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Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0345 - Aprofundamentos da Didática da Matemática
Deepening the Didactics of Mathematics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
É objetivo específico da disciplina abordar com o futuro professor, alguns tópicos da Didática francesa da Matemática: contrato didático, obstáculo epistemológico, transposição didática e Engenharia didática. O professor como pesquisador.
 
It is the specific objective of the discipline to address with the future teacher, some topics of the French Didactics of Mathematics: didactic contract, epistemological obstacle, didactic transposition and didactic engineering. The teacher as a researcher.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2143595 - Renata Cristina Geromel Meneghetti
 
Programa Resumido
Didática da Matemática: a influência francesa: contrato didático, obstáculo epistemológico, transposição didática e Engenharia didática; O professor como pesquisador. Reflexões e aplicações dessas teorias em situações específicas do processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica.
 
Didactics of mathematics: the French influence: didactic contract, epistemological obstacle, didactic transposition and didactic engineering; The teacher as a researcher. Reflections and applications of these theories in specific situations of the process of teaching and learning mathematics in Basic Education.
 
 
Programa
Didática da Matemática: a influência francesa: contrato didático (elementos e reflexões), obstáculos epistemológicos, obstáculos didáticos, transposição didática (saber sábio, saber a ensinar, saber
ensinado, noosfera) e Engenharia didática (situações didáticas e adidáticas, teoria da engenharia didática: metodologia e procedimento de pesquisa para sala de aula, diversidade e evolução). Reflexões e
aplicações dessas teorias em situações específicas do processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica.; o professor-pesquisador e a Matemática. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina.
 
Didactics of Mathematics: the French influence: didactic contract (elements and reflections), epistemological obstacles, didactic obstacles, didactic transposition (wise knowledge, knowing how to teach, knowing how to teach, knowing taught, noosphere) and didactic engineering (didactic and didactic situations, didactic engineering theory: methodology and research procedure for the classroom, diversity and evolution). Reflections and applications of these theories in specific situations of the process of teaching and learning mathematics in Basic Education.; the teacher-researcher and Mathematics. Use of different languages through communication and information technologies in the educational environment aiming at the production of knowledge that make up the reading and writing of texts related to the discipline.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas para a introdução e síntese de conteúdos. Problematização das leituras indicadas. Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas brasileiras e o exame de diversos materiais.
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno: elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Seminários referentes aos textos base. Utilização de recursos das TICs para elaboração dos trabalhos, que deverão contemplar as qualidades textuais. Prova dissertativa e/ou Relatório da Disciplina a critério do professor. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
MF=5 se 5<=MR <=10-MS;
MF=(MS+MR) / 2 se MR> =10-MS
MF=MS se MR <5.
 
Bibliografia
     
Livros texto:
-ALMOULOUD, S.A.; SILVA, M.J.F. Engenharia didática: evolução e diversidade Didactic engineering: evolution and diversity. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 22-52, 2012.
-CASTILHO, C.R.; FIGUEIREDO, H.A.; RODRIGUES, C.K. Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e procedimento metodológico para a sala de aula. Revista Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 3, p. 429-456, 2020.
- FRANCHI, Anna, et al.  Educação Matemática: uma (nova) introdução: Org. Silvia D.A. Machado. São Paulo: EDUC, 2008 - 3ª edição.
- BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: editora UNESP, 1999.
- KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico, Zetetiké, Campinas, SP, v.4., no5, p.99-120, jan./jun.1996.
- MENEGHETTI, R.C.G. “A Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e ciência” BOLEMA, n. 13, Departamento de Matemática de Rio Claro, 1999, pp.12-28.
- PAIS, L.C. Didática da Matemática: uma análise da Influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
- SANT’ANNA, D.C.; BITTENCOURT, J.; OLSSON, S. Transposição e Mediação Didática no Ensino de Frações. Bolema, v. 20, n. 27, 2007 (publicado em junho 2008).
- ZEICHNER, K.M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In Geraldi, C.M.G., Firentini, D. e Pereira, E.M.A. (orgs.), Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a), Campinas, SP: Mercado das Letras, ALB, 1998, p. 207-236.

Complementares: 
- MACHADO, N.J. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente, 2a ed., São Paulo: Cortez, 1996.
- OTTE, M. O formal, o social e o subjetivo: uma introdução à filosofia e à didática da Matemática. Trad. Raul Fernando Neto, São Paulo: Editora da UNESP, 1993.
- SANTOS, B.S. (ORG.) Conhecimento prudente para uma vida decente: uma discussão sobre as ciências revisitada. São Paulo, Cortez, 2004.
 

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