Propiciar condições para a compreensão da estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio como elemento de reflexão sobre a realidade escolar brasileira, incluindo a inserção do licenciando nesta realidade, como condição para sua formação prática.
Sistema escolar brasileiro. Estrutura administrativa e didática. Leis e constituições (do ensino brasileiro).
A educação no Brasil. O sistema escolar brasileiro. A estrutura administrativa do ensino. A estrutura didática do ensino. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio e suas relações com a prática docente. Inserção (na) e reflexão sobre a realidade escolar brasileira. Mudanças e problemas atuais sobre o ensino. O Ensino na Constituição Brasileira. Estudo da LDB (9394/96). Relações dos documentos oficiais de ensino com as práticas cotidianas do professor e sobre como o conhecimento desses documentos pode ser usado para transformar as aulas de Matemática. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. As Práticas como Componentes Curriculares (PCC), sempre relacionadas às discussões e leituras realizadas e articulando os conhecimentos teóricos, compreendem as seguintes atividades: Discussões sobre a compreensão da estrutura e funcionamento dos Ensinos Fundamental e Médio na realidade escolar brasileira, estadual e local, seus atores e suas relações com as comunidades usuárias da escola e do entorno (10h). - Trabalhos práticos envolvendo a reflexão sobre os atuais documentos oficiais de ensino, assim como seus reflexos na sala de aula (10h). - Entrevistas com professores, coordenadores e/ou diretores escolares a respeito de suas percepções sobre os documentos oficiais e a atual organização e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem, em níveis municipal, estadual e nacional (10h). Estudo de um caso proposto a partir de um filme ou outra mídia relacionando-o com as reflexões da disciplina (10h). - Viagens didáticas em escolas que mantêm experiências organizacionais e metodológicas diferenciadas, institutos ou museus ligados ao Ensino Básico (10h).
Livros-textos: • BARRETTO, Elba S. de Sá e SOUSA, Sandra Z. (2004). Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Disponível em http://redalyc.uaemex.mx/pdf/298/29830103.pdf. Acessado em 22/07/2010. • BRASIL, (pais) Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica, Resolução Nº 2, De 30 de Janeiro de 2012, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2012-pdf/9917-rceb002-12-.1. Acessado em 05/02/2018. • BRASIL (pais) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Disponível em 10/02/2018.http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=15548&Itemid=. Acessado em 03/01/2016. •BRASIL (pais) Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Plano Nacional da Educação. 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