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Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0346 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática
Research Methodology in Mathematics Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Apresentar paradigmas de organização da pesquisa quantitativa e qualitativa, destacando a relevância que essas últimas adquiriram para a área educacional, a partir principalmente da década de 1970. Estudar as origens e características da pesquisa qualitativa para a área educacional, relacionando-as ao seu desenvolvimento no âmbito das Ciências Sociais e da Antropologia. Estudar o desenvolvimento das abordagens qualitativas na área da Educação e Educação Matemática.
 
Present paradigms of organization of quantitative and qualitative research, highlighting the importance that the latter acquired for education, mainly from the 1970s. Studying the origins and characteristics of qualitative research for education, relating them to their development within the Social Sciences and Anthropology. Studying the development of qualitative approaches in the field of Education and Mathematics Education.
 
 
Programa Resumido
As pesquisas quantitativas. Os paradigmas de pesquisas qualitativas: origens e principais características. As pesquisas qualitativas na educação.
 
Quantitative research. Paradigms of qualitative research: origins and main characteristics. Qualitative research in education.
 
 
Programa
As pesquisas quantitativas: levantamento de dados – amostragem: randômica, estratificada, sistemática, aleatória simples, amostra por área. Tratamento estatístico dos dados: tabulação e análise dos dados – utilização de gráficos, quadros, histogramas e outros métodos estatísticos. A pesquisa qualitativa: origens e características; sua adequação para o estudo de  sociedades complexas e o caso da escola; relação entre descrição, teoria e trabalho de campo; coleta de dados e processo de análise; categorias teóricas e categorias analíticas; interpretação e descrição densa nos estudos qualitativos. As pesquisas qualitativas na Educação: a abordagem antropológica dos americanos, a abordagem sociológica dos britânicos. Estudo de caso, pesquisa ação, pesquisa participante, pesquisas etnográficas.
 
Quantitative research: data collection - sampling: random, stratified, systematic. Statistical treatment of the data: tabulation and data analysis - use of graphs, charts, histograms and other statistical methods. Qualitative research: origins and characteristics, the relationship between description, theory and field work, data collection and analysis process; theoretical categories and analytical categories; interpretation and thick description in qualitative studies. Qualitative research in education: anthropological approach of the Americans, the sociological approach of the British. Case study.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, debates e seminários.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas orais ou escritas, seminários,
trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
MF=5 se 5<=MR <=10-MS;
MF=(MS+MR) / 2 se MR> =10-MS
MF=MS se MR <5.
 
Bibliografia
     
Livros textos:
• ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da Prática Escolar, Papirus, Campinas, SP, 1995.
• AZANHA, J.M.P. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
• CARDOSO, R. (org.). A aventura antropológica. Teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
• CASTRO, C. Fundamentos da Metodologia Científica: Teoria da Ciência e Prática da Pesquisa, 15a ed., Petrópolis – RJ: Vozes, 1999.
• GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 4.ed., São Paulo: Atlas, 1995.
• BORBA, M.C.; ARAÚJO, J.L. (orgs). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
• LUDKE, M.; ANDRÉ, M.A.D. A Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
• PÁDUA, E.M.M. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

Complementares:
• BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
• CARNEIRO, VERA C.G. Engenharia Didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de Matemática. Zetetiké, CEMPEM-FE-UNICAMP, v.13, n.23, jan/jun.2005, p. 87-119.
• FAZENDA, IVANI (org). Metodologia da pesquisa educacional, 9a.ed, São Paulo: Cortez, 2004.
• ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnographic’? Antropology and Education Quartely. Vol 15, n 1, Spring/1984, p. S1-66.
• PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: Metamorfose da Ciência. Trad. M. Faria e M.J. Machado. Brasília: Editora da Unb, 1991.
• THIOLLENT, MICHAEL. Metodologia de pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
 

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