Compreender a natureza da profissão docente na perspectiva da diversidade de saberes dos professores. Entender o sentido de profissionalização e formação em função dos processos histórico e ideológico e potencial. Reconhecer os saberes e competências como elementos da profissionalização e do reconhecimento social. Identificar as especificidades de saberes dos profissionais que atuam na educação básica. Reconhecer a reflexão como elemento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente dentro dos contextos da prática e da formação. Conhecer e refletir sobre tendências internacionais da formação docente.
Conhecimento, saberes, competências e habilidades necessários à formação docente. Relação entre conhecimento e prática profissional. Tendências Internacionais da formação docente. Reflexão sobre tais conteúdos para o caso do professor de matemática.
Paradigmas de formação X teorias e epistemologias do saber profissional. Relações entre: conhecimentos, saberes, competências e habilidades. Natureza, componentes e estrutura dos saberes docentes. Fontes, geração, organização e desenvolvimento do saber profissional do professor. Relação entre conhecimento e prática profissional: saberes das ciências educativas e disciplinares X saberes experienciais e da prática profissional. Saberes essenciais à formação e ao trabalho docente. Tendências Internacionais da Formação Docente. Saber didático-pedagógico do conteúdo de ensino: o caso do professor de matemática.
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