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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0384 - Saberes Docentes e Formação do Professor
Teaching knowledge and teacher training

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Compreender a natureza da profissão docente na perspectiva da diversidade de saberes dos professores. Entender o sentido de profissionalização e formação em função dos processos histórico e ideológico e potencial. Reconhecer os saberes e competências como elementos da profissionalização e do reconhecimento social. Identificar as especificidades de saberes dos profissionais que atuam na educação básica. Reconhecer a reflexão como elemento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente dentro dos contextos da prática e da formação. Conhecer e refletir sobre tendências internacionais da formação docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2944528 - Leandro Fiorini Aurichi
 
Programa Resumido
Conhecimento, saberes, competências e habilidades necessários à formação docente. Relação entre conhecimento e prática profissional. Tendências Internacionais da formação docente. Reflexão sobre tais conteúdos para o caso do professor de matemática.
 
 
 
Programa
Paradigmas de formação X teorias e epistemologias do saber profissional. Relações entre: conhecimentos, saberes, competências e habilidades. Natureza, componentes e estrutura dos saberes docentes. Fontes, geração, organização e desenvolvimento do saber profissional do professor. Relação entre conhecimento e prática profissional: saberes das ciências educativas e disciplinares X saberes experienciais e da prática profissional. Saberes essenciais à formação e ao trabalho docente. Tendências Internacionais da Formação Docente. Saber didático-pedagógico do conteúdo de ensino: o caso do professor de matemática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudo de texto, Seminários, Aulas expositivas dialogadas, Pesquisa com orientação do professor.
Critério
Avaliação por meio de provas escritas, trabalhos e seminários.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas. Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS; MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MSMF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
- ALVES, Nilda. Formação de professores: pensar e fazer. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993.
-ARROYO, Miguel Gonçalves. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petropolis, RJ.: Editora Vozes, 5ª. Ed., 2002. 
-BORBA, Marcelo De Carvalho. Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Autêntica Editora, 2006.
-CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 95, p. 5-12, nov. 1995. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15741995000400001&lng=es&nrm=iso. Acesso em 16/05/2022.
-FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
-GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Professores do Brasil: Impasses e Desafios. Brasília, Unesco, 2009.  Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184682  Acesso em 12/05/2022.
-IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.
-JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida.  Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior.  Educar em Revista, Curitiba, n. 59, p. 211-229, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/hGT8sHpdSBr9fzfLMsmYH9x/?lang=pt. Acesso em 16/05/2022. 
-MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora, 2014.
-NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Portugal: Ed. Porto, 1997.  Profissão Professor. Portugal: Ed. Porto, 1999.
-PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000. 
-PIMENTA, Selma G. (coord.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2007.
-SHULMAN. LEE S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, [S.l.], v.15, n.2, p. 4 - 14. 1986.
-TARDIF, M. Saberes docentes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação (ANPEDE). [S.l.], jan./fev./mar/abr/ 2000, n.13
Pereira, Valdirene Carneiro. Docência: profissionalização e identidade profissional docente. Revista Administração Educacional – DAEPE- CE - UFPE Recife-PE, V.9 N. 1 p. 225-246, jan/jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/viewFile/237531/29697. Acesso em 13/05/2022.
 

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