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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0365 - Metodologia de Ensino de Matemática I
Teaching Methodology in Mathematics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
São objetivos específicos da disciplina, que o licenciando: adquira uma visão geral dos conteúdos matemáticos que se destinam ao Ensino Fundamental; tenha condições de avaliar atividades docentes no campo de Matemática e de programar cursos em qualquer nível; desenvolva aptidões adequadas para propor métodos e técnicas destinadas a situações de aprendizagem em Matemática.
 
The main aims of this discipline are that future mathematics teachers: acquire an overview of mathematics contents for Middle School; develop the abilities for programming courses in any level of knowledge and evaluate teaching activities in basic mathematics; apply methods and techniques to learning situations in mathematics.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5520490 - Ma To Fu
 
Programa Resumido
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Projetos integrados. Tendências no ensino de Matemática. Avaliação. Inclusão.
 
The role of the mathematics teacher in the formation of scientific thought. The mathematics curriculum in elementary school. Integrated projects. Tendencies in teaching mathematics. Evaluation. Inclusion.
 
 
Programa
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. A influência da concepção desse papel na prática pedagógica. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental anos finais. Tratamentos dos conteúdos do Ensino Fundamental anos finais nas perspectivas das tendências metodológicas de ensino de Matemática, resolução de problemas,história da matemática,  investigações em sala de aula e etnomatemática. Análise de dificuldades básicas do ensino e aprendizagem na matemática escolar. Planejamento de atividades didáticas com uso de materiais didáticos convencionais e alternativos. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental anos finais. Compreender as relações e distinções entre a matemática escolar e a matemática acadêmica. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. Projetos integrados aos estágios, que visem o estudo da relação teoria-prática, com propostas de planejamento e avaliação, reflexões e narrativas, sobre situações a serem (ou já) vivenciadas em salas de aula da Escola Básica.
 
The role of the mathematics teacher in the formation of scientific thought. The influence of the design of this role in pedagogical practice. The mathematics curriculum in Middle School. Methodologies for teaching mathematics: problem solving and investigations. Analysis of basic difficulties. Planning learning activities with the use of conventional and alternative teaching materials. Assessment of learning in elementary school. Understand the relationships and distinctions between school mathematics and academic mathematics. Using different languages by means of information and communication technologies in the educational environment aimed at producing knowledge that make reading and writing texts related to the discipline.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas para a introdução e síntese de conteúdos. Problematização das leituras indicadas. Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente, a consideração da realidade das escolas brasileiras e o exame de diversos materiais.
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno: elaboração de resenhas e sínteses dos textos base, observando qualidades textuais como: coerência, coesão, clareza, concisão e correção gramatical. Seminários referentes aos textos base. Utilização de recursos das TICs para elaboração dos trabalhos, que deverão contemplar as qualidades textuais. Prova dissertativa e/ou Relatório da Disciplina a critério do professor. Participação nas atividades da aula.
Norma de Recuperação
Somente poderão realizar a prova os alunos que tiverem cumprido todas as atividades regulares de estágio previstas na disciplina.
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS;
MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MS
MF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
Livros Textos: 
BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: editora UNESP, 1999. 
BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.
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BRASIL (País) INEP. Sistema de avaliação da educação básica – Edição 2017. PROJETO BÁSICO – V.6. Disponível em download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/.../projeto_basico_SAEB_2017_V6.pdf. Acessado em 16/01/2018. 
COLL, C. - Psicologia e Currículo, uma Aproximação Psico-pedagógica à Elaboração do Currículo Escolar, Ática, 1996. 
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FIORENTINI D. e MIORIM, A. M. (organizadores). Por trás da porta, que matemática acontece? Campinas, SP: Editora Graf. FE/Unicamp – Cempem, 2001.
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PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H.  Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
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SÃO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educação. (1988) Proposta Curricular p/ o ensino de matemática; 1º grau, 3ªed., São Paulo,SE/CENP. 
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 72 p.. Disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/783.pdf. Acessado em 20/01/2018.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matrizes de referência para a avaliação SARESP: documento básico/ Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área. São Paulo/SSE. 2009.
VASCONCELLOS, C.S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projetos políticos pedagógicos. 7ed., São Paulo: Libertad, 2000. 
VEIGA, I.P.A. (org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996.
VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
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ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, capítulos 1, 3, 5, 6 e 7. 

Complementares:
Coleção de Livros didáticos e Paradidáticos de Matemática do ICMC.
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4a ed, São Paulo: Cortez, 2001.
 

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