É objetivo específico da disciplina abordar com o futuro professor, alguns tópicos da Didática francesa da Matemática: contrato didático, obstáculo epistemológico, transposição didática e Engenharia didática. O professor como pesquisador.
Didática da Matemática: a influência francesa: contrato didático, obstáculo epistemológico, transposição didática e Engenharia didática; O professor como pesquisador. Reflexões e aplicações dessas teorias em situações específicas do processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica.
Didática da Matemática: a influência francesa: contrato didático (elementos e reflexões), obstáculos epistemológicos, obstáculos didáticos, transposição didática (saber sábio, saber a ensinar, saber ensinado, noosfera) e Engenharia didática (situações didáticas e adidáticas, teoria da engenharia didática: metodologia e procedimento de pesquisa para sala de aula, diversidade e evolução). Reflexões e aplicações dessas teorias em situações específicas do processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica.; o professor-pesquisador e a Matemática. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina.
Livros texto: -ALMOULOUD, S.A.; SILVA, M.J.F. Engenharia didática: evolução e diversidade Didactic engineering: evolution and diversity. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 22-52, 2012. -CASTILHO, C.R.; FIGUEIREDO, H.A.; RODRIGUES, C.K. Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e procedimento metodológico para a sala de aula. Revista Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 3, p. 429-456, 2020. - FRANCHI, Anna, et al. Educação Matemática: uma (nova) introdução: Org. Silvia D.A. Machado. São Paulo: EDUC, 2008 - 3ª edição. - BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: editora UNESP, 1999. - KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico, Zetetiké, Campinas, SP, v.4., no5, p.99-120, jan./jun.1996. - MENEGHETTI, R.C.G. “A Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e ciência” BOLEMA, n. 13, Departamento de Matemática de Rio Claro, 1999, pp.12-28. - PAIS, L.C. Didática da Matemática: uma análise da Influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. - SANT’ANNA, D.C.; BITTENCOURT, J.; OLSSON, S. Transposição e Mediação Didática no Ensino de Frações. Bolema, v. 20, n. 27, 2007 (publicado em junho 2008). - ZEICHNER, K.M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In Geraldi, C.M.G., Firentini, D. e Pereira, E.M.A. (orgs.), Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a), Campinas, SP: Mercado das Letras, ALB, 1998, p. 207-236. Complementares: - MACHADO, N.J. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente, 2a ed., São Paulo: Cortez, 1996. - OTTE, M. O formal, o social e o subjetivo: uma introdução à filosofia e à didática da Matemática. Trad. Raul Fernando Neto, São Paulo: Editora da UNESP, 1993. - SANTOS, B.S. (ORG.) Conhecimento prudente para uma vida decente: uma discussão sobre as ciências revisitada. São Paulo, Cortez, 2004.