Levar o aluno a compreender diversas abordagens do processo de ensino e aprendizagem na educação; estudar de maneira mais profunda as diversas tendências pedagógicas na prática escolar. Novas tendências pedagógicas. Compreender as especificidades de tais abordagens e tendências no contexto do ensino e aprendizagem de matemática.
As diversas abordagens do processo de ensino e aprendizagem. As diversas tendências pedagógicas na prática escolar. Relação entre abordagens e tendências. Reflexões sobre emprego de tais tendências, saberes e abordagens no ensino de matemática.
Compreender diversas abordagens do processo de ensino e aprendizagem: tradicional, humanista, comportamentalista, cognitivista, sociocultural. Estudar e compreender as tendências pedagógicas no contexto escolar: tendências liberais e progressistas e suas variações. Compreender e pesquisar sobre novas tendências pedagógicas. Discussão da aplicabilidade de tais abordagens, saberes e tendências no contexto específico do ensino de Matemática.
APOLINÁRIO, Josimere de Souza Lima; TARRAGÓ, Saiuri Totta; FERST, Enia Maria. Tendências pedagógicas e competências gerais da Base Nacional Comum Curricular para a educação básica: implicações para o currículo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 33227-33240, mar 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/2743. Acesso em 16/05/2022 BARBOSA, Maria Cristina M. Anuário da Produção Acadêmica Docente. vol. 3, n. 5. p. 97-1082009 FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. Edições Loyola, 2001. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. LUCKESI, C. Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, ano XI, n. 40, p. 19-31, 2005. SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. 8. ed. rev. ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.