Proporcionar ao estudante a oportunidade de conhecer, discutir e praticar aspectos relacionados ao desenvolvimento de pesquisa e divulgação dos conhecimentos científicos. Permitir uma primeira abordagem às considerações epistemológicas que fundamentam as pesquisas em matemática e em educação matemática. Conhecer textos científicos de matemática e educação matemática; explicitar e discutir sobre a clareza dos textos, suas estruturas, objetividade, concisão e propriedades. Capacitar o aluno para saber aplicar o método científico e saber identificar o conhecimento científico matemático e da educação matemática empregando adequadamente a escrita. Capacitar o aluno para saber como preparar um projeto de pesquisa, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão e em comparação com diferentes gêneros de textos.
Parte 1: Discutir temas relacionados à estrutura e atividades de apoio do ICMC, estrutura e especificidades dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, e orientações psicológicas e profissionais. Parte 2: Discutir temas e aspectos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa, incluindo ética científica e divulgação dos conhecimentos científicos. Emprego correto da língua portuguesa nos textos científicos em comparação com diferentes gêneros de textos.
1. Apresentação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, especificidades e perspectivas profissionais; Apresentação do Serviço Acadêmico, CRInt, GAPsi e Biblioteca (acervo, sistema de busca e introdução às normas ABNT e APA). 2. Discussão sobre ciência, senso comum e método cientifico. Evolução do conhecimento científico. Questões de ética. Prática cotidiana de obtenção de informação e divulgação de ciência. Trabalho científico, projetos de IC, análise de artigos científicos e resumos de congressos (em matemática e educação matemática), atentando-se para o emprego adequado da língua portuguesa, em comparação com diferentes gêneros de textos.
1. Projetos Político Pedagógico do Bacharelado em Matemática e Licenciatura em Matemática do ICMC USP. 2. ADIANE, F. Marinello – Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, Vozes, 2010. 3.BACHELARD, G. O novo espírito científico. São Paulo, Tempo Brasileiro, 1968. 4.. CARVALHO, M. C. M. Metodologia Científica: fundamentos e técnicas. Campinas, Papirus, 1991. 5. CERVO, A. L. e BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. São Paulo, McGrawHill. 1983. 6. DEMO, P. Introdução à metodologia científica. 3ª ed. Atlas, 1998. 7. THOMAS, N. Uma breve introdução à filosofia. São Paulo, Martins Fontes, 2001. 8. RAMPAZZO, L. Metodologia Científica. Ed. Loyola, 2002. 9. CRISTIANINI, G. M. S. Normas ABNT para elaboração de trabalhos científicos, 2018. 10. Marinello, A. F. Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, Vozes, 2010. 11. KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico, Zetetiké, Campinas, SP, v.4., no5, p.99-120, jan./jun.1996.