Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática Aplicada e Estatística
 
Disciplina: SME0230 - Introdução à Programação de Computadores
Introduction to Computer Programming

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina apresenta aos alunos, num enfoque prático, as ferramentas e os conceitos básicos de programação de computadores. O aluno aprenderá a desenvolver programas utilizando técnicas básicas de programação estruturada e o conceito de tipos de dados. Concomitantemente se familiarizará com a utilização de ferramentas necessárias para execução dessas tarefas. O curso também oferece um primeiro contato com o uso de computadores para desenvolvimento de programas.
 
This course presents the basic tools and concepts of computer programming to the students in a pratical way. The student will learn to develop computer programs using basic structured programming techniques and data type concepts. Meanwhile, s/he will get used to the necessary tools to perform these tasks. The course also offers a first contact with the use of computers to develop programs.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2959091 - Marina Andretta
 
Programa Resumido
Conceitos básicos sobre computadores, algoritmos, linguagens e programas. Aplicações numéricas e não numéricas. Prática de programação em linguagem C.
 
Basic concepts about computers, algorithms, programming languages and programs. Numerical and non-numerical applications. C language programming practice.
 
 
Programa
A ênfase do curso consiste na apresentação de técnicas básicas de programação. Indicadas a seguir: Princípios: problemas, algoritmos e programas; modelo básica de computador. Programação de computadores: variáveis e tipos de dados; expressões e operadores; entradas e saídas formatadas; estruturas de controle; matrizes e candeias de caracteres; composição passo a passo de programas; pré-condições, pós-condições e invariantes; tipos de dados estruturados; funções, parâmetros e argumentos; recursão; escopo; ponteiros e alocação dinâmica de memória; arquivos.
 
The focus of the course is to present basic programming techiques. Principles: problems, algorithms and programs; basic computer model. Computer programming: variables and data types; expressions and operators; formated input and output; control structures; matrices and strings; step-by-step program making; pre-conditions, post-conditions and invariants; structured data types; functions, parameters and arguments; recursion; scope; pointers and dynamic memory allocation; files.
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos práticos e provas. Exposição em aulas, fixação através de exercícios em classe e fora de classe, com e sem utilização de computadores, trabalhos práticos a serem realizados pelos alunos.
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e trabalhos práticos, executados alguns em classe e outros fora de classe. A nota final será calculada pela média ponderada.
Norma de Recuperação
Número de provas: no mínimo uma (01) e no máximo duas (02) provas.
Critério de aprovação: a nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
• MF = 5 se 5 <= MR <= (10 - MS)
• MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 - MS)
• MF = MS se MR< 5
 
Bibliografia
     
Livro texto:
. CORMEN, T. H. LEISERSON, C. E; RIVEST, R. – Algoritmos: Teoria e Prática, Editora Campus, 2002.
. FORBELLONE, A.L.V.; EBERSPACHER, H.F. “Lógica de Programação”. Makron Books, 2000.
. SCHILDT, H. “C Completo e Total”. Editora MakronBooks, 1997.

Bibliografia complementar:
. KERNIGHAM, B.W.; RITCHIE, D.M.C.- A Linguagem de Programação Padrão ANSI, Editora Campus, 1995.
. KELLEY, A.; POHL, I. - A Book on C, 2a. edição, The Benjanmin/Cummings Pub. Co., Inc. 1990.
. ROBERTS, E. - Programming Abstractions in C, Addison Wesley, 1996.
. KERNIGHAM, B.W.; PIKE, R. A.- A Prática da Programação. Editora Campus, 2000.
. ZIVIANI, N. – Projeto de algoritmos, 2a. edição, Thomson, 2004.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidade externa (alunos de escola pública, pessoas que pretendem ingressar na universidade, empresas privadas ou públicas e público em geral).
Objetivos da atividade
Promover a troca de conhecimento entre os alunos e o grupo alvo.
Descrição da atividade
Divulgação de materiais didáticos via youtube, palestras, etc. sobre como um computador é programado, como funciona e o que são linguagens de programação.
Indicadores de avaliação da atividade
Avaliação da receptividade e participação da comunidade nas atividades propostas. Aplicação de conhecimentos Teóricos: Avaliação da capacidade dos alunos de aplicar os conhecimentos adquiridos para passar o conteúdo. Qualidade dos materiais educativos produzidos pelos alunos como resultado da atividade extensionista.

Clique para consultar os requisitos para SME0230

Clique para consultar o oferecimento para SME0230

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP