Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0385 - Introdução à vida Acadêmica e a Metodologia e Escrita Científica
Introduction to Academic Life, Scientific Methodology, and Scientific Writing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao estudante a oportunidade de conhecer, discutir e praticar aspectos relacionados ao desenvolvimento de pesquisa e divulgação dos conhecimentos científicos. Permitir uma primeira abordagem às considerações epistemológicas que fundamentam as pesquisas em matemática e em educação matemática. Conhecer textos científicos de matemática e educação matemática; explicitar e discutir sobre a clareza dos textos, suas estruturas, objetividade, concisão e propriedades. Capacitar o aluno para saber aplicar o método científico e saber identificar o conhecimento científico matemático e da educação matemática empregando adequadamente a escrita. Capacitar o aluno para saber como preparar um projeto de pesquisa, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão e em comparação com diferentes gêneros de textos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4873332 - Daniel Smania Brandão
 
Programa Resumido
Parte 1: Discutir temas relacionados à estrutura e atividades de apoio do ICMC, estrutura e especificidades dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, e orientações psicológicas e profissionais.
Parte 2: Discutir temas e aspectos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa, incluindo ética científica e divulgação dos conhecimentos científicos. Emprego correto da língua portuguesa nos textos científicos em comparação com diferentes gêneros de textos.
 
 
 
Programa
1. Apresentação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, especificidades e perspectivas profissionais; Apresentação do Serviço Acadêmico, CRInt, GAPsi e Biblioteca (acervo, sistema de busca e introdução às normas ABNT e APA).
2. Discussão sobre ciência, senso comum e método cientifico. Evolução do conhecimento científico. Questões de ética. Prática cotidiana de obtenção de informação e divulgação de ciência.
Trabalho científico, projetos de IC, análise de artigos científicos e resumos de congressos (em matemática e educação matemática), atentando-se para o emprego adequado da língua portuguesa, em comparação com diferentes gêneros de textos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios de fixação, com a orientação do professor
Critério
Avaliação por meio de provas escritas, trabalhos e seminários.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas. Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS; MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MS MF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
1. Projetos Político Pedagógico do Bacharelado em Matemática e Licenciatura em Matemática do ICMC USP.
2. ADIANE, F. Marinello – Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, Vozes, 2010.
3.BACHELARD, G. O novo espírito científico. São Paulo, Tempo Brasileiro, 1968. 
4.. CARVALHO, M. C. M. Metodologia Científica: fundamentos e técnicas. Campinas, Papirus, 1991.
5. CERVO, A. L. e BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. São Paulo, McGrawHill. 1983.
6. DEMO, P. Introdução à metodologia científica. 3ª ed. Atlas, 1998.
7. THOMAS, N. Uma breve introdução à filosofia. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
8. RAMPAZZO, L. Metodologia Científica. Ed. Loyola, 2002.
9. CRISTIANINI, G. M. S. Normas ABNT para elaboração de trabalhos científicos, 2018.
10. Marinello, A. F. Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, Vozes, 2010.
11. KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico, Zetetiké, Campinas, SP, v.4., no5, p.99-120, jan./jun.1996.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidade escolar, em especial alunos do ensino médio.
Objetivos da atividade
Divulgar o curso junto a comunidade escolar.
Descrição da atividade
Os alunos farão divulgação de cursos nas escolas da Educação Básica (Ensino Médio) ou prepararão artigos de divulgação científica à comunidade (matérias para jornais escolares, eu/ou elaboração de folders e pôsteres para serem entregue às escolas para divulgação do curso).
Indicadores de avaliação da atividade
Aplicação de questionário junto ao público alvo atendido.

Clique para consultar os requisitos para SMA0385

Clique para consultar o oferecimento para SMA0385

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP