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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0339 - Didática
Didactics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Desenvolver, junto aos licenciandos, uma postura crítico-reflexiva em relação ao ensino,  bem como competências básicas que os habilitem a planejar, organizar, orientar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
Promover uma análise das reais condições das escolas brasileiras e buscar formas de atuação simples e efetivas, de maneira a motivar o aprendizado e a formação plena do aluno, no exercício de sua cidadania e no conhecimento de sua personalidade
 
The main aim of this discipline is to provide future mathematics teachers a critical reflexive attitude in teaching, as well as basic competencies to plan, organize, guide and evaluate the teaching-learning process. It also intends to promote an analysis of the real conditions at Brazilian schools to support effective teaching and learning, and to promote the development of citizenship and the students personalities.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5520490 - Ma To Fu
 
Programa Resumido
Método de Ensino. Planejamento. Avaliação das atividades didáticas. Utilização de recursos tecnológicos
 
Relations between Philosophy, Education, Pedagogy and Didactics. The teaching methods. Planning and evaluating teaching and learning. Ethics and citizenship in pedagogical practices. New technological resources and the pedagogical practice. Integrated projects. Visiting and practical work at schools.
 
 
Programa
Relações entre Filosofia, Educação, Pedagogia e Didática. Os métodos de ensino: as várias abordagens do processo sob o ponto de vista didático. Planejamento (plano da escola, plano de ensino e plano de aula). Avaliação das atividades didáticas (avaliação classificatória e avaliação formativa, auto-avaliação). Ética e cidadania no exercício pedagógico e suas relações com a didática. Novos recursos tecnológicos e sua influência sobre o "fazer pedagógico". Observação e intervenção na prática escolar para a aproximação dos conteúdos anteriores com a prática docente e suas possibilidades de mudança. Projetos integrados que visem o estudo da relação teoria-prática, com propostas de planejamento e avaliação, reflexões e narrativas, sobre situações a serem (ou já) vivenciadas em salas de aula da Escola Básica.
 
Relations between Philosophy, Education, Pedagogy and Didactics. The teaching methods. Planning and evaluating teaching and learning. Ethics and citizenship in pedagogical practices. New technological resources and the pedagogical practice. Integrated projects.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões orientadas e seminários. Leituras recomendadas, pesquisa bibliográfica. Acompanhamento e pesquisa da prática escolar .
Critério
Avaliação por meio de provas escritas, trabalhos e seminários.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS;
MF = (MS + MR) / 2 se MR 10 - MS
MF = MS se MR 5.
 
Bibliografia
     
Livros-Textos: 
• CANDAU, V.M. (org.) A Didática em questão. 8ed., Petrópolis: Vozes, 1989 
• HAYDT, R.C.C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 1994. 
• LIBANEO, J.C., Didática. São Paulo: Cortez, 1991. 
• LUCKESI, C.C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1991. 
• PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 
• CANDAU, V.M. Rumo a uma nova didática 20ª Ed., Petrópolis: Vozes, 2010.

 Complementares: 
• ABRECHT, R. Avaliação formativa. Portugal: ASA, 1994. 
• CASTRO, A.D. de & Carvalho, A.M.P. de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001. 
• FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 
. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
• GADOTTI, M. História das Idéias Pedagógicas. Série Educação, São Paulo: Ática, 1993. 
• MELLO, Roseli; BRAGA, Fabiana; GABASSA, Vanessa. Comunidades de Aprendizagem: uma outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012. 
• MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998. 
• MISUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. 
•MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf. Acessado em 20/01/2018. 
• PARRA, N.; Parra, I.C.C. Técnicas Audiovisuais de Educação. 5ed., São Paulo: Pioneira, 1985. 
• PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 
• SACRISTÁN, J. Gimeno; Pérez GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 
• SANTOS, G. C. Roteiro para elaboração de Memorial. Campinas, SP: Graf. FE, 2005. 
• SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984. 
• SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991. 
• SOARES, M. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 2001 
• TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências com relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, jan./mar., n. 13, p. 5-24, 2000 .
• VASCONCELLOS, C.S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projetos políticos pedagógicos. 7ed., São Paulo: Libertad, 2000. 
• VEIGA, I.P.A. (org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996. 
• VEIGA, I.P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003.
 

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