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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0337 - Análise Crítica de Livros Didáticos
Criticism and Analysis of Mathematics Textbooks

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Com esta disciplina pretende-se levar o aluno a um exame da literatura  disponível, com primazia para textos nacionais, relativa aos ensinos fundamental e médio, incluindo-se textos paradidáticos. Este exame deve se revestir de um caráter crítico, capaz de propiciar a avaliação das qualidades de um determinado texto em exame.
 
This course aims to bring students to an examination of the available literature, mainly to national texts concerning middle and high school, including textbooks. This examination must take a critical character, capable of assessing the qualities of a particular text in question.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5520490 - Ma To Fu
 
Programa Resumido
A literatura do Ensino Fundamental e Médio. A influência da Matemática Moderna e de outras tendências no ensino de matemática brasileiro. Conteúdo e linguagem dos livros didáticos. Livros paradidáticos.
 
Literature of the middle and high school. Influence of Modern Mathematics. Content and language of textbooks. Integrated Projects.
 
 
Programa
Análise da literatura do Ensino Fundamental e Médio em Matemática. A influência da Matemática Moderna nos textos didáticos e de outras tendências no ensino de matemática brasileiro. Apreciação dos textos quanto à adequação de conteúdo e linguagem. Apreciação de textos paradidáticos. A utilização de textos paradidáticos no ensino de Matemática nos níveis Fundamental e Médio. Práticas de análise e escolha de livros didáticos, seu uso na sala de aula e sua interação com outros recursos pedagógicos. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. As Práticas como Componentes Curriculares (PCC), sempre relacionadas às discussões e leituras realizadas e articulando os conhecimentos teóricos, compreendem as seguintes atividades: - Análise de textos didáticos de diversas épocas quanto à adequação de conteúdo e linguagem, e em relação ao cumprimento das diretrizes propostas nos documentos oficiais de ensino de Matemática (25h).- Apreciação de textos paradidáticos quanto à linguagem, conteúdo e possibilidades pedagógicas na atualidade (15H). 

Atividade de extensão: Debater com os professores da escola sobre a escolha do livro didático e o uso de livros paradidáticos com base nos estudos realizados em sala de aula. Isto poderá ser feito através da realização de uma roda de conversa com os professores ou por meio do desenvolvimento de oficina pedagógica para professores de matemática da educação básica. (20h)
 
Literature of the middle and high school. Influence of Modern Mathematics. Content and language of textbooks. Integrated Projects. Using different languages by means of information and communication technologies in the educational environment aimed at producing knowledge that make reading and writing texts related to the discipline.
 
 
Avaliação
     
Método
Sem metodo
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno: elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Seminários referentes aos textos base. Utilização de recursos das TICs para elaboração dos trabalhos, que deverão contemplar as qualidades textuais. Prova dissertativa e/ou Relatório da Disciplina a critério do professor. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS;
MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MS
MF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
Livros-Textos:
-Brasil (país). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guias de Livro Didático. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld. Acessado em 21/6/2017.
• FREITAG, B. et al. O livro didático em questão, 3ª ed., S. Paulo: Cortez,1997.
• MIORIM, M.A. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.
Brasil (país). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guias de Livro Didático. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld. Acessado em 21/6/2017.
- FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil, revista Zetiké, ano 3, n.4, 1995.
- MIORIM, M. A.. Teorema de Pitágoras Em Livros Didáticos. Revista de Educação Matemática - SBEM/SP, São José do Rio Preto - SP, v. 6, n.4, p. 5-14, 1998.


Complementares:
• ALMEIDA, F. C Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?. Dissertação de Mestrado. Bauru: UNESP, 2007. Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bba/33004056079P0/2007/almeida_fc_me_bauru.pdf
• BIANCHI, M. I. Uma reflexão sobre a presença da história da Matemática nos livros didáticos. Dissertação de Mestrado. Rio Claro: UNESP, 2006.  Disponível em: http://www.bibliotecadigital/document/?did=4676
• BORGES, A J. Polinômios no Ensino Médio: uma investigação em livros didáticos. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de matemática). São Paulo: PUC, 2007  Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4891.
-CASSIANO, Célia C F (2005) Reconfiguração do mercado editorial brasileiro de livros didáticos no início do século XXI: histórias das principais editoras e suas práticas comerciais. I Em Questão, Porto Alegre, v11, n. 2, p. 281-312, jul./dez.. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/issue/view/6
• CARLOVICH, M. A Geometria dedutiva em livros didáticos das escolas públicas do Estado de São Paulo para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação matemática). São Paulo: PUC, 2005. Disponível em:
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993
-CARVALHO, J. B. P. de. Políticas Públicas e o Livro Didático de Matemática.  Bolema, Rio Claro, ano21, n.29, p.1-11, abr.2008.
• CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, pp.549-66, set/dez.2004.
• Coleção de Livros Didáticos de Matemática do Laboratório de Ensino de Matemática do ICMC-USP.
• Costa, R. A. A passagem da numeração romana para indo-arábica no ocidente em livros didáticos de matemática. Dissertação (mestrado). MG: CEFET, 2009. Disponível em:  
http://www.et.cefetmg.br/permalink/3f6842e9-14ce-11df-b95f-00188be4f822.pdf
-DALCIN, A.. (2007) Um Olhar sobre o Paradidático de Matemática. Zetetike (UNICAMP), v. 15, p. 25-36,. Disponível em
 http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2418. Acessado em 19/02/2014. 
• IMENES, L. M. e LELLIS, M. LD, Porcentagem Proporcionalidade: uma Crítica da Crítica. Bolema 24. 
• LIMA, E.L. Exame de Textos, Rio de Janeiro, SBM-VITAE, IMPA on line, 2002.
• Oliveira, P. I. F. A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de Matemática do ensino médio. Dissertação (MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA). Porto Alegre: PUC-RS, 2006. Disponível em:
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=229	
• PRADO, E. P. A. Os textos impressos para o ensino dos números inteiros na visão de licenciandos em matemática . Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2008. Disponível em : http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000439869&fd=y
• RUGGIERO, M. A. e BASSO, I. S. A Matemática no Livro Didático: uma reflexão crítica na perspectiva histórico – cultural. Bolema 20. 
• SANTOS, A.C. A trajetória da educação matemática brasileira: um olhar por meio dos livros didáticos “matemática” (1982) e “matemática e realidade” (2005). Dissertação (Mestrado em Educação). Uberlândia: UFU, 2008. Disponível em: 
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp089350.pdf
• SILVA, H. A. Análise da abordagem de função adotada em LD de Matemática da Educação Básica. Dissertação de Mestrado (profissionalizante). São Paulo: PUC/SP, 2007. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5679
• VIEIRA, G. M. Estratégias de contextualização por livros didáticos de Matemática para os ciclos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Minas Gerais: UFMG, 2004.
 

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