Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0348 - História da Matemática no Ensino
History in the Teaching of Mathematics

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Fornecer aos alunos da Licenciatura conhecimentos que subsidiem a utilização crítica da História da Matemática como um possível recurso pedagógico para o ensino de Matemática.
 
The main aim of this discipline is to provide future mathematics teachers knowledge to apply History of Mathematics with criticism and a pedagogical purpose in the teaching at Basic School (Elementary and High School).
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2143595 - Renata Cristina Geromel Meneghetti
 
Programa Resumido
História da matemática nos currículos. Questões filosóficas, multiculturais e interdisciplinares do uso da História da Matemática. Problemas antigos. Potencialidades, limites e riscos. A História da Matemática nos livros didáticos. Experiências de integração do uso de História de Matemática
 
The History of Mathematics in curricula, in Brazil and abroad. Philosophical, multicultural and interdisciplinary questions for the use of History of Mathematics in teaching. Ancient problems and the development of teaching strategies. Potentialities, limits and risks for the use of Mathematics History in the classroom. History of Mathematics in Brazilian textbooks. Experiments of integrating History of Mathematics to teach Math in Basic, and Superior levels. Teaching plans using the History of Mathematics.
 
 
Programa
História da matemática nos currículos nacionais, no Brasil e no mundo. Questões filosóficas, multiculturais e interdisciplinares do uso da História da Matemática. Problemas antigos para o desenvolvimento de estratégias de ensino. Potencialidades, limites e riscos do uso de História da Matemática em sala de aula. A História da Matemática nos livros didáticos e paradidáticos brasileiros. Experiências de integração do uso de História de Matemática para ensinar matemática nos ensinos fundamental, médio e superior. Planos de ensino com História da Matemática. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina.
 
The History of Mathematics in curricula, in Brazil and abroad. Philosophical, multicultural and interdisciplinary questions for the use of History of Mathematics in teaching. Ancient problems and the development of teaching strategies. Potentialities, limits and risks for the use of Mathematics History in the classroom. History of Mathematics in Brazilian textbooks. Experiments of integrating History of Mathematics to teach Math in Basic, and Superior levels. Teaching plans using the History of Mathematics. Using different languages by means of information and communication technologies in the educational environment aimed at producing knowledge that make reading and writing texts related to the discipline.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas para a introdução e síntese de conteúdos. Problematização das leituras indicadas. Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas brasileiras e o exame de diversos materiais.
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno: elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Seminários referentes aos textos base. Utilização de recursos das TICs para elaboração dos trabalhos, que deverão contemplar as qualidades textuais. Prova dissertativa e/ou Relatório da Disciplina a critério do professor. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS; MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MSMF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
Livros-textos:
. MIGUEL, A.; MIORIM, M.A., História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
. MIORIM, M.A., Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.
. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental e médio. Brasília, 1998,1999.
. Miguel, A., Carvalho, D.L., Brito, A.J. e Mendes, I.A., História da Matemática em Atividades Didáticas. 2a ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
. Fossa, J.A (org)., Matemática e Medida: três momentos históricos. São Paulo: Editora Livraria da Física/SBHMat, 2009
. Freitas et al., O desafio de ser professor de Matemática hoje no Brasil. In: Fiorentini, D. e Nacarato, A.M. (orgs). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo: Musa Editora; Campinas-SP: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005.
. Eves, H., Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues, Campinas: Ed. Unicamp, 1999.

Complementares:
. Fauvel, J. e Van Maanen, J., History in Mathematics Education. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2000.
. DAVIS, J.P.; HERSH,R., A experiência matemática. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985.
. BOYER, C.B., História da Matemática, São Paulo: Edgard Blucher, 1974.
. Castro, A.D. e Carvalho, A.M.P. (orgs)., Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002
 

Clique para consultar os requisitos para SMA0348

Clique para consultar o oferecimento para SMA0348

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP