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Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0345 - Elementos Históricos e Didáticos da Educação Matemática
Historical and Didactical Elements of Mathematics Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
É objetivo específico da disciplina introduzir ao futuro professor, alguns tópicos da Didática da Matemática, relações entre a história  da educação e o ensino de Matemática, bem como o tratamento detalhado de algumas metodologias específicas para seu ensino
 
Specific objective of the course is to introduce future teachers, some topics in mathematical didactics, relations between the history of education and teaching of mathematics and the detailed treatment of some specific methodologies for teaching
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2143595 - Renata Cristina Geromel Meneghetti
 
Programa Resumido
Didática da Matemática: a influência francesa; o professor-pesquisador e a Matemática. História e Pedagogia da Matemática: compreensão dos movimentos de ensino de Matemática no Brasi.  Revisão de algumas metodologias específicas para o ensino-aprendizadem de Matemática: modelagem, resolução de problemas, investigações matemáticas, etnomatemática e aspectos sócio-histórico-culturais no ensino.
 
Didactics of mathematics: the French influence; the teacher-researcher and mathematics. History and Pedagogy of Mathematics: understanding the movements of mathematics teaching in Brazil. Revision of some specific methods for teaching and learning of mathematics: modeling, problem solving, mathematical investigations, ethnomathematics and socio-historical-cultural aspects in teaching
 
 
Programa
Didática da Matemática: a influência francesa; o professor-pesquisador e a Matemática. História e Pedagogia da Matemática: compreensão dos movimentos de ensino de Matemática no Brasil. Revisão de algumas metodologias específicas para o ensino-aprendizagem de Matemática: modelagem, resolução de problemas, investigações matemáticas, etnomatemática e aspectos sócio-histórico-culturais no ensino. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina.
 
Didactics of mathematics: the French influence; the teacher-researcher and mathematics. History and Pedagogy of Mathematics: understanding the movements of mathematics teaching in Brazil. Revision of some specific methods for teaching and learning of mathematics: modeling, problem solving, mathematical investigations, ethnomathematics and socio-historical-cultural aspects in teaching. Using different languages by means of information and communication technologies in the educational environment aimed at producing knowledge that make reading and writing texts related to the discipline.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas para a introdução e síntese de conteúdos. Problematização das leituras indicadas. Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas brasileiras e o exame de diversos materiais.
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno: elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Seminários referentes aos textos base. Utilização de recursos das TICs para elaboração dos trabalhos, que deverão contemplar as qualidades textuais. Prova dissertativa e/ou Relatório da Disciplina a critério do professor. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
MF=5 se 5<=MR <=10-MS;
MF=(MS+MR) / 2 se MR> =10-MS
MF=MS se MR <5.
 
Bibliografia
     
Livros texto:
-ALMOULOUD, S.A.; SILVA, M.J.F. Engenharia didática: evolução e diversidade Didactic engineering: evolution and diversity. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 22-52, 2012.
-CASTILHO, C.R.; FIGUEIREDO, H.A.; RODRIGUES, C.K. Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e procedimento metodológico para a sala de aula. Revista Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 3, p. 429-456, 2020.
- FRANCHI, Anna, et al.  Educação Matemática: uma (nova) introdução: Org. Silvia D.A. Machado. São Paulo: EDUC, 2008 - 3ª edição.
- BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: editora UNESP, 1999.
- KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico, Zetetiké, Campinas, SP, v.4., no5, p.99-120, jan./jun.1996.
- MENEGHETTI, R.C.G. “A Transposição Didática dos Cardinais e Ordinais: relação ensino e ciência” BOLEMA, n. 13, Departamento de Matemática de Rio Claro, 1999, pp.12-28.
- PAIS, L.C. Didática da Matemática: uma análise da Influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
- SANT’ANNA, D.C.; BITTENCOURT, J.; OLSSON, S. Transposição e Mediação Didática no Ensino de Frações. Bolema, v. 20, n. 27, 2007 (publicado em junho 2008).
- ZEICHNER, K.M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In Geraldi, C.M.G., Firentini, D. e Pereira, E.M.A. (orgs.), Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a), Campinas, SP: Mercado das Letras, ALB, 1998, p. 207-236.

Complementares: 
- MACHADO, N.J. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente, 2a ed., São Paulo: Cortez, 1996.
- OTTE, M. O formal, o social e o subjetivo: uma introdução à filosofia e à didática da Matemática. Trad. Raul Fernando Neto, São Paulo: Editora da UNESP, 1993.
- SANTOS, B.S. (ORG.) Conhecimento prudente para uma vida decente: uma discussão sobre as ciências revisitada. São Paulo, Cortez, 2004.
 

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