São objetivos específicos da disciplina, que o licenciando: adquira uma visão geral dos conteúdos matemáticos que se destinam ao Ensino Fundamental; tenha condições de avaliar atividades docentes no campo de Matemática e de programar cursos em qualquer nível; desenvolva aptidões adequadas para propor métodos e técnicas destinadas a situações de aprendizagem em Matemática.
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Projetos integrados. Tendências no ensino de Matemática. Avaliação. Inclusão.
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. A influência da concepção desse papel na prática pedagógica. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental anos finais. Tratamentos dos conteúdos do Ensino Fundamental anos finais nas perspectivas das tendências metodológicas de ensino de Matemática, resolução de problemas,história da matemática, investigações em sala de aula e etnomatemática. Análise de dificuldades básicas do ensino e aprendizagem na matemática escolar. Planejamento de atividades didáticas com uso de materiais didáticos convencionais e alternativos. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental anos finais. Compreender as relações e distinções entre a matemática escolar e a matemática acadêmica. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. Projetos integrados aos estágios, que visem o estudo da relação teoria-prática, com propostas de planejamento e avaliação, reflexões e narrativas, sobre situações a serem (ou já) vivenciadas em salas de aula da Escola Básica.
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