Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0327 - Filosofia da Educação Matemática
Philosophy of Mathematics Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Conhecer e analisar as posições filosóficas no âmbito da Educação Matemática. Analisar a filosofia da Matemática e da Educação Matemática, juntamente com suas possíveis relações.Objetivos específicos: analisar algumas filosofias da Educação; refletir sobre concepções de conhecimento e conhecimento Matemático; relacionar filosofias da Matemática com a Educação Matemática; perceber os aspectos filosóficos inerentes às práticas educativas; perceber ligações entre aspectos filosóficos, pedagógicos e didáticos do conhecimento matemático; entender e caracterizar a Filosofia Educação Matemática.
 
Understand and analyze the philosophical positions in the Mathematics Education. To analyze possible relationship between the philosophy of mathematics and mathematics education
 
 
Programa Resumido
Constituição e aspectos estruturantes da filosofia da Educação Matemática. Concepções de ensino e aprendizagem de matemática. Tendências em Educação Matemática.
 
Constitution and structure of the philosophy of mathematics education. Conceptions of teaching and learning of mathematics. Trends in Mathematics Education.
 
 
Programa
Concepções do modo como se processa a obtenção, produção do conhecimento matemático.Concepções do ensino-aprendizagem da Matemática. Propostas de inovações curriculares e as filosofias de Educação que as sustentam. Filosofia da Educação Matemática, tendo em vista a filosofia da Matemática. Tendências pedagógicas para o ensino e a aprendizagem da matemática, entre elas: a tendência formalista: clássica, a empírico ativista, a formalista-moderna, as tecnicistas e suas variações; a construtivista e a socioetnocultural.
 
Conceptions of how production occurs and mathematical knowledge
Conceptions of how occurs the obtaining and the production of mathematical knowledge. Conceptions of teaching and learning of mathematics. Proposals for curricular innovations and their respective philosophies of education. Philosophy of Mathematics Education considering their respective philosophy of mathematics. Pedagogical trends for the teaching and learning of mathematics: the formalist classical, the empirical activist, the formalist-modern, the technicist and its variations, the constructivist and the socioetnocultural.
 
 
Avaliação
     
Método
Estudo de texto, Seminários, Aulas expositivas dialogadas, Pesquisa com orientação do professor.
Critério
Avaliação por meio de provas escritas, trabalhos e seminários.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS; MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MSMF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
- APOLLINÁRIO, F. Método da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2006 Ano. (Cap.1: Visão geral da ciência; Cap.2: Evolução das idéias científica; Cap.3: Evolução das idéias científicas e Debates da ciência contemporânea). - BICUDO, M.Ap.V. Filosofia da Educação Matemática: concepções e movimentos. Brasília: Plano Editora, 2003.- BICUDO, M.A. & GARNICA, V.M. Filosofia da Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica , 2001.- - BICUDO, M.Ap.V. Filosofia da Educação Matemática: concepções e movimentos. Brasília: Plano Editora, 2003. -Clareto, S. M.; Detoni, A. R.; Paulo, R. M. (orgs). Filosofia, matemática e educação matemática: compreensões dialogadas.  Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010. p. 107-115. Kluth, V.S. & Anastácio, M.Q.A. Filosofia da Educação Matemática: Debates e Confluências.  São Paulo: Centauro Editora, 2009. p. 151-174.- MENEGHETTI, Renata C.G. (Org.) “Educação Matemática: vivências refletidas” – São Paulo: Centauro Editora, 2006, 160p. Meneghetti, R.C.G. Constituição do saber matemático: reflexões filosóficas e históricas. Londrina: EDUEL, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para SMA0327

Clique para consultar o oferecimento para SMA0327

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP