Apresentar ao estudante a linguagem científica através de uma visão geral da experimentação e das várias formas de planejamento de uma pesquisa.
Introdução ao estudo de Metodologia Científica. O trabalho de pesquisa, sua divulgação e sua aplicação. A biblioteca como fonte de informação.
1. O que é pesquisa? Por que fazer pesquisa? Por que elaborar um projeto de pesquisa? 2. Método e eficiência nos estudos e na realização de um projeto de pesquisa. - Capacidades e necessidades implicadas: - Planejar: prever prazos, organizar tempo, providenciar o necessário, quantificar esforços, respeitar compromissos;- Leitura: Pré-leitura (seleção do relevante); - Leitura analítica / crítica (reconhecer e compreender as unidades de leitura, fazer analogias, recorrer à memória, distinguir fatos de opiniões, identificar objetivos do autor, avaliar fontes, iluminar texto – quando, quanto, o quê, como, por quê, formas, tomar notas; - sequenciar, definir, sintetizar, esquematizar – níveis hierárquicos, reelaborar material lido – reordenar, levantar questões e resumir); -Prática de leitura analítica; - Resumo: Regras de redução de informação, Prática comentada.
Livro Texto:-ANDRADE, M.M. “Introdução à Metodologia do Trabalho Científico”. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.Bibliografia Complementar:-CERVO, A.L.; BERVIAN, P. “Metodologia Científica”. 5ª ed., São Paulo: Prentice-Hall, 2002.-RUIZ, J.A. “Metodologia Científica: Guia para Eficiência nos Estudos”. 5ª ed., São Paulo: Atlas, 2002.