Apresentar e discutir algumas questões centrais da educação e da escolaridade básica em suas vinculações com o exercício da cidadania, por meio do exame geral de aspectos fundamentais da cultura das instituições educacionais, de suas práticas, de seus agentes sociais, seus princípios e valores. Fornecer ao aluno do curso de Matemática um contato sistemático com as questões educacionais veiculadas pela imprensa nacional e/ou internacional, com a finalidade de despertá-lo para o posicionamento crítico-reflexivo frente aos acontecimentos atuais que envolvem a Educação e a melhoria do ensino público. Proporcionar a leitura e interpretação de textos de alguns pensadores da Educação Nacional.
Qualidade na Educação. Projeto. Tolerância e Cidadania em Educação. Escola Pública: autonomia e valorização do professor. Relação do indivíduo com a ciência. Relação entre ciência, técnica e educação. Escola e democracia. A educação na imprensa atual.
Qualidade na educação: a educação e o mundo do trabalho; projetos individuais e coletivos; qualidade X quantidade. A ideia de Projetos. Tolerância e Cidadania em Educação. Escola Pública: autonomia e valorização do professor. Docência sem discência? Ensinar não é transferir conhecimentos. Ensinar como especificidade humana. Relação do indivíduo com a ciência. Relação entre ciência, técnica e educação. As teorias da Educação e o problema da marginalidade. Escola e Democracia. A Educação na Imprensa atual. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina para identificar e orientar sobre as dificuldades sintáticas, como concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal etc. Estudo da relação teoria-prática, dentro das temáticas da disciplina, com reflexões e narrativas sobre situações vivenciadas em salas de aula da Escola Básica. As Práticas como Componentes Curriculares (PCC) compreendem as seguintes atividades: - discussões, embasadas em argumentos teóricos e dados, sobre algumas questões centrais, como: a qualidade da educação e suas relações com o mundo do trabalho, a formação em ciências e suas tecnologias, em suas vinculações com o exercício da cidadania e também com as experiências pessoais de formação escolar dos licenciandos na escolaridade básica (4h); - realização do exame, através de resenhas e sínteses escritas, de alguns aspectos fundamentais da cultura das instituições educacionais, de suas práticas, de seus agentes sociais, seus princípios e valores e suas relações com as teorias educacionais estudadas e orientações sobre as dificuldades sintáticas, concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal etc. (4h); - realização de leituras e debates sobre questões educacionais veiculadas pela imprensa nacional e/ou internacional, com a finalidade de despertar no futuro professor um posicionamento crítico-reflexivo frente aos acontecimentos atuais que envolvem a Educação e a melhoria do ensino público (4h); - realização de leitura e interpretação de textos de alguns pensadores da Educação Nacional, com posterior apresentação dos mesmos pelos futuros professores, como práticas iniciais de organização de aulas e apresentação oral de ideias, a toda a sala (4h). - realização de debates a respeito dos sistemas de avaliação da educação, em níveis estadual, nacional e internacional e seus reflexos sobre as práticas de ensino, aprendizagem e avaliação em salas de aula (4h). - o graduando deverá realizar entrevistas com alunos e professores da escola básica, pública e privada, a respeito dos itens anteriores (10h).
Livros-textos: BRASIL. (país) Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acessado em 03/05/2019. BRASIL (País) Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. A Base, Vídeo: baseemação e Guia de Implementação. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. BRASIL (País) INEP. Censo Escolar. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acessado em 16/05/2017. DIGIÁCOMO, Murillo José, Estatuto da criança e do adolescente anotado e interpretado /Murillo José Digiácomo e Ildeara Amorim Digiácomo.-Curitiba.. Ministério Público do Estado do Paraná.Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, 2013. 6ª Edição. Disponível em http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/caopca/eca_anotado_2013_6ed.pdf. Acessado em 05/02/2017. DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. Portugal: Edições 70, 2007. FREINET, C. Para uma Escola do Povo. São Paulo: Martins, 2001. FREIRE, P., Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996. HILSDORF, M.L.S. História da educação brasileira: leituras. 2ª. Reimp. (S. Paulo: Thomson-Learning, 2006). KOCHE, Vanilda Salton, BOFF, . O. M. B., PAVANI , C. F. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis, RJ: Vozes. 2017. Cap. 1 a 6. MACHADO, N.J., Cidadania e educação, Coleção ensaios transversais, São Paulo: Escrituras Editora, 1997. MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. MORIN, Edgar Os setes saberes necessários para a educação do futuro. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf. Acessado em 16/05/2017. PISSARA, M. C. P. Rousseau: a política como exercício pedagógico. São Paulo: Moderna, 2005. SEVERINO, A.J., Educação, ideologia e contra-ideologia, São Paulo: EPU, 1986. Complementares: ALVES. R., Estórias de quem gosta de ensinar, 1985. Coletânea de textos sobre Educação na imprensa atual. D´AMBRÓSIO, U., Educação matemática: da teoria à prática, Campinas, SP: Papirus, 1996. FION, J. L. e SAVIOLI, F. P. Como elaborar uma resenha. Disponível em inforum.insite.com.br/arquivos/22342/Como_fazer_uma_resenha.doc. Acessado em 28/01/2014. FREINET, C. Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes, 1988. FREIRE, P., Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. LUCKESI, C.C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1991. MACHADO, I. L. Educação Montessori: de um Homem novo para um Mundo novo. São Paulo: Pioneira: 1986. MARTINS, M. J. D., MOGARRO, M. J. A educação para a cidadania no século xxi. Revista ibero-americana de educação. N.º 53 (2010), pp. 185-202. Disponível em http://comum.rcaap.pt/bitstream/123456789/4201/1/Martins%20e%20Mogarro%202010%20cidadania.pdf. Acessado em 03/02/2014. OTTE, M. O formal, o social e o subjetivo: introdução à filosofia e à didática da matemática, Editora da UNESP, 1993. Revista Nova Escola. Edição Especial: Grandes Pensadores. SACRISTÁN, J. Gimeno; Pérez GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SÃO PAULO (Estado) (2009) Manual de proteção escolar e promoção da cidadania, sistema de proteção escolar. Disponível em www.fde.sp.gov.br/Arquivo/protecao_escolar_web.pdf. Acessado em 15/01/2014. SÃO PAULO (Estado) (2009) Normas Gerais de Conduta Escolar. Sistema ,sistema de proteção escolar. Disponível em www.fde.sp.gov.br/Arquivo/protecao_escolar_web.pdf. Acessado em 15/02/2013. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2012.72 p. (pág 7 a 10) Disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/783.pdf. Acessado em 24/03/2019. SAVIANI, D. Análise crítica da organização escolar brasileira através das leis 5540/68 e 5692/71, in Garcia, W.E. (org.) Educação Brasileira Contemporânea: organização e funcionamento. McGraw-Hill do Brasil, 1976. SAVIANI, D., Escola e Democracia, São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.