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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0386 - Fundamentos de Matemática
Fundamentals of Mathematics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Essa disciplina apresenta dois objetivos: o primeiro é apresentar alguns tópicos de matemática elementar, vistos no ensino médio, de um ponto de vista matemático mais rigoroso. O segundo objetivo é apresentar, em detalhes, a construção dos números reais, aprofundando-se no rigor matemático. Todos esses tópicos serão fundamentais nas demais disciplinas, bem como na formação acadêmica do estudante
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4873332 - Daniel Smania Brandão
 
Programa Resumido
Parte 1: Linguagem matemática; Conjuntos; Introdução à combinatória.
Parte 2: Números naturais; Relação de equivalência e números inteiros; Conjuntos  enumeráveis e os números racionais; O conjunto dos números reais R.
 
 
 
Programa
Linguagem: implicação, equivalência, quantificação, teoremas e demonstrações, problemas simples para analisar uma determinada demonstração.
Conjuntos: relação de inclusão; operações: união, interseção e conjunto complementar.
Introdução à combinatória: princípio fundamental da contagem, permutações, combinações, arranjos, permutações circulares, permutações de elementos nem todos distintos.
O conjunto dos números naturais N: axiomas de Peano, exemplos usando o princípio da indução finita, teorema da recursão em N, princípio da boa ordenação.
Relação de equivalência: definição de relação de equivalência, exemplos, classes de equivalência, conjunto quociente, aplicação projeção.
O conjunto dos números inteiros Z: construção dos números inteiros a partir dos números naturais; operações básicas em Z, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum, números primos, congruência.
Cardinalidade; conjuntos enumeráveis; construção do conjunto dos números racionais.
Números reais: supremo, ínfimo e cortes de Dedekind.
As práticas como componentes curriculares compreendem atividades de aulas com resolução de problemas, desenvolvendo os conteúdos e oferecendo ao aluno uma reflexão de como esses conteúdos podem ser desenvolvidos na educação básica, utilização de exemplos práticos para contextualizar conteúdos da ementa, discussões e estratégias de ensino de combinatória.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios de fixação, com a orientação do professor.
Critério
Avaliação por meio de provas escritas, trabalhos e seminários.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas. Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: MF=5 se 5 <= MR <= 10 - MS; MF = (MS + MR) / 2 se MR > 10 - MS MF = MS se MR < 5.
 
Bibliografia
     
Livros textos:
L. Aurichi, Notas de aula – ICMC USP, disponível em sites.icmc.usp.br/aurichi.
A. Caminha, Tópicos de  Matemática  Elementar,  vol.  5,  Teoria  dos  Números,  Coleção do Professor de Matemática, SBM, 2013.
E.  L. Lima,  et  al,  A  Matemática  do  Ensino  Médio,  vol.   1,  Coleção  do  Professor  de Matemática, SBM, 2016.
G. P. Novaes, Introdução à Teoria dos Conjuntos, Coleção do Professor de Matemática, SBM, 2018.
Livros complementares:
P. R. Halmos, Naive set theory, The University Series in Undergraduate Mathematics, Princeton, 1960.
E. L. Lima, Análise Real.  Vol. 1, Coleção Matemática Universitária, IMPA, 2020.
 

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