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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0367 - Estágio Supervisionado em Ensino de Geometria e Desenho Geométrico
Supervised Preservice in Geometry and Geometrical Design’ Teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 120 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Desenvolver atividades de estágio nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, supervisionado pelo docente responsável, que propiciem à formação do licenciando uma visão geral dos conteúdos de geometria e desenho geométrico para estes níveis de ensino, o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, como a elaboração, o planejamento e a execução de atividades de ensino de matemática, sua análise e reestruturação.
 
Develop internship activities in the final years of elementary school and in high school, supervised by the teacher responsible, conducive to the formation of licensing an overview of the contents of geometry and geometric design for these levels of education, contact with experience, practice and knowledge professional nature, such as design, planning and implementation of educational math activities, analysis and restructuring.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5520490 - Ma To Fu
 
Programa Resumido
A geometria e o desenho geométrico nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Estágio supervisionado. Projetos integrados.
 
The geometry and geometric design in the levels of Elementary and Secondary Education. Supervised. Integrated projects.
 
 
Programa
Estágio supervisionado, compreendendo: análise dos conceitos e propriedades da Geometria Euclidiana e sua utilização nas construções geométricas, dentro do currículo de Matemática do Ensino Básico; análise das dificuldades básicas, materiais didáticos convencionais e alternativos; uso das Tecnologias de Comunicação e Informação – TIC para ensinar Geometria e Desenho Geométrico nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Preparação de aulas e demais atividades relativas à sala de aula. Projetos Integrados envolvendo: i) (total de 60 horas) regência de classes do Ensino Fundamental e Médio, de forma planejada e supervisionada pelo docente responsável; participação dos diferentes aspectos do cotidiano de sala de aula tais como: preparação de aulas e demais atividades, pesquisas sobre temas geométricos abordados de diferentes formas no processo de ensino aprendizagem, análise de desafios e dilemas do cotidiano escolar, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas da Tecnologia de Comunicação e Informação TIC no ensino dos mesmos; ii) 60 horas dedicadas às atividades de gestão do ensino, nos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio, nelas incluídas o trabalho pedagógico coletivo, conselho da escola, reunião de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, etc.
 
Concepts and properties of Euclidean geometry and their use in geometric constructions. The curriculum Geometry and Geometric Design in the final years of elementary school and Middle school. Analysis of issues in the teaching of Geometry and Geometric Design such as: basic difficulties, conventional and alternative instructional materials, use of Information and Communication Technologies - ICT to teach Geometry and Geometric Design in the final years of elementary school and Middle school. Preparing lessons and other activities related to the classroom. Supervised. Integrated Projects.
 
 
Avaliação
     
Método
Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. Estágio supervisionado na escola
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno:
Estágio de observação e regências na escola. Planos de Aula das Regências. Diário de Bordo do estágio de observação e regências. Documentação do estágio. Registro das atividades propostas para as regências. Apresentação do desenvolvimento de um Plano de Unidade e/ou Relatório Final da Disciplina.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter prático da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
Livros textos: 
Coleção de Livros didáticos de Matemática e Desenho Geométrico do ICMC. CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 1o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a. edição, São Paulo, 1986. 
CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 2o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a. edição, São Paulo, 1991.
 BRASIL (país). LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera a Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece estabelece as diretrizes diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acessado em 03/05/2019. 
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. 
Brasil (País) Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC /SEF, 1998.148 p. disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acessado em 14/03/2014.
 Brasil BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002. 144 p. disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acessado em 14/03/2014. 
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2012.72 p. Disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/783.pdf. Acessado em 24/03/2019. PUTNOKI, J.C "Jota". Elementos de Geometria e Desenho Geométrico. São Paulo: Ed. Scipione, 1989.
WAGNER, E. Construções Geométricas, Rio de Janeiro: IMPA/VITAE, 1993. Banco Internacional de Objetos Educacionais Virtuais. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br. Acessado em 14/03/2014. 
CARVALHO, A. M. P, Os Estágios nos Cursos de Licenciatura - Col. Ideias Em Ação, Cengage Learning, 2012. 
PIMENTA, S. G. (Org.) ; 
ALMEIDA, M. (Org.) . Estágios Supervisionados na Formação Docente. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. v. 1. 156p . 
PIMENTA, S. G. ; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v.1. 296p . Projeto Político Pedagógico da Escola Campo de Estágio. 
GUIMARÃES, C. E. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, n. 18, p. 33-39, 1982. 
HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998.
SÃO PAULO (estado) Secretaria da Educação. Legislação Conselho de Escola. Disponível em http://aprendizagememrede.escoladeformacao.sp.gov.br/materiais-de-apoio-e-estudos/. Acessado em 20/01/2018.
SÃO PAULO (estado) Secretaria da Educação. Documento orientador CGEB. Aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) em destaque. Coord de Gestão da Educação Básica. Maria Elizabete da Costa. Nº 10 DE 2014. Disponível em santoandre.edunet.sp.gov.br/...arquivos/10%20-%20ATPC%20em%20Destaque.pdf. Acessado em 20/01/2018.
SÃO PAULO (estado)Secretaria da Educação. LEGISLAÇÃO REFERENTE AOS GRÊMIOS ESTUDANTIS. Disponível em http://aprendizagememrede.escoladeformacao.sp.gov.br/materiais-de-apoio-e-estudos/. Acessado em 20/01/2018.
SÃO PAULO (estado)Secretaria da Educação. Projeto Gestão Democrática. Disponível em http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=7956 . Acessado em 20/01/2018. 

Complementares:
BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: editora UNESP, 1999. D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade Coleção Tendências em Educação Matemática-ed. Autêntica- Belo Horizonte, 2001.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores e alunos do Ensino médio.
Objetivos da atividade
Contribuir com práticas educativas de matemática neste nível de ensino.
Descrição da atividade
Aplicação do plano de regência (elaborado sob supervisão do professor da escola e do docente da universidade) e Atividades de apoio ao professor voltadas para os alunos podendo contemplar por exemplo, monitoria, plantão de dúvidas, oficinas pedagógicas, etc.
Indicadores de avaliação da atividade
Aplicação de questionário.

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