suas implicações para o ensino; Tendências educacionais no ensino de Química; 
3. Planejamento, elaboração e realização de aulas e mini-cursos nas escolas e/ou no CDCC-USP, tendo em vista critérios previamente adotados para a seleção dos conteúdos e indicadores de desempenho escolar; 
4. Análise e avaliação do estágio curricular supervisionado quanto à observação e gestão do ensino na escola, destacando aspectos de motivação e empenho da escola e do professor na execução do planejamento curricular. 
5. Elaboração e aplicação de um plano de estágio em Química visando o domínio da gestão do ensino e aprendizagem e aquisição de habilidades de dinâmica e manejo de sala de aula, incluindo avaliação de caráter progressivo e atividades de recuperação contínua.

Descrição Sintética do Plano de Estágio
Todas as atividades aqui descritas estarão sob supervisão do professor responsável pela classe e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior.
As atividades de estágio são distribuídas em dois blocos de 50 horas cada:
I – 50 horas de estágio na escola, em sala de aula, compreendendo o acompanhamento do efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, bem como vivenciando experiências de ensino, na presença e sob supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;
20h – atividades didáticas de apoio ao professor:
- Aplicação de listas de exercícios, experimentos e outras atividades de ensino solicitadas pelo professor e desenvolvidas pelos licenciandos com supervisão do professor responsável pela classe na qual o estágio está sendo cumprido e sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior;
10h – Preparação para o apoio didático e redação do relatório do estágio
- Elaboração das atividades a serem desenvolvidas na forma de apoio ao docente considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio;
- Análise crítica do processo de aproximação com a escola a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
10h – Regência em sala de aula:
- Ministrar aulas em diferentes turmas e séries do ensino com supervisão do professor da escola para aplicação dos planos de aula elaborados nas aulas da universidade para implementação das estratégias inovadoras de ensino.
10h – Preparação para a regência e redação do relatório do estágio
- Preparação dos recursos didáticos necessários para a regência bem como realização de reuniões com o professor da escola para apresentação e discussão do plano de aula elaborado;
- Análise crítica do processo de aproximação com a regência a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.

II – 50 horas dedicadas ao acompanhamento das atividades da gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, nelas incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da Instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional da educação responsável pelo estágio na escola, e, em outras áreas específicas, se for o caso, de acordo com o Projeto de Curso de formação docente da Instituição.	
10h – Observação da gestão escolar:
- Acompanhar e participar das atividades desenvolvidas na escola relacionados ao final do ano letivo como conselho de escola e recuperação escolar;
- Análise crítica do processo de aproximação com a gestão escolar a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os sujeitos escolares e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
30h – Desenvolvimento de um Clube de Química em um ambiente não formal:
- Oferecer a continuidade do Clube de Química incluindo novos estudantes de diferentes escolas públicas da cidade considerando-se como conteúdos as principais dificuldades conceituais relatadas na literatura e pesquisadas junto às escolas participantes e como metodologia as estratégias didáticas inovadoras discutidas nas aulas teóricas de estágio na universidade e durante o curso como um todo;
10h – Preparação para o Clube de Química e redação do relatório do estágio
- Elaboração das atividades a serem desenvolvidas no Clube considerando-se os aportes teóricos discutidos nas aulas teóricas de estágio;
- Análise crítica do processo de aproximação com o ensino, a aprendizagem e os alunos a partir da descrição das atividades desenvolvidas e discussão de sua contribuição para os alunos e para os próprios estagiários à luz da literatura educacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas, debates, pesquisas e seminários sobre conteúdo e metodologia de Química. Discussão da “Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio”. Atividades Discentes: Leitura e análise de textos específicos, Leitura e interpretação da “Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio" e dos indicadores de desempenho escolar. Preparação de seminários sobre conteúdos e metodologia de Química. Estágios de observação e de gestão de ensino em escolas de Ensino Médio, preferencialmente da rede pública de ensino.
Critério
Critério: no início das aulas o aluno será informado dos critérios adotados para aprovação na disciplina.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, NÃO SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO.
 
Bibliografia
     
ALONSO, S. M.; GIL-PEREZ, D.; MARTINEZ, J. T. Actividades de evaluation coherentes con una propuesta de enseñanza de la Fisica y la Quimica como investigación. Enseñanza de la fisica 8(2): 1995. p. 5-20.
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WEISSMANN, H. (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuição e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Artigos diversos dos seguintes periódicos: Investigações em Ensino de Ciências, Química Nova na Escola (Sociedade Brasileira de Química), Revista Ciência e Educação (UNESP/Bauru), Revista Ensaio (UFMG), Enseñanza de las Ciencias, Journal of Chemical Education the Chemical Educator.
Bibliografia Básica Específica para o Estágio:
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. GIL-PEREZ, D. Contribución de la Historia y de la Filosofia de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, 11 (2), 1993. p. 197-212. MACHADO, A. H. M. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: UNIJUÍ, 1999.
HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. São Paulo: Artmed, 1998.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de Ciências. São Paulo: Edusp, 2004.
HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura (Coleção ideias em ação). Ed. Cengage Learning, 2013. 192p
PROGRAMA DE QUALIDADE DA ESCOLA. Boletim da Escola. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/
ÍDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb 
 

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