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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0680 - Língua Brasileira de Sinais para Licenciatura
Brazilian Sign Language (LIBRAS) for Teachers

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar a aproximação dos falantes do português de uma língua viso-espacial usada pelas comunidades surdas (LIBRAS) e uma melhor comunicação entre surdos e ouvintes em todos os âmbitos da sociedade, e especialmente nos espaços educacionais, favorecendo ações de inclusão social oferecendo possibilidades para a quebra de barreiras linguísticas.
 
The aims of this discipline is to provide the approximation of Portuguese speakers to a spacial-visual (gestural)language used by deaf communities (LIBRAS, acronym in Portuguese of Brazilian Sign Language), and a better communication between deaf and hearing people in all spheres of society, and especially in educational settings, favoring actions of social inclusion and offering possibilities for breaking linguistic barriers.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
635818 - Cibelle Celestino Silva
 
Programa Resumido
Surdez e Linguagem; Papel social da língua brasileira de sinais (LIBRAS); LIBRAS no contexto da educação inclusiva bilíngue; Parâmetros formacionais dos sinais, uso do espaço, relações pronominais, verbos direcionais e de negação, classificadores e expressões faciais em LIBRAS; Ensino prático da LIBRAS.
 
Deafness and Language; Social role of Brazilian Sign Language (LIBRAS); LIBRAS in the context of inclusive bilingual education; Formational parameters of signs, use of space, pronominal relations, directional and negative verbs, classifiers and facial expressions; Practices on LIBRAS.
 
 
Programa
Surdez e Linguagem; Papel social da língua brasileira de sinais (LIBRAS); LIBRAS no contexto da educação inclusiva bilíngue; Parâmetros formacionais dos sinais, uso do espaço, relações pronominais, verbos direcionais e de negação, classificadores e expressões faciais em LIBRAS; Ensino prático da LIBRAS.
 
Deafness and Language; Social role of Brazilian Sign Language (LIBRAS); LIBRAS in the context of inclusive bilingual education; Formational parameters of signs, use of space, pronominal relations, directional and negative verbs, classifiers and facial expressions; Practices on LIBRAS.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas e práticas de exercícios.
Critério
Avaliação de práticas e exercícios individuais realizados com a finalidade de verificar a capacidade de operar com os diversos conceitos estudados, em nível introdutório da Língua Brasileira de Sinais.
Norma de Recuperação
Tendo em vista as características da disciplina. NÃO SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO.
 
Bibliografia
     
BÁSICA
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO- MEC. Decreto nº 5626 de 22/12/2005. Regulamenta a Lei nº 10436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e o art.18 da Lei nº 10098 de 19/12/2000. Sites
http://www.feneissp.org.br/
http://www.pucsp.br/derdic/
http://www.ecs.org.br/site/default.aspx
http://www.editora-arara-azul.com.br/
http://www.lsbvideo.com.br/
http://www.dicionariolibras.com.br/website/index.asp?novoserver1&start=1&endereco_site=
http://www.especial.futuro.usp.br/
http://tvbrasil.ebc.com.br/visual
http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial
http://www.blogvendovozes.blogspot.com/
http://www.libras.org.br/
http://sentidos.uol.com.br/canais/
http://www.acessasp.sp.gov.br
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
http://www.ines.gov.br/
http://www.fe.unicamp.br/dis/ges/
http://www.eusurdo.ufba.br/
http://www.vezdavoz.com.br/site/vez_da_voz.php
http://www.libraselegal.com.br/
http://www.prolibras.ufsc.br/
http://www.libras.ufsc.br/

COMPLEMENTAR
BERGAMASCHI, R.I e MARTINS, R.V.(Org.) Discursos Atuais sobre a surdez. La Salle, 1999.
BOTELHO, P. Segredos e Silêncios na Educação de Surdos. Autentica, 1998.
BRITO, L.F. Por uma gramática de Língua de Sinais. Tempo brasileiro, 1995.
CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua Brasileira de Sinais. Volume I: Sinais de A a L (Vol1, PP. 1-834). São Paulo: EDUSP, FABESP, Fundação Vitae, FENEIS, BRASIL TELECOM, 2001a.
CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua Brasileira de Sinais. Volume II: Sinais de M a Z (Vol2, PP. 835-1620). São Paulo: EDUSP, FABESP, Fundação Vitae, FENEIS, BRASIL TELECOM, 2001b. 91
FELIPE,T.A; MONTEIRO, M.S. LIBRAS em contexto: curso básico, livro do professor instrutor: Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC:SEESP, 2001.
FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
QUADROS, R.M. e KARNOPP, L.B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre. Artes Médicas, 2004.
LACERDA, C.B.F. e GOES, M.C.R. (org.). Surdez: Processos Educativos e Subjetividade. Lovise, 2000.
LODI, A.C.B. Uma leitura enunciativa da Língua Brasileira de Sinais: o gênero contos de fadas. São Paulo, v.20, n.2. p. 281-310, 2004.
MOURA, M.C. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Revinter e FAPESP, 2000.
MACHADO, P. A política educacional de integração/inclusão: um olhar do egresso surdo. Editora UFSC, 2008.
QUADROS, R.M. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.
SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da Educação Bilíngue para Surdos (vol I). Mediação,1999.
SÁ, N.R.L. Educação de Surdos: a caminho do bilinguismo, EDUF, 1999.
THOMA, A. e LOPES, M. A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
VASCONCELOS, S.P; SANTOS, F da S; SOUZA, G.R. LIBRAS: Língua de Sinais. Nível 1- AJA- Brasília: Programa Nacional de Direitos Humanos. Ministério da Justiça/ Secretaria de Estado dos Direitos Humanos CORDE.
BRASIL (2007). MEC. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva.
 

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