Fornecer aos alunos da Licenciatura conhecimentos que subsidiem a utilização crítica da História da Matemática como um possível recurso pedagógico para o ensino de Matemática.
História da matemática nos currículos. Questões filosóficas, multiculturais e interdisciplinares do uso da História da Matemática. Problemas antigos. Potencialidades, limites e riscos. A História da Matemática nos livros didáticos. Experiências de integração do uso de História de Matemática
História da matemática nos currículos nacionais, no Brasil e no mundo. Questões filosóficas, multiculturais e interdisciplinares do uso da História da Matemática. Problemas antigos para o desenvolvimento de estratégias de ensino. Potencialidades, limites e riscos do uso de História da Matemática em sala de aula. A História da Matemática nos livros didáticos e paradidáticos brasileiros. Experiências de integração do uso de História de Matemática para ensinar matemática nos ensinos fundamental, médio e superior. Planos de ensino com História da Matemática. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina.
Livros-textos:. MIGUEL, A.; MIORIM, M.A., História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.. MIORIM, M.A., Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental e médio. Brasília, 1998,1999.. Miguel, A., Carvalho, D.L., Brito, A.J. e Mendes, I.A., História da Matemática em Atividades Didáticas. 2a ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.. Fossa, J.A (org)., Matemática e Medida: três momentos históricos. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2009. Freitas et al., O desafio de ser professor de Matemática hoje no Brasil. In: Fiorentini, D. e Nacarato, A.M. (orgs). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo: Musa Editora; Campinas-SP: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005.. Eves, H., Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues, Campinas: Ed. Unicamp, 1999.Complementares: . Fauvel, J. e Van Maanen, J., History in Mathematics Education. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2000. . DAVIS, J.P.; HERSH,R., A experiência matemática. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985.. BOYER, C.B., História da Matemática, São Paulo: Edgard Blucher, 1974.. Castro, A.D. e Carvalho, A.M.P. (orgs)., Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002