Estudar o desenvolvimento da educação e da escola no Brasil com ênfase na educação escolar, na matemática escolar, nas reformas educacionais e nas Leis de Diretrizes e Bases. Compreender os pressupostos que orientam as propostas curriculares de diferentes sistemas de educação e as avaliações desses sistemas. Analisar as propostas de orientações curriculares, de formação do professor e do aluno para o ensino da matemática escolar considerando os seus determinantes sociais; a construção das propostas em diferentes épocas, as diferentes instâncias de participação e o caráter comum das orientações curriculares oficiais.
História da educação no Brasil, dos jesuítas até os dias atuais.
História da educação no Brasil, dos jesuítas até os dias atuais; a instrução elementar e as bases da escola pública no Brasil; as Reformas Benjamin Constant, Francisco Campos e Gustavo Capanema; As LDB 4024/61, 5692/71 e 9394/86. As orientações curriculares de matemática prescritas e atuais e as publicações para a formação de professores e dos alunos. Programas de recuperação e progressão escolar em matemática. Avaliações em larga escala: nacionais, estaduais e municipais de matemática. Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. As Práticas como Componentes Curriculares (PCC) compreendem as seguintes atividades: - Realização de entrevistas estruturadas em escolas, com seus diferentes atores, sobre suas relações com as orientações curriculares de Matemática prescritas e atuais (10h). Elaboração de um vídeo como recurso para sintetizar a atividade anterior, a entrevista (10h); - Realização de viagens didáticas em escolas que mantêm experiências organizacionais e metodológicas diferenciadas, institutos ou museus ligados ao Ensino Básico e que tratam de aspectos da história desse ensino no Brasil (10h).
Livros-Textos: . BRASIL (Pais). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. . BRASIL. (Pais) Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. .CAROLINO PIRES, C. M.. Educação Matemática e sua Influência no Processo de Organização e Desenvolvimento Curricular no Brasil. Boletim de Educação Matemática [On-line] 2008, 21 (Sin mes) : [Data de consulta: 9 / abril / 2014] Disponível em: ISSN 0103-636X. . HILSDORF, M. L. S.. O aparecimento da escola moderna: uma história ilustrada. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. . LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10.ed. rev. e ampl.. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência e formação: saberes pedagógicos/coordenação Selma Garrido Pimenta). . MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998. . MONTEIRO, R.A. C.; GONZÁLEZ, M. L.; GARCIA, A. B. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: o porquê e seu contexto histórico. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.82-95, nov. 2011. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br. Acessado em 25/04/2014. . LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (organizadores) Revista HISTEDBR Online, Campinas/SP, UNICAMP. Navegando na história da educação brasileira/ Período Colonial, Período Monárquico, Período Republicano. Campinas, SP:Graf. FE: HISTEDBR, 2006. Disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html. Acessado em 16/02/2014. . SANTOS, L. A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucinta. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/AS.pdf. Acesso em 14/03/2014. . SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. (1975) Guias Curriculares. Centro de Recursos Humanos e Pesquisas Educacionais “Prof. Laerte Ramos de Carvalho”, Guias Curriculares, diretora Therezinha Fram, coord. geral Delma C. Carchedi, SP. SE/CERHUPE. . SÃO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educação. (1978) Proposta curricular de matemática para o 2º grau. São Paulo, SE/CENP. . SÃO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educação. (1988) Proposta Curricular p/ o ensino de matemática; 1º grau, 3ªed., São Paulo, SE/CENP. . SÃO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educação. (1991) Proposta Curricular para o ensino de Matemática - 2° grau. São Paulo. SE/CENP. . SOUZA, R. F. Lições da Escola Primária: um estudo sobre a cultura escolar paulista ao longo do século XX. http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Coord/Eixo3/485.pdf . Acessado em 22/03/2014. . GADOTTI, M. História das Ideias Pedagógicas. Série Educação, São Paulo: Ática, 1993. . BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica, Resolução Nº 2, De 30 de Janeiro, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, 2012 . . BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999. . BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. . BRASIL. MEC, Brasília Secretaria da Educação Básica – Diretrizes Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental, 1997. . SACRISTÁN, J. G.; Pérez G., A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. . PALMA FILHO, J. C.. A Educação Através Dos Tempos. Acervo Digital: História da Educação. UNESP/UNIVESP. Disponível em http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/173/1/01d06t01.pdf Acessado em 07/06/2017. . SILVA, O. M. da. A Epopeia Ignorada – a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. SP: CEDAS, 1987. .UNESCO Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos. Disponível em unesdoc.unesco.org/images/0023/002325/232565por.pdf. Acessado em 14/07/2017. • MIMESSE, Eliane. A cultura escolar no período da reforma do ensino de 1º e 2º graus: os projetos educacionais dos governos paulistas. http://www.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq5/11_a_cultura_cp5.pdf. . UNIVESP. Breve história da educação no Brasil. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eTYWvbW8XPw. Acessado em 07/07/2014. . UNIVESP. A Escola Tradicional e a Formação do Estado Nacional. Disponível em http://univesptv.cmais.com.br/pedagogia-unesp/d-1-educacao-e-sociedade/a-escola-tradicional-e-a-formacao-do-estado-nacional-2. Acessado em 02/7/2014.