Conhecer e analisar as posições filosóficas no âmbito da Educação Matemática. Analisar a filosofia da Matemática e da Educação Matemática, juntamente com suas possíveis relações.Objetivos específicos: analisar algumas filosofias da Educação; refletir sobre concepções de conhecimento e conhecimento Matemático; relacionar filosofias da Matemática com a Educação Matemática; perceber os aspectos filosóficos inerentes às práticas educativas; perceber ligações entre aspectos filosóficos, pedagógicos e didáticos do conhecimento matemático; entender e caracterizar a Filosofia Educação Matemática.
Constituição e aspectos estruturantes da filosofia da Educação Matemática. Concepções de ensino e aprendizagem de matemática. Tendências em Educação Matemática.
Concepções do modo como se processa a obtenção, produção do conhecimento matemático.Concepções do ensino-aprendizagem da Matemática. Propostas de inovações curriculares e as filosofias de Educação que as sustentam. Filosofia da Educação Matemática, tendo em vista a filosofia da Matemática. Tendências pedagógicas para o ensino e a aprendizagem da matemática, entre elas: a tendência formalista: clássica, a empírico ativista, a formalista-moderna, as tecnicistas e suas variações; a construtivista e a socioetnocultural.
- APOLLINÁRIO, F. Método da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2006 Ano. (Cap.1: Visão geral da ciência; Cap.2: Evolução das idéias científica; Cap.3: Evolução das idéias científicas e Debates da ciência contemporânea). - BICUDO, M.Ap.V. Filosofia da Educação Matemática: concepções e movimentos. Brasília: Plano Editora, 2003.- BICUDO, M.A. & GARNICA, V.M. Filosofia da Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica , 2001.- - BICUDO, M.Ap.V. Filosofia da Educação Matemática: concepções e movimentos. Brasília: Plano Editora, 2003. -Clareto, S. M.; Detoni, A. R.; Paulo, R. M. (orgs). Filosofia, matemática e educação matemática: compreensões dialogadas. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010. p. 107-115. Kluth, V.S. & Anastácio, M.Q.A. Filosofia da Educação Matemática: Debates e Confluências. São Paulo: Centauro Editora, 2009. p. 151-174.- MENEGHETTI, Renata C.G. (Org.) “Educação Matemática: vivências refletidas” – São Paulo: Centauro Editora, 2006, 160p. Meneghetti, R.C.G. Constituição do saber matemático: reflexões filosóficas e históricas. Londrina: EDUEL, 2010.