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Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0370 - Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I
Supervised Internship in Mathematics Teaching I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 150 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Desenvolver atividades de estágio nos anos finais do Ensino Fundamental, supervisionado pelo docente responsável,
que propiciem à formação do licenciando uma visão geral dos conteúdos de Matemática para estes níveis de ensino, o
contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, como a elaboração, o planejamento e a
execução de atividades de ensino de matemática, sua análise e reestruturação.
 
Develop internship activities in the final years of elementary school, supervised by the teacher responsible, conducive to the formation of licensing an overview of the contents of Mathematics at these levels of education, contact with experience, practice and knowledge of a professional nature such as preparation the planning and execution of teaching math, analysis and restructuring activities.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2143595 - Renata Cristina Geromel Meneghetti
 
Programa Resumido
O currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Análise de temas do ensino de Matemática. Estágio
supervisionado.
 
The mathematics curriculum in elementary school. Analysis of issues in the teaching of mathematics. Supervised Internship.
 
 
Programa
Estágio supervisionado, compreendendo: análise do currículo de Matemática no Ensino Fundamental; análise de temas do ensino de Matemática, como: dificuldades básicas, materiais didáticos convencionais e alternativos. Projetos Integrados envolvendo: i) (total de 75 horas) regência de classes do Ensino Fundamental, anos finais, de forma planejada e supervisionada pelo docente responsável; participação dos diferentes aspectos do cotidiano de sala de aula tais como: preparação de aulas e demais atividades, pesquisas sobre temas matemáticos abordados de diferentes formas no processo de ensino aprendizagem, análise de desafios e dilemas do cotidiano escolar, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas da Tecnologia de Comunicação e Informação TIC no ensino de Matemática; ii) 75 horas dedicadas às atividades de gestão do ensino, nos anos finais do ensino fundamental, nelas incluídas o trabalho pedagógico coletivo, conselho da escola, reunião de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, etc.  Realização de viagens didáticas em escolas que mantêm experiências metodológicas diferenciadas, institutos ou museus ligados à Educação Básica e que tratam experiências práticas e/ou materiais didáticos e concretos que deem suporte aos processos de ensino e aprendizagem de matemática. 
 
The mathematics curriculum in elementary school. Analysis of issues in the teaching of mathematics, such as: basic difficulties, conventional and alternative teaching materials. Supervised Internship. Integrated Projects. Regency of classes in the final years of elementary school, planned and supervised by the teacher in charge. Participation in different aspects of everyday school life, such as lecturing, preparing lessons and other activities, researching on new forms of addressing mathematical topics in the teaching-learning process; analysis of the school challenges and dilemmas; research and development of tools with Technology of Communication and Information - ICT in the teaching of mathematics.
 
 
Avaliação
     
Método
Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo
visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. Estágio
supervisionado na escolar.
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno:
Estágio de observação e regências na escola. Planos de Aula das Regências. Diário de Bordo do estágio de
observação e regências. Documentação do estágio. Registro das atividades propostas para as regências.
Apresentação do desenvolvimento de um Plano de Unidade e/ou Relatório Final da Disciplina.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter prático da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
Livros Textos: 
. Banco Internacional de Objetos Educacionais Virtuais. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br. Acessado em 14/03/2014.
 BRASIL (país). LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera a Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece estabelece as diretrizes diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acessado em 03/05/2019. 
BRASIL (País) Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2012.72 p. Disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/783.pdf. Acessado em 24/03/2019.. Acervo de Livros didáticos e paradidáticos do ICMC e do LEM/Laboratório de Ensino de Matemática, USP, São Carlos. CARVALHO, A. M. P, Os Estágios nos Cursos de Licenciatura - Col. Ideias Em Ação, Cengage Learning, 2012. PIMENTA, S. G. (Org.) ; ALMEIDA, M. (Org.) . Estágios Supervisionados na Formação Docente. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. v. 1. 156p . PIMENTA, S. G. ; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v.1. 296p . Projeto Político Pedagógico da Escola Campo de Estágio. GUIMARÃES, C. E. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, n. 18, p. 33-39, 1982. HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998. SÃO PAULO (estado)Secretaria da Educação . Legislação Conselho de Escola. Disponível em http://aprendizagememrede.escoladeformacao.sp.gov.br/materiais-de-apoio-e-estudos/. Acessado em 20/01/2018. SÃO PAULO (estado)Secretaria da Educação . LEGISLAÇÃO REFERENTE AOS GRÊMIOS ESTUDANTIS. Disponível em http://aprendizagememrede.escoladeformacao.sp.gov.br/materiais-de-apoio-e-estudos/. Acessado em 20/01/2018. SÃO PAULO (estado)Secretaria da Educação. Documento orientador CGEB. Aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) em destaque. Coord de Gestão da Educação Básica. Maria Elizabete da Costa. Nº 10 DE 2014. Disponível em esantoandre.edunet.sp.gov.br/...arquivos/10%20-%20ATPC%20em%20Destaque.pdf. Acessado em 20/01/2018. SÃO PAULO (estado)Secretaria da Educação. Projeto Gestão Democrática. Disponível em http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=7956 . Acessado em 20/01/2018.
 

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