Proporcionar ao licenciando uma visão geral de múltiplas ferramentas de informação que podem ser usadas para o Ensino da Matemática, como o jornal, o vídeo, a TV, a internet e outros. Desenvolver a capacidade crítica no uso destas ferramentas, tendo em vista os aspectos pedagógicos que visam a aprendizagem significativa dos conteúdos tratados por estes meios.
Aprendizagem significativa. Avaliação contínua e as mídias. Jornal, TV, vídeo, internet, sistemas tutoriais, software educativo. A Teoria das Inteligências Múltiplas. Propostas oficiais do ensino e mídias. Experiências práticas com mídias.
Atividades diversificadas de ensino e a aprendizagem significativa. Atividades através das várias mídias como forma de avaliação contínua e promoção da integração dos alunos. As várias mídias para o ensino da matemática: jornal, TV, vídeo, internet, sistemas tutoriais, softwares educativos e outros. As várias mídias e a Teoria das Inteligências Múltiplas. As várias mídias e as propostas oficiais de ensino da Matemática. Experiências para a utilização dessas mídias no Ensino da Matemática. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina .As Práticas como Componentes Curriculares (PCC) compreendem as seguintes atividades: - Discussões sobre as recomendações de uso das TIC´s presentes nos documentos oficiais de ensino de Matemática e Planejamento e desenvolvimento de experiências para a utilização dessas mídias no ensino da Matemática (5h). - Práticas com uso de ambientes virtuais de aprendizagem (A.V.A.), de planilhas eletrônicas, editores de texto e software de geometria dinâmica e/ou outros para o ensino de Matemática (5h).
Livros Textos: ·BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001. ·RODRIGUES, C.I. & Rezende, E.Q.F. Cabri-Géomètre e a geometria plana. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1999. ·BALDIN, Y, LOBOS, G. Atividades com Cabri-Géomètre II para Cursos de Licenciatura em Matemática e Professores do Ensino Fundamental e Médio. São Carlos, SP: Editora da UFSCar, 2002. Complementares: ·PARRA, N. Instrução Individualizada. In Parra, N. (org.). Didática para a escola de 1o e 2o graus. 1987, p.77-92. ·GARDNER, H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. ·CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 1o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a. edição, São Paulo, 1986. ·CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 2o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a. edição, São Paulo, 1991 ·RAMAL, A.C. Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem, Artmed Editora, 2002. ·PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1980. ·MENDES, M.D.C., NUNES, M.G.V. & TURINE, M.A.S. A tutoring system for discovering plane geometry using TANGRAN. International Symposium on Maths Science Education and Technology, San Diego, CA USA, july 21-23, 1994, p. 109-113. - Banco Internacional de Objetos Educacionais Virtuais. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br. Acessado em 14/03/2014. – BRASIL (Pais). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. BRASIL. (Pais)Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2012.72 p. Disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/783.pdf. Acessado em 24/03/2019. São Paulo (estado) Secretaria da Educação. Currículo+. Recursos digitais articulados com o Currículo de São Paulo. Disponível em http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/. Acessado em 23/03/2019. Recursos pedagógicos: Softwares https://www.geogebra.org/, Régua e Compasso http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/car/index.html, recursos do google drive: planilhas compartilhamento, uso da nuvem, formulários, etc.