Desenvolver, junto aos licenciandos, uma postura crítico-reflexiva em relação ao ensino, bem como competências básicas que os habilitem a planejar, organizar, orientar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem. Promover uma análise das reais condições das escolas brasileiras e buscar formas de atuação simples e efetivas, de maneira a motivar o aprendizado e a formação plena do aluno, no exercício de sua cidadania e no conhecimento de sua personalidade
Método de Ensino. Planejamento. Avaliação das atividades didáticas. Utilização de recursos tecnológicos
Relações entre Filosofia, Educação, Pedagogia e Didática. Os métodos de ensino: as várias abordagens do processo sob o ponto de vista didático. Planejamento (plano da escola, plano de ensino e plano de aula). Avaliação das atividades didáticas (avaliação classificatória e avaliação formativa, auto-avaliação). Ética e cidadania no exercício pedagógico e suas relações com a didática. Novos recursos tecnológicos e sua influência sobre o "fazer pedagógico". Observação e intervenção na prática escolar para a aproximação dos conteúdos anteriores com a prática docente e suas possibilidades de mudança. Projetos integrados que visem o estudo da relação teoria-prática, com propostas de planejamento e avaliação, reflexões e narrativas, sobre situações a serem (ou já) vivenciadas em salas de aula da Escola Básica.
Livros-Textos: • CANDAU, V.M. (org.) A Didática em questão. 8ed., Petrópolis: Vozes, 1989 • HAYDT, R.C.C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 1994. • LIBANEO, J.C., Didática. São Paulo: Cortez, 1991. • LUCKESI, C.C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1991. • PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. • CANDAU, V.M. Rumo a uma nova didática 20ª Ed., Petrópolis: Vozes, 2010. Complementares: • ABRECHT, R. Avaliação formativa. Portugal: ASA, 1994. • CASTRO, A.D. de & Carvalho, A.M.P. de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001. • FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. . FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. • GADOTTI, M. História das Idéias Pedagógicas. Série Educação, São Paulo: Ática, 1993. • MELLO, Roseli; BRAGA, Fabiana; GABASSA, Vanessa. Comunidades de Aprendizagem: uma outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012. • MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998. • MISUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. •MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf. Acessado em 20/01/2018. • PARRA, N.; Parra, I.C.C. Técnicas Audiovisuais de Educação. 5ed., São Paulo: Pioneira, 1985. • PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. • SACRISTÁN, J. Gimeno; Pérez GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. • SANTOS, G. C. Roteiro para elaboração de Memorial. Campinas, SP: Graf. FE, 2005. • SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984. • SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991. • SOARES, M. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 2001 • TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências com relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, jan./mar., n. 13, p. 5-24, 2000 . • VASCONCELLOS, C.S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projetos políticos pedagógicos. 7ed., São Paulo: Libertad, 2000. • VEIGA, I.P.A. (org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996. • VEIGA, I.P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003.