Apresentar paradigmas de organização da pesquisa quantitativa e qualitativa, destacando a relevância que essas últimas adquiriram para a área educacional, a partir principalmente da década de 1970. Estudar as origens e características da pesquisa qualitativa para a área educacional, relacionando-as ao seu desenvolvimento no âmbito das Ciências Sociais e da Antropologia. Estudar o desenvolvimento das abordagens qualitativas na área da Educação e Educação Matemática.
As pesquisas quantitativas. Os paradigmas de pesquisas qualitativas: origens e principais características. As pesquisas qualitativas na educação.
As pesquisas quantitativas: levantamento de dados – amostragem: randômica, estratificada, sistemática, aleatória simples, amostra por área. Tratamento estatístico dos dados: tabulação e análise dos dados – utilização de gráficos, quadros, histogramas e outros métodos estatísticos. A pesquisa qualitativa: origens e características; sua adequação para o estudo de sociedades complexas e o caso da escola; relação entre descrição, teoria e trabalho de campo; coleta de dados e processo de análise; categorias teóricas e categorias analíticas; interpretação e descrição densa nos estudos qualitativos. As pesquisas qualitativas na Educação: a abordagem antropológica dos americanos, a abordagem sociológica dos britânicos. Estudo de caso, pesquisa ação, pesquisa participante, pesquisas etnográficas.
Livros textos:• ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da Prática Escolar, Papirus, Campinas, SP, 1995.• AZANHA, J.M.P. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.• CARDOSO, R. (org.). A aventura antropológica. Teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.• CASTRO, C. Fundamentos da Metodologia Científica: Teoria da Ciência e Prática da Pesquisa, 15a ed., Petrópolis – RJ: Vozes, 1999.• GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 4.ed., São Paulo: Atlas, 1995.• BORBA, M.C.; ARAÚJO, J.L. (orgs). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.• LUDKE, M.; ANDRÉ, M.A.D. A Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. • PÁDUA, E.M.M. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.Complementares: • BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.• CARNEIRO, VERA C.G. Engenharia Didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de Matemática. Zetetiké, CEMPEM-FE-UNICAMP, v.13, n.23, jan/jun.2005, p. 87-119.• FAZENDA, IVANI (org). Metodologia da pesquisa educacional, 9a.ed, São Paulo: Cortez, 2004. • ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnographic’? Antropology and Education Quartely. Vol 15, n 1, Spring/1984, p. S1-66.• PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: Metamorfose da Ciência. Trad. M. Faria e M.J. Machado. Brasília: Editora da Unb, 1991.• THIOLLENT, MICHAEL. Metodologia de pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.