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Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0383 - Abordagens e Tendências Educacionais
Educational approaches and trends

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno a compreender diversas abordagens do processo de ensino e aprendizagem na educação; estudar de maneira mais profunda as diversas tendências pedagógicas na prática escolar. Novas tendências pedagógicas. Compreender as especificidades de tais abordagens e tendências no contexto do ensino e aprendizagem de matemática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2944528 - Leandro Fiorini Aurichi
 
Programa Resumido
As diversas abordagens do processo de ensino e aprendizagem. As diversas tendências pedagógicas na prática escolar. Relação entre abordagens e tendências. Reflexões sobre emprego de tais tendências, saberes e abordagens no ensino de matemática.
 
 
 
Programa
Compreender diversas abordagens do processo de ensino e aprendizagem: tradicional, humanista, comportamentalista, cognitivista, sociocultural. Estudar e compreender as tendências pedagógicas no contexto escolar: tendências liberais e progressistas e suas variações. Compreender e pesquisar sobre novas tendências pedagógicas. Discussão da aplicabilidade de tais abordagens, saberes e tendências no contexto específico do ensino de Matemática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudo de texto, Seminários, Aulas expositivas dialogadas, Pesquisa com orientação do professor.
Critério
Avaliação por meio de provas escritas, trabalhos e seminários.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas. Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS; MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MSMF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
APOLINÁRIO, Josimere de Souza Lima; TARRAGÓ, Saiuri Totta; FERST, Enia Maria. Tendências pedagógicas e competências gerais da Base Nacional Comum Curricular para a educação básica: implicações para o currículo.  Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 33227-33240, mar 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/2743. Acesso em 16/05/2022
BARBOSA, Maria Cristina M. Anuário da Produção Acadêmica Docente. vol. 3, n. 5. p. 97-1082009 FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. Edições Loyola, 2001.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
LUCKESI, C. Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, ano XI, n. 40, p. 19-31, 2005.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. 8. ed. rev. ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
 

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