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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0371 - Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática II
Supervised Internship in Mathematics Teaching II

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 150 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Desenvolver atividades de estágio no Ensino Médio, supervisionado pelo docente responsável, que propiciem à
formação do licenciando uma visão geral dos conteúdos de Matemática para estes níveis de ensino, o contato com
experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, como a elaboração, o planejamento e a execução de
atividades de ensino de matemática, sua análise e reestruturação.
 
Develop internship activities in the high school, supervised by the teacher responsible, conducive to the formation of licensing an overview of the contents of Mathematics at these levels of education, contact with experience, practice and knowledge of a professional nature such as preparation the planning and execution of teaching math, analysis and restructuring activities.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2143595 - Renata Cristina Geromel Meneghetti
 
Programa Resumido
O currículo de Matemática no Ensino Médio. Análise de temas do ensino de Matemática. Estágio supervisionado.
 
The mathematics curriculum in of High School. Analysis of issues in the teaching of mathematics, such as: basic difficulties, conventional and alternative teaching materials. Supervised Internship. Integrated Projects. Regency of classes in High School, planned and supervised by the teacher in charge. Participation in different aspects of everyday school life, such as lecturing, preparing lessons and other activities, researching on new forms of addressing mathematical topics in the teaching-learning process; analysis of the school challenges and dilemmas; research and development of tools with Technology of Communication and Information - ICT in the teaching of mathematics.
 
 
Programa
Estágio supervisionado compreendendo: análise do currículo de Matemática no Ensino Médio; análise de temas do ensino de Matemática, como: dificuldades básicas, materiais didáticos convencionais e alternativos. Projetos Integrados envolvendo: i) (total de 75 horas) regência de classes do Ensino Médio, de forma planejada e supervisionada pelo docente responsável; participação nos diferentes aspectos do cotidiano de sala de aula, tais como: preparação de aulas e demais atividades, pesquisas sobre temas matemáticos abordados de diferentes formas no processo de ensino aprendizagem, análise de desafios e dilemas do cotidiano escolar, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas da Tecnologia de Comunicação e Informação TIC no ensino de Matemática; ii) 75 horas dedicadas às atividades de gestão no ensino médio, nelas incluídas o trabalho pedagógico coletivo, conselho da escola, reunião de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, etc.  Realização de viagens didáticas em escolas que mantêm experiências metodológicas diferenciadas, institutos ou museus ligados à Educação Básica e que tratam experiências práticas e/ou materiais didáticos e concretos que deem suporte aos processos de ensino e aprendizagem de matemática.
 
The mathematics curriculum in high school. Analysis of subjects of mathematics teaching. Supervised Internship.
 
 
Avaliação
     
Método
Uso de diferentes linguagens por meio das tecnologias de comunicação e informação no ambiente educativo
visando a produção de conhecimento que compõem a leitura e a redação de textos relativos à disciplina. Estágio
supervisionado na escola.
Critério
Instrumentos de avaliação do aluno:
Estágio de observação e regências na escola. Planos de Aula das Regências. Diário de Bordo do estágio de
observação e regências. Documentação do estágio. Registro das atividades propostas para as regências.
Apresentação do desenvolvimento de um Plano de Unidade e/ou Relatório Final da Disciplina.
Norma de Recuperação
Tendo em vista o caráter prático da disciplina, não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
Livros Textos: 
. Banco Internacional de Objetos Educacionais Virtuais. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br. Acessado em 14/03/2014.
BRASIL (país). LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera a Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece estabelece as diretrizes diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acessado em 03/05/2019.
BRASIL (País) Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 24/03/2019.São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2012.72 p. Disponível em http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/783.pdf. Acessado em 24/03/2019. CARVALHO, A. M. P, Os Estágios nos Cursos de Licenciatura - Col. Ideias Em Ação, Cengage Learning, 2012. PIMENTA, S. G. (Org.) ; ALMEIDA, M. (Org.) . Estágios Supervisionados na Formação Docente. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. v. 1. 156p . PIMENTA, S. G. ; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v.1. 296p . Projeto Político Pedagógico da Escola Campo de Estágio. GUIMARÃES, C. E. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, n. 18, p. 33-39, 1982. HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill, 1998. SÃO PAULO (estado) Secretaria da Educação . Legislação Conselho de Escola. Disponível em http://aprendizagememrede.escoladeformacao.sp.gov.br/materiais-de-apoio-e-estudos/. Acessado em 20/01/2018. SÃO PAULO (estado) Secretaria da Educação . LEGISLAÇÃO REFERENTE AOS GRÊMIOS ESTUDANTIS. Disponível em http://aprendizagememrede.escoladeformacao.sp.gov.br/materiais-de-apoio-e-estudos/. Acessado em 20/01/2018. SÃO PAULO (estado) Secretaria da Educação. Documento orientador CGEB. Aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) em destaque. Coord de Gestão da Educação Básica. Maria Elizabete da Costa. Nº 10 DE 2014. Disponível em esantoandre.edunet.sp.gov.br/...arquivos/10%20-%20ATPC%20em%20Destaque.pdf. Acessado em 20/01/2018. SÃO PAULO (estado) Secretaria da Educação. Projeto Gestão Democrática. Disponível em http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=7956 . Acessado em 20/01/2018.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores e alunos do Ensino médio
Objetivos da atividade
Contribuir com práticas educativas de matemática neste nível de ensino.
Descrição da atividade
Aplicação do plano de regência (elaborado sob supervisão do professor da escola e do docente da universidade) e atividades de apoio ao professor voltadas para os alunos podendo contemplar por exemplo, monitoria, plantão de dúvidas, oficinas pedagógicas, etc.
Indicadores de avaliação da atividade
Aplicação de questionário

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