Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0384 - Saberes Docentes e Formação do Professor
Teaching knowledge and teacher training

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Compreender a natureza da profissão docente na perspectiva da diversidade de saberes dos professores. Entender o sentido de profissionalização e formação em função dos processos histórico e ideológico e potencial. Reconhecer os saberes e competências como elementos da profissionalização e do reconhecimento social. Identificar as especificidades de saberes dos profissionais que atuam na educação básica. Reconhecer a reflexão como elemento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente dentro dos contextos da prática e da formação. Conhecer e refletir sobre tendências internacionais da formação docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2944528 - Leandro Fiorini Aurichi
 
Programa Resumido
Conhecimento, saberes, competências e habilidades necessários à formação docente. Relação entre conhecimento e prática profissional. Tendências Internacionais da formação docente. Reflexão sobre tais conteúdos para o caso do professor de matemática.
 
 
 
Programa
Paradigmas de formação X teorias e epistemologias do saber profissional. Relações entre: conhecimentos, saberes, competências e habilidades. Natureza, componentes e estrutura dos saberes docentes. Fontes, geração, organização e desenvolvimento do saber profissional do professor. Relação entre conhecimento e prática profissional: saberes das ciências educativas e disciplinares X saberes experienciais e da prática profissional. Saberes essenciais à formação e ao trabalho docente. Tendências Internacionais da Formação Docente. Saber didático-pedagógico do conteúdo de ensino: o caso do professor de matemática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudo de texto, Seminários, Aulas expositivas dialogadas, Pesquisa com orientação do professor.
Critério
Avaliação por meio de provas escritas, trabalhos e seminários.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas. Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS; MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MSMF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
ALVES, Nilda. Formação de professores: o pensar e o agir. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993. ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. São Paulo: Vozes, 2005. BORBA, Marcelo De Carvalho. Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Autêntica Editora, 2006. BRZEZINSKI, Iria. Profissão Professores: identidade e profissionalização docente. Brasília: Ed. Plano, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática Educativa. São Paulo:Paz e Terra,1996. GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília: Unesco, 2009. IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002. MORIN, Edgar et al. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora, 2014. NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Portugal: Ed. Porto, 1997. ________. Profissão Professor. Portugal: Ed. Porto, 1999. PIMENTA, Selma G. (coord.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2007. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. SHULMAN. LEE S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, [S.l.], v.15, n.2, p. 4 - 14. 1986. TARDIF, M. Saberes docentes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação (ANPEDE). [S.l.], jan./fev./mar/abr/ 2000, n.13
 

Clique para consultar os requisitos para SMA0384

Clique para consultar o oferecimento para SMA0384

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP