Com esta disciplina pretende-se levar o aluno a um exame da literatura disponível, com primazia para textos nacionais, relativa aos ensinos fundamental e médio, incluindo-se textos paradidáticos. Este exame deve se revestir de um caráter crítico, capaz de propiciar a avaliação das qualidades de um determinado texto em exame.
A literatura do Ensino Fundamental e Médio. A influência da Matemática Moderna e de outras tendências no ensino de matemática brasileiro. Conteúdo e linguagem dos livros didáticos. Livros paradidáticos.
Análise da literatura do Ensino Fundamental e Médio em Matemática. A influência da Matemática Moderna nos textos didáticos e de outras tendências no ensino de matemática brasileiro. Apreciação dos textos quanto à adequação de conteúdo e linguagem. Apreciação de textos paradidáticos. A utilização de textos paradidáticos no ensino de Matemática nos níveis Fundamental e Médio. Práticas de análise e escolha de livros didáticos, seu uso na sala de aula e sua interação com outros recursos pedagógicos. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. As Práticas como Componentes Curriculares (PCC), sempre relacionadas às discussões e leituras realizadas e articulando os conhecimentos teóricos, compreendem as seguintes atividades: - Análise de textos didáticos de diversas épocas quanto à adequação de conteúdo e linguagem, e em relação ao cumprimento das diretrizes propostas nos documentos oficiais de ensino de Matemática (25h).- Apreciação de textos paradidáticos quanto à linguagem, conteúdo e possibilidades pedagógicas na atualidade (15H).
Livros-Textos: -Brasil (país). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guias de Livro Didático. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld. Acessado em 21/6/2017. • FREITAG, B. et al. O livro didático em questão, 3ª ed., S. Paulo: Cortez,1997. • MIORIM, M.A. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998. Brasil (país). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guias de Livro Didático. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld. Acessado em 21/6/2017. - FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil, revista Zetiké, ano 3, n.4, 1995. - MIORIM, M. A.. Teorema de Pitágoras Em Livros Didáticos. Revista de Educação Matemática - SBEM/SP, São José do Rio Preto - SP, v. 6, n.4, p. 5-14, 1998. Complementares: • ALMEIDA, F. C Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?. Dissertação de Mestrado. Bauru: UNESP, 2007. Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bba/33004056079P0/2007/almeida_fc_me_bauru.pdf • BIANCHI, M. I. Uma reflexão sobre a presença da história da Matemática nos livros didáticos. Dissertação de Mestrado. Rio Claro: UNESP, 2006. Disponível em: http://www.bibliotecadigital/document/?did=4676 • BORGES, A J. Polinômios no Ensino Médio: uma investigação em livros didáticos. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de matemática). São Paulo: PUC, 2007 Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4891. -CASSIANO, Célia C F (2005) Reconfiguração do mercado editorial brasileiro de livros didáticos no início do século XXI: histórias das principais editoras e suas práticas comerciais. I Em Questão, Porto Alegre, v11, n. 2, p. 281-312, jul./dez.. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/issue/view/6 • CARLOVICH, M. A Geometria dedutiva em livros didáticos das escolas públicas do Estado de São Paulo para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação matemática). São Paulo: PUC, 2005. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993 -CARVALHO, J. B. P. de. Políticas Públicas e o Livro Didático de Matemática. Bolema, Rio Claro, ano21, n.29, p.1-11, abr.2008. • CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, pp.549-66, set/dez.2004. • Coleção de Livros Didáticos de Matemática do Laboratório de Ensino de Matemática do ICMC-USP. • Costa, R. A. A passagem da numeração romana para indo-arábica no ocidente em livros didáticos de matemática. Dissertação (mestrado). MG: CEFET, 2009. Disponível em: http://www.et.cefetmg.br/permalink/3f6842e9-14ce-11df-b95f-00188be4f822.pdf -DALCIN, A.. (2007) Um Olhar sobre o Paradidático de Matemática. Zetetike (UNICAMP), v. 15, p. 25-36,. Disponível em http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2418. Acessado em 19/02/2014. • IMENES, L. M. e LELLIS, M. LD, Porcentagem Proporcionalidade: uma Crítica da Crítica. Bolema 24. • LIMA, E.L. Exame de Textos, Rio de Janeiro, SBM-VITAE, IMPA on line, 2002. • Oliveira, P. I. F. A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de Matemática do ensino médio. Dissertação (MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA). Porto Alegre: PUC-RS, 2006. Disponível em: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=229 • PRADO, E. P. A. Os textos impressos para o ensino dos números inteiros na visão de licenciandos em matemática . Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2008. Disponível em : http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000439869&fd=y • RUGGIERO, M. A. e BASSO, I. S. A Matemática no Livro Didático: uma reflexão crítica na perspectiva histórico – cultural. Bolema 20. • SANTOS, A.C. A trajetória da educação matemática brasileira: um olhar por meio dos livros didáticos “matemática” (1982) e “matemática e realidade” (2005). Dissertação (Mestrado em Educação). Uberlândia: UFU, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp089350.pdf • SILVA, H. A. Análise da abordagem de função adotada em LD de Matemática da Educação Básica. Dissertação de Mestrado (profissionalizante). São Paulo: PUC/SP, 2007. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5679 • VIEIRA, G. M. Estratégias de contextualização por livros didáticos de Matemática para os ciclos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Minas Gerais: UFMG, 2004.