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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0328 - Ensino de Matemática Por Múltiplas Mídias
Mathematics Teaching by Multiple Media

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao licenciando uma visão geral de múltiplas ferramentas de informação que podem ser usadas para o Ensino da Matemática, como o jornal, o vídeo, a TV, a internet e outros. Desenvolver a capacidade crítica no uso destas ferramentas, tendo em vista os aspectos pedagógicos que visam a aprendizagem significativa  dos conteúdos tratados por estes meios.
 
Provide the student with an overview of multiple tools that can be used for Mathematics Teaching, like the newspaper, video, TV, internet and others. Developing critical skills in using these tools in order to seek the pedagogical aspects of content treated by these mediums.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5520490 - Ma To Fu
 
Programa Resumido
Aprendizagem significativa. Avaliação contínua e as mídias. Jornal, TV, vídeo, internet, sistemas tutoriais, software educativo. A Teoria das Inteligências Múltiplas. Propostas oficiais do ensino e mídias. Experiências práticas com mídias.
 
Meaningful learning. Assessment and media. Multiple Tools.. Theory of Multiple Intelligences. Practical experiences with media.
 
 
Programa
Atividades diversificadas de ensino e a aprendizagem significativa. Atividades através das várias mídias como forma de avaliação contínua e promoção da integração dos alunos. As várias mídias para o ensino da matemática: jornal, TV, vídeo, internet, sistemas tutoriais, softwares educativos e outros. As várias mídias e a Teoria das Inteligências Múltiplas. As várias mídias e as propostas oficiais de ensino da Matemática. Experiências para a utilização dessas mídias no Ensino da Matemática. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina .As Práticas como Componentes Curriculares (PCC) compreendem as seguintes atividades: - Discussões sobre as recomendações de uso das TIC´s presentes nos documentos oficiais de ensino de Matemática  e Planejamento e desenvolvimento de experiências para a utilização dessas mídias no ensino da Matemática (5h). - Práticas com uso de ambientes virtuais de aprendizagem (A.V.A.), de planilhas eletrônicas, editores de texto e software de geometria dinâmica e/ou outros para o ensino de Matemática (5h).
 
Meaningful learning. Continuous Assessment and media. Newspapers, TV, video, internet, Blog, webquest, educational software: Winplot, Geogebra, Wingeom, Animator. Theory of Multiple Intelligences. Practical experiences with media. Using different languages by means of information and communication technologies in the educational environment aimed at producing knowledge that make reading and writing texts related to the discipline.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas para a introdução e síntese de conteúdos. Problematização das leituras indicadas. Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas brasileiras e o exame de diversos materiais.
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno: elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Seminários referentes aos textos base. Utilização de recursos das TICs para elaboração dos trabalhos, que deverão contemplar as qualidades textuais. Prova dissertativa e/ou Relatório da Disciplina a critério do professor. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS;
MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MS
MF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
Livros Textos: 
·BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001. ·RODRIGUES, C.I. & Rezende, E.Q.F. Cabri-Géomètre e a geometria plana. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1999. ·BALDIN, Y, LOBOS, G. Atividades com Cabri-Géomètre II para Cursos de Licenciatura em Matemática e Professores do Ensino Fundamental e Médio. São Carlos, SP: Editora da UFSCar, 2002.
 Complementares: 
·PARRA, N. Instrução Individualizada. In Parra, N. (org.). Didática para a escola de 1o e 2o graus. 1987, p.77-92. ·GARDNER, H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. ·CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 1o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a. edição, São Paulo, 1986. ·CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 2o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a. edição, São Paulo, 1991 ·RAMAL, A.C. Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem, Artmed Editora, 2002. ·PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1980. ·MENDES, M.D.C., NUNES, M.G.V. & TURINE, M.A.S. A tutoring system for discovering plane geometry using TANGRAN. International Symposium on Maths Science Education and Technology, San Diego, CA USA, july 21-23, 1994, p. 109-113. - Banco Internacional de Objetos Educacionais Virtuais. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br. Acessado em 14/03/2014. – BRASIL (Pais). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. BRASIL. (Pais)Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2012.72 p. Disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/783.pdf. Acessado em 24/03/2019. São Paulo (estado) Secretaria da Educação. Currículo+. Recursos digitais articulados com o Currículo de São Paulo. Disponível em http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/. Acessado em 23/03/2019. Recursos pedagógicos: Softwares https://www.geogebra.org/, Régua e Compasso http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/car/index.html, recursos do google drive: planilhas compartilhamento, uso da nuvem, formulários, etc.
 

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